Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Para a escritura de um terreno rustico não urbanizável é necessário apresentar algum documento comprovativo da não opção por parte dos confinantes ?
  2.  # 2

    eu penso que sim. acho que a ideia da lei é precisamente que os vizinhos tenham direito de preferência nos terrenos rústicos para que esses terrenos deixem de ser divididos em muitas parcelas pequenas
  3.  # 3

    Colocado por: VITORINOPara a escritura de um terreno rustico não urbanizável é necessário apresentar algum documento comprovativo da não opção por parte dos confinantes ?
    só quando terrenos agricolas.De preferencia o vendedor tem que arranjar por escrito que nenhum dos propriétarios que façam confrontação com o mesmo esteja interessado.Quando registar ponha por um valor superior a fim de que náo haja algum interessado.
  4.  # 4

    A
  5.  # 5

    A duvida não é o direito de opção, mas sim se é necessario apresentar prova aquando da escritura de compra e venda
    • Leao91
    • 23 janeiro 2020 editado

     # 6

    Rústico também é necessário.

    Agora creio não ser obrigatório no acto da escritura, é mais para segurança sua.

    Pelo menos é a minha ideia, mas já fiz isso à algum tempo não me recordo muito bem.
    Concordam com este comentário: antanhol53
  6.  # 7

    Colocado por: VITORINOPara a escritura de um terreno rustico não urbanizável é necessário apresentar algum documento comprovativo da não opção por parte dos confinantes ?


    Colocado por: VITORINOA duvida não é o direito de opção, mas sim se é necessario apresentar prova aquando da escritura de compra e venda
    Na esritura nâo mas se um dos confrontates achar que tem direito de opção e for para o mal e se tiver registado o terreno abaixo do valor você não tem hipóteses e ele fica com o terreno pelo valor com que foi inscrito nas finanças
    Concordam com este comentário: Leao91
  7.  # 8

    Boas,

    Na escritura apenas tem de constar se tem ou não prédios confinantes.
  8.  # 9

    Colocado por: VITORINOPara a escritura de um terreno rustico não urbanizável é necessário apresentar algum documento comprovativo da não opção por parte dos confinantes ?

    Eu também vou comprar um terreno que era rústico. Mas decidi pedir ao vendedor que mo vende-se já registado nas finanças como urbano, tendo que pagar mais IMT. Isto precisamente por causa de o vendedor não ter que informar os vizinhos da venda do terreno. No meu caso porque na minha opinião o terreno estava uns 20000€ abaixo do valor de mercado e porque também poderia haver interesse dos vizinhos no terreno. Um dos herdeiros do terreno é meu conhecido e também tinha pressa em vender o terreno.
    Mas sim és obrigado a informar os vizinhos, sobe pena de num determinado periodo de tempo um deles ir a tribunal e anular a venda do mesmo.
  9.  # 10

    Colocado por: mort3santa
    Eu também vou comprar um terreno que era rústico. Mas decidi pedir ao vendedor que mo vende-se já registado nas finanças como urbano, tendo que pagar mais IMT. Isto precisamente por causa de o vendedor não ter que informar os vizinhos da venda do terreno. No meu caso porque na minha opinião o terreno estava uns 20000€ abaixo do valor de mercado e porque também poderia haver interesse dos vizinhos no terreno. Um dos herdeiros do terreno é meu conhecido e também tinha pressa em vender o terreno.
    Mas sim és obrigado a informar os vizinhos, sobe pena de num determinado periodo de tempo um deles ir a tribunal e anular a venda do mesmo.


    faz 1 contrato de arrendamento, fica com preferência em relação aos proprietários de terrenos confinantes.
    Concordam com este comentário: mort3santa
  10.  # 11

    Colocado por: NTORION

    faz 1 contrato de arrendamento, fica com preferência em relação aos proprietários de terrenos confinantes.
    Não era má ideia não senhor. Por acaso ninguém me propôs essa hipótese.
 
0.0127 seg. NEW