Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite pessoal :)

    Depois de tanta leitura ao longo dos anos aqui no forum, chegou a minha vez!!
    Neste momento encontro-me em fase de projeto de uma moradia T4 térrea com cave (terreno com desnível).

    Após muitas dúvidas e ideias lá se conseguiu alguma coisa de que gostamos.

    Informações gerais:
    - Piso Térreo com 189,5 m2 (máximo permitido de implantação);
    - Cave com a mesma área sem delimitações de espaços interiores (faz-se depois mais tarde);
    - Vãos Minimalistas (eu sei que vai sair mais do bolso, mas tenho a vantagem de trabalhar no ramo de caixilharia);
    - Open Space (cozinha + sala);
    - Cobertura plana;
    - Zona de Mafra
    - Envolvente calma e pacífica (zona com vivendas e jardins)

    Gostava que dessem a vossa opinião e novas ideias, afim de ver depois com a minha querida esposa!! LOL

    Abraços
      Planta 1.jpg
      42.jpg
      32.jpg
      16.jpg
  2.  # 2

    e mais....
      52.jpg
  3.  # 3

    ultimas...
      7.jpg
      6.jpg
  4.  # 4

    gosto do conceito, no entanto não gosto da implantação e configuração da planta

    tem ai um lote "privilegiado" ou seja o acesso ao lote pelo norte e declive para sul e ainda a maior extensão do lote no sentido este oeste
    portanto a casa podia estar mais virada para sul e o espaço exterior ser mais a sul preponderantemente.
    de resto tem uma planta funcional sem muito a dizer pois cabe-lhe a si interpretar as vivencias que ela preconiza, talvez eu para mim claro, não ache muito agradável ter a cozinha no enfiamento do hall, os quartos que no inverno vão ter no máximo 30 minutos de sol e no verão vão ser uma torreira com o sol de chapa e a respetiva pala apenas servirá para proteger um pouco da chuva e nada mais e outras coisas mais.
  5.  # 5

    os portões de entrada para o lote... que feio. não tem nada a haver com o resto do projecto. tem tudo com elementos verticais, e metem ali aquilo assim!?
    que material vai levar no topo das palas!? madeira? é estranho isso.
    A zona de pergola/ e painel de ripas verticais da zona social exterior, deveria tam´bem ser redesenhado, pois naõ acompanha a linguagem do restante edificado.

    Não entendo para que serve a varanda no alçado dos quartos...Estão a Oeste, nem a varanda nem a pala sobre, pois naõ fará protecção alguma. Esteticamente não me parece que faça falta. metia as guardas de vidro nas janelas e pronto. Ainda reduz custos e não será pouco...

    De resto faço das palavras do marco1, as minhas.
  6.  # 6

    acho que a porta de entrada para o hall dos quartos ficou menos conseguida.

    uma porta de abrir ai não vai funcionar, já que ao abrir irá sempre cortar o acesso à suite. Como essa distribuição essa porta terá que ser de correr (na minha opinião)

    fora isso, é mais uma casa de linha modernas. Com muito vidro na sala. Mas isso é um gosto pessoal.

    pondere tb se precisa mesmo da cave com toda a area da casa. 190m2 no piso de cima e 190m2 na cave isso dá uma casa de quase 400m2 de area de construção ,alem de ir encarecer a construção, vai tb ficar com um IMI alto. A cave para fazer de garagem e de arrumos, chega metade da casa.
      Sem Título6.png
  7.  # 7

    Vou deixar o meu comentário.. Esse arquiteto não percebe nada de construção nem tem a mínima noção da estrutura que aí está. Esses 3d principalmente a ultima imagem não vai ficar assim.
  8.  # 8

    Colocado por: riscosEsses 3d principalmente a ultima imagem não vai ficar assim.

    Lá estás tu a estragar tudo....
    • riscos
    • 23 janeiro 2020 editado

     # 9

    Estragadas vão ficar as caixilharias quando a laje deformar e os alumínios deixarem de correr. ou então quando o projetista meter vigas metálicas ou em betão na periferia, e la vao os 3d para o lixo...
    Concordam com este comentário: antonylemos
  9.  # 10

    Oh riscos ali leva vigas invertidas, está no alinhamento da platibanda, não me digas que não se arranja rigidez e controlo da deformada o suficiente!!?
  10.  # 11

    eu não vejo é espaço para as protecções solares exteriores nos vão a nascente ( e a poente igual)... isso é que é o pior... A sul a pala parece controlar a coisa...
  11.  # 12

