Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos,

    Comprei uma casa de taipa no Algarve com 4,6m de largura e 25 metros de comprimento e que tem as 4 paredes exteriores em boas condições. Todo o resto terá de ser completamente novo, incluindo também o reboco interior e exterior das ditas paredes da casa.

    Crie esta discussão porque estou em fase de orçamentos e noto uma grande disparidade nas opiniões dos empreiteiros nomeadamente no que diz respeito a fazer uma placa em betão e respectiva estrutura para a suportar.

    Não queremos fazer sótão, não pensamos mais tarde subir um andar na casa. Apenas queremos um telhado e que seja bem isolado a nível térmico e acústico. Evitar humidade é muito importante devido à saúde respiratória da minha esposa e filho.

    O que vos peço ajuda é no seguinte? Um telhado sem lage em betão dá garantias de nao criar humidade?

    Se sim, que isolamento aconselham? Nós gostaríamos de um acabamento no interior em madeira, evitando o Pladure, visto ser mais rústico. Mas daí para cima não faço ideia da melhor estrutura para que fiquemos com telhado para muitos anos.

    Obrigado desde já a todos.
  2.  # 2

    Colocado por: G. RodriguesTodo o resto terá de ser completamente novo, incluindo também o reboco interior e exterior das ditas paredes da casa.
    atenção que deve usar rebocos apropriados e não reboco de cimento, caso contrário em vez de melhorar está a acelerar a degradação das paredes

    Colocado por: G. Rodriguesdisparidade nas opiniões dos empreiteiros nomeadamente no que diz respeito a fazer uma placa em betão e respectiva estrutura para a suportar.
    se alterar a estrutura dessa forma deve primeiro fazer um projecto e os empreiteiros devem seguir o mesmo projecto.
    segundo, naõ deve fazer laje de betão sobre paredes em adobe. essas paredes não foram feitas para levar com esse tipo de peso.


    Colocado por: G. RodriguesApenas queremos um telhado e que seja bem isolado a nível térmico e acústico. Evitar humidade é muito importante devido à saúde respiratória da minha esposa e filho.
    nesse caso penso melhor apenas fazer uma cinta sobre as paredes, e construir um telhado em madeira, bem isolado etc etc.

    Colocado por: G. RodriguesEvitar humidade é muito importante devido à saúde respiratória da minha esposa e filho.
    possivelmente também isolar a casa por dentro. melhorias nas janelas etc etc

    Colocado por: G. RodriguesUm telhado sem lage em betão dá garantias de nao criar humidade?
    dá, tem é de ser bem construido, com as telas certas, o isolamento adequado etc etc. não é o uso de betão que evita humidades, se for ver aqui pelo forum o que nao falta são coberturas em betão cheias de humidade pelas mais diversas razões.

    Colocado por: G. RodriguesSe sim, que isolamento aconselham? Nós gostaríamos de um acabamento no interior em madeira, evitando o Pladure, visto ser mais rústico. Mas daí para cima não faço ideia da melhor estrutura para que fiquemos com telhado para muitos anos.
    a mim dá ideia que não necessita de alterar a estrutura da casa e por esse motivo não necessita de projectos de licenciamento, no entanto, penso que será bom para si falar com algum arquitecto sobre as melhores soluções para a construção, e não falar já com empreiteiros que não sabem o que estão a sugerir. até podem saber fazer as coisas, mas dar conselhos sobre solução é de evitar.

    Fale com o Pedro Barradas aqui do Forum que é de perto de si (mais ou menos) e ve o que ele sugere que façam.
  3.  # 3

    Madeira amigo, taipa + madeira cobertura em estrutura de madeira. faz um litnel em betão e mete a cobertura na maravilhosa madeira... Para isso precisa de projectos e etc...
    .
  4.  # 4

    O betão tem mais humidade que madeira..
    Ideias pre-concebidas...

    Eu não sugiro nada... ;)
  5.  # 5

    Os "montes" todos que tenho feito nestes ultimos 21 anos foram todos, com excepção de um, com cobertura em madeira...sejam em construção tradicional, sejam pre-existencias em taipa ou em alvenarra de pedra... O conforto é absoluto e para edificeos pre-existentes é a melhor forma de intervenção, tanto em nível de custos, em termos de compatibilidade de materiais, assim como para o adequado desempenho/ resistencia ao sismo da construção.

    No Algarve onde?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: antonylemos
  6.  # 6

    Desde já agradeço a todos as vossas opiniões. Eu nao itri colocar projecto porque na secção de urbanismo da CM SILVES disseram -me que não era necessário. Apenas pedir licença para remodelar a casa.

    Sr. Pedro Narradas a casa é na Zona de São Bartolomeu de Messines, extrema do Concelho de Silves, praticamente Concelho de Loulé.

    Eu nao quero colocar placa em Betão por tudo o que acarreta e porque ainda não fiquei convencido que será a solução para o que procuro. Agora tenho noção que precuso de ajuda nesse capitulo porque turo o que diz respeito a isolamento (janelas, portas,etc...) Não quero "poupar". A casa terá de ficar com boas condições térmicas e acústicas. É ponto assente.

    Quanto ao reboco na taipa débito preocupação em quem tem passado por lá nesse aspecto, ou seja, que não será um reboco tradicional mas à base de cal (será isso?), específico para estas estruturas.

    Pergunto ao Pedro Narradas se é profissional dentro do ramo da construção? Se sim, cono o posso contactar. Se não o é, se me aconselha algum empreiteiro neste zona do País.

    Agradecido mais uma vez a todos.
  7.  # 7

    Barradas*

    Desculpem os erros ortográficos mas não tenho uma relação muito próxima com estes teclados digitais e infelizmente não tenho a preocupação de rever o que sscrevu5.
  8.  # 8

    S.B. Messines é a cerca de 55km daqui...
    Eu não construo. Eu sou arquitecto. Tem os meus contactos se clicar no meu nome.
    empreiteiro vai ser complicado, caros e sem tempo...
    Os projectistas vão pelo mesmo caminho ;)

    O ideal é ter uma inspecção técnica ao edifico, dai tirar as conclusões do que precisa ou não executar e como. Com este diagnóstico elabora-se um caderno de encargos e um mini-projecto para as obras a efectuar ( se for enquadrável em obras isentas de controle prévio).
    Na posse disto pede direitinho orçamento para o que precisa e não ao sabor de cada um...
 
0.0137 seg. NEW