Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde, pretendia opiniões de quem perceba de lareiras e me possa ajudar a remodelar a minha.
    Tenho uma moradia no Alentejo interior sem casas ao redor, com temperaturas mínimas de 0ºC/5ºC no inverno. A casa é em alvenaria com janelas em PVC de vidro duplo. A sala, com cerca de 80m2, tem uma lareira de grandes dimensões (boca com 173cm de largura por 103cm de altura e profundidade de 84cm) com uma chaminé directa para o exterior com um alçapão em ferro que fecho quando não estou a utilizar a lareira. Utilizo diariamente a lareira no inverno pois tenho fácil acesso a lenha para além de ser um prazer depois do jantar "estar" à lareira e ver o fogo. Contudo aquece muito pouco a sala, só mesmo quem está junto a ela, para além do fumo que sai e ter de abrir quase sempre um pouco de uma janela (entrando assim mais frio) para fumar melhor.
    Gostaria de saber qual as vossas sugestões para aquecer a minha sala, tendo em conta que gostaria de manter a utilização de lenha, gostaria de continuar a ver o fogo e pretendia algo que ficasse esteticamente agradável numa lareira tão grande.
    Obrigada
  2.  # 2

    nao faço ideia de como podes fazer
    mas sobre a janela ocorre-me uma ideia, porque não colocar aqueles respiradouros no local onde tens o estore da janela?
    grelha de ventilação, acho que é o nome tecnico e poderá entrar menos frio mas manter alguma circulação de ar


    PS: outra opçao é comprares alguma salamandra que permita isso... já usei uma e aquilo a emitir calor é uma coisa bruta toda a chapa quentissima e nao perdendo enquanto de ver arder
    apenas ideias parvas minhas ;)
  3.  # 3

    Coloque um ar condicionado para a sala e evita muita chatice, se colocar algo dentro dessa lareira é acender o lume ao lado esqueça, 1 o equipamento precisa de ar para poder trabalhar, 2 tinha de retirar essa chapa como diz para fazer a chaminé do equipamento, logo entra mais frio e fumo para dentro de casa, se quiser evitar essas chatices e mais algumas que apareçam coloque um ar condicionado para lhe aquecer a sala
  4.  # 4

    Tinha o mesmo problema,aquecimento mesmo só dentro da chaminé,alem de vir sempre a cheirar a lelo. Resolvi a situação com uma salamandra com frente em vidro para ver a chama, a sala fica bem quentinha ;)
    Concordam com este comentário: Pablo OS
  5.  # 5

    Colocado por: Fabioramod84Coloque um ar condicionado para a sala e evita muita chatice, se colocar algo dentro dessa lareira é acender o lume ao lado esqueça, 1 o equipamento precisa de ar para poder trabalhar, 2 tinha de retirar essa chapa como diz para fazer a chaminé do equipamento, logo entra mais frio e fumo para dentro de casa, se quiser evitar essas chatices e mais algumas que apareçam coloque um ar condicionado para lhe aquecer a sala

    Agradeço a sua sugestão, contudo não queria esta a gastar eletricidade quando tenho acesso gratuito a lenha, acredito que a médio prazo o investimento estaria recuperado. Se colocasse algo na lareira seria para não acender mais o lume na lareira aberta



    Colocado por: Diogo VasquesTinha o mesmo problema,aquecimento mesmo só dentro da chaminé,alem de vir sempre a cheirar a lelo. Resolvi a situação com uma salamandra com frente em vidro para ver a chama, a sala fica bem quentinha ;)
    Concordam com este comentário:Pablo OS

    Também estiver a ver umas salamandras e uns recuperadores de calor. Mas ainda não percebi qual a diferença entre ambos, ou qual será a melhor solução
  6.  # 6

    A lareira é grande?, provavelmente é de lume no chão se assim for é só por a salamandra lá dentro, por o tubo de fuga pela chamine a cima e ligar .... uma coisa assim deste genero
      IMG_1224.JPG
 
0.0105 seg. NEW