    Colocado por: marco1gosto do conceito, no entanto não gosto da implantação e configuração da planta

    tem ai um lote "privilegiado" ou seja o acesso ao lote pelo norte e declive para sul e ainda a maior extensão do lote no sentido este oeste
    portanto a casa podia estar mais virada para sul e o espaço exterior ser mais a sul preponderantemente.
    de resto tem uma planta funcional sem muito a dizer pois cabe-lhe a si interpretar as vivencias que ela preconiza, talvez eu para mim claro, não ache muito agradável ter a cozinha no enfiamento do hall, os quartos que no inverno vão ter no máximo 30 minutos de sol e no verão vão ser uma torreira com o sol de chapa e a respetiva pala apenas servirá para proteger um pouco da chuva e nada mais e outras coisas mais.


    Boas Marco. Obrigado pela sugestão. No entanto, a casa está com a área máxima de implantação dentro do polígono. Inicialmente também ponderei colocar as divisões mais a sul, fazendo uma casa mais em L, com quartos virados a sul e cozinha/sala virados a sul/poente. Mas optando por casa em L acontecia o seguinte:

    - Sairia do "Polígono" imposto no álvara de loteamento. Teria que solicitar uma alteração ao loteamento, tendo custos associados e tempo, para além de ter a possibilidade de não ser aprovado;

    - Ficava sem o glamour de Sala/jardim que tenho nesta planta para o jardim traseiro e virado a sul.

    - Teria mais área em corredores e cave mais afunilada e sem possibilidade de ter luz natural.

    - Ficaria com 9 metros de jardim para o vizinho (Sul) mas com sombra em parte (quase 6m no inverno devido à altura do 2º andar da casa do vizinho), e 5m nas traseiras (nascente). Aqui tenho 11m de jardim traseiro e 6 lateral e com vista.

    Nota: A vivenda do vizinho fica na mesma prumada que a minha e tem 2º andar,por isso desta maneira o jardim fica com vista mais desafogada e sem sombra quer no inverno quer no verão.
    Caso fizesse em L parte do jardim ficava virado a sul com a casa do vizinho. Na imagem vai o que pretendia inicialmente.....

    Mas opiniões são sempre bem-vindas e uma pessoa também está sempre a prender. Agradeço a vossa sinceridade.
    Concordam com este comentário: T.e.r.e.s.a
      planta 2_a.jpg
  12.  # 13

    Colocado por: Pedro Barradasos portões de entrada para o lote... que feio. não tem nada a haver com o resto do projecto. tem tudo com elementos verticais, e metem ali aquilo assim!?
    que material vai levar no topo das palas!? madeira? é estranho isso.
    A zona de pergola/ e painel de ripas verticais da zona social exterior, deveria tam´bem ser redesenhado, pois naõ acompanha a linguagem do restante edificado.

    Não entendo para que serve a varanda no alçado dos quartos...Estão a Oeste, nem a varanda nem a pala sobre, pois naõ fará protecção alguma. Esteticamente não me parece que faça falta. metia as guardas de vidro nas janelas e pronto. Ainda reduz custos e não será pouco...

    De resto faço das palavras do marco1, as minhas.


    Boa Pedro. Obrigado pela sugestão.

    Sim a varanda dos quartos seria mais para dar estética à casa e um pouco de proteção da chuva sensivelmente. Uma casa destas axo que não teria piada nenhuma se não tivesse uma pequena arquitetura ou "graça" sem parecer um "caixote". Já estive a falar com a arquiteta para dar um aspecto mais arquitectónico nesta fachada.

    Relativamente aos portões não vão ser esses definitivamente, até porque são horrorosos, mas isso axo que pode ficar mais para a frente!

    Também questionei a arquiteta sobre qual o material que se metia no topo das palas para dar aquela cor...... a mim não me xeira a coisa normal nem sei o que poderia por ali sem ser pintar ou revestimento a imitar madeira... concelhos?

    A pérgula tá engraçada mas na realidade não sei como irá ser executada. Acha que deva prolongar a pala para o escritório? e depois logo se via como ficaria a pérgola para o jardim?

