Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde.

    Vinha perguntar uma coisa que se me puderem ajudar agradeço.

    Imaginando que quero comprar um terreno urbano (sem projeto aprovado). Eu sei que os bancos para emprestar dinheiro para estes casos poucos o fazem, então e se eu fizer um CPCV e iniciar o projeto e ele for aprovado na câmara. Assim já tenho à mercê qualquer dos bancos correto?

    Agora existem algumas situações que gostava de saber:
    - Existe problema o terreno estar em nome do vendedor e o projeto e a aprovação na câmara ir tudo em meu nome?
    - No caso de isto tudo ser possível, aquando a primeira tranche for disponibilizada terei de pagar o terreno (segundo o CPCV), depois como é o início da obra?

    Penso que seja tudo mas se virem que existe algo que me estou a esquecer digam que pode ajudar muito.

    Obrigado desde já.
  2.  # 2

    Colocado por: ****O proprietário faz uma permuta .


    Obrigado pela ajuda. Como assim? Como posso aplicar permuta neste caso? Já agora existe confiança de ambas as partes.

    O problema aqui é que o senhor até deu a ideia de passar para nosso nome o terreno para podermos fazer o projeto e isso tudo e depois pagavamos (mediante um sinal claro). A questão é que ele não pode passar para meu nome assim sem mais nem menos, é necessário escritura? Ou seja eu não posso fazer a escritura por 0€ e depois pagar o terreno pois não?
  3.  # 3

    Colocado por: ****Ele cede lhe o terreno , para fazer o projeto e a construção , mediante um montante , pago na data x .

    A escritura é feita e o terreno passa para o seu nome , com a condicionante que vai ter de pagar o mesmo na data x .

    Veja por aqui com o picareta , é alguém que constrói , pode lhe explicar melhor que eu .


    Pois nunca tinha ouvido falar desta solução, parece ser mesmo o que preciso. Como faço para falar com esse user?

    Já agora quando diz: "A escritura é feita e o terreno passa para o seu nome , com a condicionante que vai ter de pagar o mesmo na data x ." quer dizer que posso fazer a escritura sem pagar o total do terreno e só depois é que pago o valor total?
  4.  # 4

    Colocado por: ****Exatamente !


    Pensava que se tinha que dar o total no ato da escritura.

    Mas fui pesquisar os casos de Permuta e em todos os casos envolve troca de X por algo neste caso o algo é o terreno, mas o X são outros bens (apartamentos, casas, etc). No meu caso, não sei como isso se ia aplicar.
  5.  # 5

    os bancos preferem emprestar a que já tem o terreno. é uma garantia maior para eles.

    empurrar o dinheiro da compra do terreno com a barriga para a frente, não é impossivel, mas vai sempre criar problemas mais à frente, porque a primeira tranche pode ser curta, muito curta para regularizar o terreno e dar uma entrada ao empreiteiro para começar a obra.
  6.  # 6

    o banco empresta-lhe dinheiro se tiver a licença de construção por parte da camara aprovada.

    pesquisei varios bancos quando estava na mesma situação e mesmo os que anunciavam credito terreno como o santander fui a um balcão e afinal não tinham o produto... o novo banco enviou o email com uma simulação e pré-aprovação, mas afinal o tipo do balcão esqueceu-se que tinha de ter a licença aprovada e voltou tudo atrás.
    o CGD e outros bancos só como credito pessoal a taxas exorbitantes, felizmente a contribuiu não utilizei o credito para essa fase ou tinha ido á falência com problemas no registo do terreno, atraso de camara, conservatória etc. + de 2 anos até iniciar a construção, com os juros de credito pessoal . upa upa.
  7.  # 7

    a licença tem que ser pedida em nome do proprietário do terreno.
  8.  # 8

    Colocado por: ****Exatamente !


    Pensava que se tinha que dar o total no ato da escritura.

    Mas fui pesquisar os casos de Permuta e em todos os casos envolve troca de X por algo neste caso o algo é o terreno, mas o X são outros bens (apartamentos, casas, etc). No meu caso, não sei como isso se ia aplicar.

    Colocado por: pauloagsantosos bancos preferem emprestar a que já tem o terreno. é uma garantia maior para eles.

    empurrar o dinheiro da compra do terreno com a barriga para a frente, não é impossivel, mas vai sempre criar problemas mais à frente, porque a primeira tranche pode ser curta, muito curta para regularizar o terreno e dar uma entrada ao empreiteiro para começar a obra.


    Obrigado pela vossa ajuda. Aqui a questão é a seguinte, o senhor do terreno não se importa de passar para nosso nome o terreno mediante um sinal, gostava de saber se é possível fazer a escritura por um valor e ficar acordado que pagarei mais X em Y data?
  9.  # 9

    Colocado por: ****

    Os antigos construtores era assim que construam e so pagavam o terreno , quando vendiam .


    Hm mas penso que esta situação é diferente, o terreno é de um particular e não de construtores, não estou mesmo a ver como posso usar esta solução.
  10.  # 10

    E o vendedor aceita ficar com a situação da escritura pendente tanto tempo?
  11.  # 11

    Colocado por: PalhavaE o vendedor aceita ficar com a situação da escritura pendente tanto tempo?


    Como assim? O objetivo é que o terreno fique em meu nome e depois irei pagar-lhe tudo, sim ele é mesmo tranquilo.
  12.  # 12

    Quanto pensa que vai custar o projecto completo?
    Tem previsão de que o banco empresta mesmo todo o valor que precisa?
  13.  # 13

    Colocado por: PalhavaQuanto pensa que vai custar o projecto completo?
    Tem previsão de que o banco empresta mesmo todo o valor que precisa?


    O projeto de arquitetura cerca de 3000 mil (já está acordado) depois a casa no máximo 150 mil e o terreno 22 mil.
 
0.0153 seg. NEW