Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas!

    Sendo um leitor assíduo do Forum da Casa a largos anos, chegou finalmente a minha vez de apresentar o meu projecto.

    Neste momento encontro-me na Nova Zelândia e pelo que tenho lido, o processo por aqui e' bastante diferente do que e' habitual em Portugal e por isso vou tentar partilhar a minha experiência da melhor maneira possível.

    1. Tendo um orçamento entre os 600-650k NZD, o primeiro passo passou pela decisão de comprar uma casa já construída e pronta a habitar ou ir directamente a um construtor e escolher uma casa do catalogo deles e fazer pequenas alteracoes para aquilo que queríamos num dos terrenos que eles já possuíam ou comprar terreno e contractar um dos "construtores de catalogo" ou comprar terreno, fazer um projecto e pedir orçamentos a vários construtores.

    2. Depois de "varias" discussões, la' consegui que ela aceitasse a ultima opção e decidimos comprar terreno, fazer um projecto e pedir preços a construtores.

    3. Comprar terreno nao foi nada fácil... depois de estudar os vários loteamentos na zona que queremos, tivemos de perder algum tempo em escolher o melhor lote disponível que tivesse a melhor exposição solar possível... o problema e' que durante o tempo que estávamos a decidir, os melhores lotes iam desaparecendo a olhos vistos!

    4. La' conseguimos comprar um lote... nao e' o ideal mas consegui um desconto de 10k pelo facto de estar perto de uma estrada principal.

    5. O Projecto... Pensando eu que seria como em Portugal em que iríamos a um arquitecto pedir um preço pelos serviços e depois adjudicar a quem nos interessasse mais... vim a descobrir que por aqui a norma e' cobrar 10% do valor total da construção... Nao 'e que ache injusto esta forma de trabalhar... mas eu poderia pedir um cubo forrado a ouro e eles ganhavam o mesmo que um projecto completo para uma casa "normal"...
    Ate' poderia aceitar que ate' X horas com direito a Y alteracoes e' Z e tudo o que for alem disso e' X por hora...
    Por isso decidimos nao ir com um arquitecto.

    6. A opção escolhida foi usar um serviço que existe por aqui... que e' nada mais nada menos que um intermediário de varios pequenos construtores em que nos ajuda em todo o processo de construção. Esse intermediário ajuda-nos no Planeamento, Design e Construção. Podem dar uma vista de olhos se interessar: https://www.mybuildsorted.co.nz/

    7. Como já tinha uma ideia daquilo que quero, a primeira reuniao foi fácil... Ja tinha uma planta feita por mim e as alteracoes foram mínimas ate ao momento...

    8. A próxima reuniao vai ser para decidir os materiais e cores e solucoes a utilizar. Ah! Aqui os projectos de especialidades nao funcionam como ai em Portugal... So sao pedidos se sairmos muito dos "standards" daqui...

    No proximo post vou colocar os primeiros desenhos e tentar ser mais resumido.... :)

    Obrigado desde ja por qualquer comentário que possa vir a receber. Aceito bons e maus a' vontade! Ja sei o que a casa gasta! ;)

    Cumprimentos,

    FClara
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
  2.  # 2

    Primeira Versão:

    O método de construção vai ser em woodframing e o revestimento ainda esta por decidir assim como as cores.

    PS: Alguem me explica como colocar as imagens por ordem?
      LOT 4 CLOVERDEN - CONCEPT Page 005.jpg
      LOT 4 CLOVERDEN - CONCEPT Page 004.jpg
      LOT 4 CLOVERDEN - CONCEPT Page 003.jpg
      LOT 4 CLOVERDEN - CONCEPT Page 001.jpg
      LOT 4 CLOVERDEN - CONCEPT Page 002.jpg
  3.  # 3

    Colocado por: FClaraPTPrimeira Versão:

    O método de construção vai ser em woodframing e o revestimento ainda esta por decidir assim como as cores.