    Abraços :)
  13.  # 14

    Colocado por: pauloagsantosacho que a porta de entrada para o hall dos quartos ficou menos conseguida.

    uma porta de abrir ai não vai funcionar, já que ao abrir irá sempre cortar o acesso à suite. Como essa distribuição essa porta terá que ser de correr (na minha opinião)

    fora isso, é mais uma casa de linha modernas. Com muito vidro na sala. Mas isso é um gosto pessoal.

    pondere tb se precisa mesmo da cave com toda a area da casa. 190m2 no piso de cima e 190m2 na cave isso dá uma casa de quase 400m2 de area de construção ,alem de ir encarecer a construção, vai tb ficar com um IMI alto. A cave para fazer de garagem e de arrumos, chega metade da casa.
      Sem Título6.png


    Obrigado pela sugestão e irá certamente ser uma porta de correr. Já dei indicação ao arquiteto para alterar.

    A construção da casa vai ser através de empreitada, sendo que eu compro todos os materiais e o empreiteiro apenas me dá a mão de obra. Tenho facilidades por comprar os materias através de empresa familiar e assim sempre poupo algum. Isto para dizer que a área total da garagem não irá encarecer muito a obra, apenas terá que levar mais uns metros de betão e aço e pouco mais de mão-de-obra.

    Caso fosse chave na mão o caso mudava de figura e aí ponderava metade da área de garagem.

    Mas obrigado pelo aviso :)
  14.  # 15

    Colocado por: riscosEstragadas vão ficar as caixilharias quando a laje deformar e os alumínios deixarem de correr. ou então quando o projetista meter vigas metálicas ou em betão na periferia, e la vao os 3d para o lixo...
    Concordam com este comentário:antonylemos


    Oi Risco! Na zona da sala onde irá levar a caixilhara, por baixo irá ter muro de betão para contenção das terras da cave.

    Na platibanda (como disse o pedro barradas) está projetado para levar viga invertida em toda a periferia da casa. Afim de dar resistência e poder colocar vãos mais altos. Apenas se irá ver uns 15cm na fachada para que possa fazer o teto falso e este coincidir com a altura dos vãos.

    Fico agradecido pelo reparo e acho muito bem ter-me alertado nesse sentido. Sempre que discordar ou axar errado alguma coisa é para isso que estamos aqui.... axo eu.
  15.  # 16

    ukraina

    acho que eu como arquiteto conseguiria dar a volta a esses constrangimentos que refere, assim como está é que não me convence
    e um dia se a casa vier a ser assim construída vai poder constatar isso
    já agora é arquiteto? é que se não for eles existem precisamente para dar aquele golpe de asa e resolverem essas coisas.
    boa sorte com o processo
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  16.  # 17

    Colocado por: UkrainaSim a varanda dos quartos seria mais para dar estética à casa e um pouco de proteção da chuva sensivelmente. Uma casa destas axo que não teria piada nenhuma se não tivesse uma pequena arquitetura ou "graça" sem parecer um "caixote". Já estive a falar com a arquiteta para dar um aspecto mais arquitectónico nesta fachada.

    Há outras formas de tratar disso sem ter palinhas desenxabidas ;)...

    Aspecto arquiteconico? Na maior parte das vezes, fazer a boa arquitectura é saber tirar, onde tem coisas a mais... ou então assumir em pleno determinada linguagem...

    Tire a varanda manhosa dos quartos que ninguem vai usar... poderia simplesmente canalizar esses euros para uma pala em continuidade com a da sala, e deixar de cócozinhos...
    Mas isso e´um exercicio que o arqutiecto deve executar... eu teria essa abordagem,pegando no mote dos grnades evidraçados e do conceito dos grandes planos lineares horizontais...

    Depois o interior do edifico também não reflecte o conceito... é atrofiado, a zona dos quartos, estranho acesso...
    Sem falar na treta do revestimento no topo das palas. Ficava bem em betao aparente... nem tinha de se preocupar com pinturas nem nada disso e assim talvez conseguisse ter as mesmas com aquela esbelteza.
    Os arranjos exteriores igualmetne necessitava de um a adequação á linguagem global.
    Na entrada o pano vertical forrado a pedra, parece-me um clichê.. que pode desaparecer e ser resolvido dentro da anterior linguagem.
  17.  # 18

    Essa ultima planta que meteu, é igualmente medonha...
  18.  # 19

    por exemplo olho para o seu terreno e veio-me logo á ideia desenvolver algo neste caminho
    aproveitando a boa exposição solar que tem
    ah e "aproveitando" o bom conceito que eu acho que o seu projeto tem
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
      implan2020 001.jpg
  19.  # 20

    Colocado por: Pedro Barradasnão vejo é espaço para as protecções solares exteriores nos vão a nascente ( e a poente igual)...


    Acha que uma proteção solar (fixa) a poente tem alguma eficácia? Tem que rever aí umas coisas...
 
0.0245 seg. NEW