Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia,

alguém me sabe que bicho é este e como posso eliminar da minha habitação?
    Encontro várias vezes este inseto nas paredes, mas não faço a mínima ideia do que seja.
    Tem cerca de 3cm de comprimento.

Cumprimentos
      c.jpg
  2.  # 2

3.  # 3

Já há um tópico sobre eles.
    Normalmente andam pelo chão
  4.  # 4

A vantagem é que, mesmo tendo um aspecto nojento, são totalmente inofensivos.
  5.  # 5

Colocado por: CapuchinhaA vantagem é que, mesmo tendo um aspecto nojento, são totalmente inofensivos.

e não é que me apareçam muitos. deve ser uma media de 1 por semana.
    mas é estranho.. visto que uso o desumificador e tenho o aspirador robot a trabalhar em casa..

Possivelmente poderão estar dentro dos rodapés.
    Só se for por aí.
  6.  # 6

Colocado por: mariofontesPossivelmente poderão estar dentro dos rodapés.

É bem provável.
    Se a memória não me falha, há anos tiveram um problema na Torre do Tombo com estes bicharocos. É que eles alimentam-se de amidos, papel, etc, e adoram sítios morninhos e húmidos.
  7.  # 7

8.  # 8

Também os há castanhos escuros antes de serem cinzentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Palhava
  9.  # 9

Mas com antenas tão grandes nunca vi.
  10.  # 10

Colocado por: PalhavaMas com antenas tão grandes nunca vi.

Vi eu!!!!

Há anos tive uma infestação disso cá por casa. Apanhei uns assim.
  11.  # 11

quando é que se considera uma infestação? Uma parede deles?
    • size
    • 22 janeiro 2020

# 12

12.  # 13

Colocado por: mariofontesquando é que se considera uma infestação? Uma parede deles?

No nosso caso foi ver mais de uma dezena ao mesmo tempo. No chão.
    Apareciam à noite. Os gatos davam em doidos. Eu apanhei o susto de uma vida, que não fazia ideia que era aquilo, e sou uma pessoa muito esquisitinha com bichezas destas. Tudo me mete nojo.

Uns eram bem grandes!
    Tendo em conta a esperança de vida do bicho, acho que já existiam antes de comprarmos a casa. Mas só os vimos 1 ou 2 anos depois quando os meus gatos fizeram a proeza de abrir a torneira da cozinha, quando não estávamos em casa, o que deu origem a uma pequena inundação. Teria sido colossal, não fossem os vizinhos do lado terem-nos fechado a torneira de segurança. Abençoados!

Só muitos anos mais tarde é que soube que tinha havido uma infiltração cá em casa. E provavelmente foi isso que deu origem a tudo.

Foram meses a dar biokill em tudo e mais mais alguma coisa. Em frestas, tudo. A lavar a casa toda com aqueles produtos que se compram nas lojas de animais que são detergentes anti-bichinhos também.

Foram aparecendo menos e menos. Até só aparecer um muito de vez em quando. Há anos que não aparece nenhum. Felizmente.
  13.  # 14

pois. possivelmente devo começar a passar o biokill nos rodapés. penso que será aí o problema.
    Livros, papel, ou o que supostamente os componentes que eles se alimentam nao possuo em casa..
    Vamos ver como corre. Obrigado
    Concordam com este comentário: Capuchinha
    • AMVP
    • 22 janeiro 2020

# 15

Tem chão flutuante em casa?
  14.  # 16

Colocado por: AMVPTem chão flutuante em casa?

Não sei se era para mim… Mas, não. Chão em porcelânico, mas lambrim de madeira no hall e corredor, que é onde apareciam estes sacaninhas.
    • AMVP
    • 22 janeiro 2020

# 17

Colocado por: Capuchinha

Não sei se era para mim… Mas, não. Chão em porcelânico, mas lambrim de madeira no hall e corredor, que é onde apareciam estes sacaninhas.

Sim era para si, conheces essas espécies no chão flutuante daí a minha pergunta.
  15.  # 18

Colocado por: ****umas bolinhas de canfora , isso são traças .....

vou testar o BioKill.. Mas fico com essa sugestão como segunda opção. Não as quero ver novamente :D

Já agora, no quartos eu tenho "tacos". Podem surgir algo daí?
  16.  # 19

São peixes de prata. Normalmente "vivem" em ambientes húmidos (wcs e cozinhas). São inofensivos para o homem mas se tiver livros eles gostam de ir comendo o papel. E preferem os mais antigos. Uma solução é espalhar terra diatomácia (não sei se é assim que se escreve) junto às paredes nos sítios onde eles aparecem.
    • AMVP
    • 23 janeiro 2020

# 20

Se forem como os que tinha, fica difícil essa solução eles estavam pelo chão. Mas eu tinha flutuante na casa quase toda.

0.0231 seg. NEW