    PS: Alguem me explica como colocar as imagens por ordem?
      LOT 4 CLOVERDEN - CONCEPT Page 001.jpg
      LOT 4 CLOVERDEN - CONCEPT Page 004.jpg
      LOT 4 CLOVERDEN - CONCEPT Page 003.jpg
      LOT 4 CLOVERDEN - CONCEPT Page 005.jpg
      LOT 4 CLOVERDEN - CONCEPT Page 002.jpg

    Penso que não se consegue. Ou até se consegue mas dá uma trabalheira, que eu já tive. Que me lembre : São automaticamente ordenadas ou por tamanho de ficheiro ou por ordem do nome do ficheiro. Assim, teria que mudar ou os nomes dos ficheiros ou os tamanhos, não me recordo qual. Não me parece valer a pena, afinal, percebe-se sempre bem, mesmo por ordem aleatória.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FClaraPT
  4.  # 4

    Penso que dará para perceber que nao foi um arquitecto que fez esta planta. Fui eu que a desenvolvi baseado na minha experiência de Desenhador/Preparador de Fachadas de Alumínio que nada tem a ver com residencial... :)

    Vou tentar explicar alguns pormenores relativamente 'a planta:

    1. Esta casa foi pensada para investimento e nao como "casa de sonho". Por mim chegava bem metade desta casa... mas tenho de me adaptar ao mercado e tentar no futuro ter o maior retorno possível.

    2. O quarto que se encontra na parte frontal da casa será para converter num estúdio para alugar a longo termo ou Airbnb. Desenhei de maneira a conseguir manter a privacidade da minha família enquanto esta alugado. Também no futuro pode servir para uma família que precise do quarto para os pais mais idosos ou pode ser convertido para uma sala multimédia/lazer, etc etc.

    3. No quarto da frente, vou pedir para que a casa de banho seja um pouco mais estreita de maneira a conseguir colocar uma janela do chao ate ao tecto. Nao quero mudar a janela para o lado por causa da simetria e como quero colocar uma "murphy bed" nao posso colocar uma janela no alto.

    4. O quarto principal tem aquela configuração porque quis aproveitar a casa de banho e o closet para ajudar a atenuar o barulho que vem da estrada principal. Outra exigência nossa e' que queríamos a entrada para a casa de banho através do closet... E também a casa de banho longe dos quartos dos miúdos para podermos tomar banho 'a vontade de manha e 'a noite...

    5. Esta' em falta uma janela na cozinha entre a bancada e a ilha.

    6. Os telhados tem aquela configuração por uma questão de custos e também para aproveitamento de sotao para arrumacoes.

    7. No "rectângulo" em branco do hall de entrada, será para construir um móvel para que do lado da entrada consiga ter algo para pendurar casacos, colocar o calcado, etc e do lado da sala, criar uma espécie de "escritório" onde possa colocar documentos e trabalhar com um portátil, etc.


    Ao longo do processo vou tentar colocar toda a informação que for recebendo e postando fotos assim que houver desenvolvimentos na construção.

    FClara
  5.  # 5

    Colocado por: CMartin
    Penso que não se consegue. Ou até se consegue mas dá uma trabalheira, que eu já tive. Que me lembre : São automaticamente ordenadas ou por tamanho de ficheiro ou por ordem do nome do ficheiro. Assim, teria que mudar ou os nomes dos ficheiros ou os tamanhos, não me recordo qual. Não me parece valer a pena, afinal, percebe-se sempre bem, mesmo por ordem aleatória.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:FClaraPT


    Obrigado CMartin! :)

    Tentei de varias maneiras e nao cheguei a perceber a ordem... :')
  6.  # 6

    Colocado por: JoelM

    Isto é mau sinal!

    Pois... E não pensa dar margem ao arquitecto para o surpreender? Está a pagar por um trabalho que não o está a deixar fazer!


    Olá Joel,

    Desde já agradeço os seus comentários.

    Como já tinha referido no primeiro post não estou a trabalhar com nenhum arquitecto. Mas sim com um gabinete de arquitectura que faz as alterações necessárias para que tudo esteja de acordo com as leis da "câmara".

    Infelizmente não me posso dar ao luxo a surpresas por parte dos arquitectos... Pois surpresas por aqui é igual a muito dinheiro que não tenho nem estou disposto a pagar...
  7.  # 7

    Colocado por: JoelM

    Ou a diferença entre um bom projecto e esse desenho que tem aí, o que lhe pode poupar muito dinheiro, por exemplo em área desperdiçada, orientação solar, etc etc etc


    Pode não acreditar... Mas este desenho comparado com as casas que eu vi não fica nada aquém...
    E estamos a falar de uma casa básica... Não tenho dinheiro para uma casa de arquitetura. Aqui isso paga-se a peso de ouro!

    Só para ter noção... Só para o terreno foram 242k! Ficam cerca de 408k para a construção... Como este terreno me obriga a ter uma bomba qualquer para o saneamento são mais 13k. Fico com cerca de 395k. Mais os desenhos para aprovação na "câmara" são mais 7k. Já só fico com cerca de 388k para a construção...
    Como vê, o meu dinheiro não é fêmea e não se reproduz e os custos estão sempre a somar...

    Quanto á área desperdiçada e á orientação solar poderia desenvolver um pouco mais só para ter noção do que está a falar?

    Obrigado desde já!
    • RCF
    • 24 janeiro 2020

     # 8

    Colocado por: FClaraPTPenso que dará para perceber que nao foi um arquitecto que fez esta planta.

    Já os vi piores, supostamente, feitos por arquitetos...
    Parece-me bem interessante!

    Boa sorte
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FClaraPT
  8.  # 9

    Colocado por: JoelM

    O orçamento de cada um deve orientar os planos que têm, se está assim tão apertado se calhar é melhor construir menos área, ou pensar em comprar já construído.





    Já lhe dei o exemplo do telhado, essa complicação que tem desenhado, além de visualmente ser muito estranho, vai.lhe ficar bem mais caro (em maos de obra e material do que algo mais simples.
    Para quem tem um orçamento tão apertado, acho que tem aí área a mais.
    Precisa mesmo de 4 quartos? O quarto de visitas a aceder para sala é tudo menos funcional, o acesso à WC da suite também não faz sentido.
    O tamanho das janelas está pensado para ter ganhos solares no inverno e sombreamento no Verão?


    Mais uma vez, obrigado pelas suas respostas.

    No post #4 poderá ler algumas das explicações para o desenho estar da maneira que está...

    Por incrível que pareça este é o tipo de telhado mais barato que se pode encontrar por aqui... Não é no telhado que vou poupar dinheiro e concordo consigo quanto á configuração estranha... Mas custos são custos e pôr aqui não estou a fugir da norma...

    E sim... O tamanho das janelas está pensado para ter o melhor aproveitamento possível no inverno e no verão...
  9.  # 10

    Colocado por: ****Orientação é boa é a norte .


    Não sei se está a ser irónico ou não... Mas aqui o Norte é o "Sul" em Portugal...
  10.  # 11

    Colocado por: ****Como é que aquele quarto dará um estúdio , o mesmo é suporto ter cozinha , ainda que mini .


    Sim... E vai ter isso tudo... Obrigado pelo reparo. :)
  11.  # 12

    Colocado por: RCF
    Já os vi piores, supostamente, feitos por arquitetos...
    Parece-me bem interessante!

    Boa sorte
    Estas pessoas agradeceram este comentário:FClaraPT


    Obrigado RCF!

    Temos de fazer por isso... :)
  12.  # 13

    O JoelM também já construiu na Nova Zelândia?
    Concordam com este comentário: leandro_m
  13.  # 14

    Acho que a entrada da garagem diretamente para o corredor dos quartos não faz grande sentido. Faria mais sentido colocar esse acesso para o hall de entrada da casa.
    Concordam com este comentário: Anonimo1710, desofiapedro
  14.  # 15

    simplificando a geometria da casa ficaria muito melhor. não vejo qual a vantagem daquele corredor exterior ( esmagado entre os volumes da casa) para aceder à porta de entrada formal.
    A cobertura poderia ser simplificada, garantido custos mais controlados. acho que tem ainda margem de manobra para chegar a casa mais para perto da entrada do lote, libertando um pouco mais de area no tardoz/ quadrante Norte.
    A proposta de organização espacial/ funcional é sempre estranha, já o tinhamos constatado no anterior projecto também da NZ....
    Concordam com este comentário: Anonimo1710, desofiapedro
  15.  # 16

    A porta exterior da garagem se calhar seria melhor não estar encostada... se quiser meter ali coisas penduradas ou um armário... Pelo menos uns 60cm afastada da parede. essa planta tem ai muita coisinha para melhorar... e tornar mais barato e funcional.
    a laundry area deveria estar mais perto da porta exterior, se possivel com alguma luz natural.... digo eu...
    Concordam com este comentário: Anonimo09092021
  16.  # 17

    Colocado por: Nasa1989O JoelM também já construiu na Nova Zelândia?
    construir na NZ é igual a construir noutra parte qq do mundo (especialmente com o Norte da Europa onde está o Joel) as premissas para uma boa construção são idênticas.
  17.  # 18

    Houve anteriormente alguém que construiu na NZ e relatou aqui no forum, não recordo o nome do colega.
  18.  # 19

    Topico de construção de casa na Nova Zelandia

    https://forumdacasa.com/discussion/41277/construcao-na-nova-zelandia/
    •  
      aacc
    • 24 janeiro 2020

     # 20

    Colocado por: JoelM

    É na nova Zelândia Dias, o norte lá é ao contrário!
    Concordam com este comentário:FClaraPT,****


    Por isso é que é boa
 
0.0220 seg. NEW