Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos,

    Deparei-me recentemente com as solução Thermoblock da Marmox e Foamglas que desconhecia completamente. Pelo que percebi, estas soluções são "incompressíveis" (até certo ponto), e podem ser usados como base para uma parede de tijolos/blocos, por forma a remover as pontes térmicas verticais nas paredes.

    Pelo que percebi, numa casa com isolamento térmico pelo exterior, as pontes térmicas horizontais ficam resolvidas, mas as verticais nem por isso. Pelo menos na zona das "vigas" das fundações que ficam por baixo das paredes.

    No entanto, tenho também a ideia que os pontes térmicas verticais das vigas (entre o solo e as paredes) não é muito relevante. Faz sentido?

    No nosso clima, faz sentido usar uma solução destas como 1ª camada de tijolos nas paredes exteriores?

    Alguém sabe os custos destas soluções?
  2.  # 2

    Sim, poderá fazer sentido se manter sempre a mesma coerência em toda a construção.

    Por vezes adopta-se soluções que depois não trazem grandes benefícios pois não é seguida a mesma linha de pensamento.

    Contudo essas soluções que falou, sim são bem possíveis de serem aplicadas e tem essas vantagens.
  3.  # 3

    E caro 🤭😉
    • rigsy
    • 25 janeiro 2020 editado

     # 4

    Não duvido que seja caro...

    Mas numa casa pequena, se for apenas para a primeira fila de tijolos, estamos a falar de uma quantidade relativamente pequena.
    Estamos a falar de que valores? Têm uma ideia? Só para perceber se descarto completamente ou se exploro um pouco mais a ideia :-)

    Já que se falou também das coberturas, penso que será também uma solução boa para remover a ponte térmica na junção da cobertura com as paredes.
  4.  # 5

    Colocado por: ****Mas como quer remover a ponte térmica ? Onde ? Porque ?

    Na cobertura?
    Num telhado com vigas/vigotas, e com a laje isolada isolada por cima, tipicamente as vigas são assentes em cima da parede. Aí temos uma ponte térmica.
    Mesmo num telhado com uma laje maciça e com isolamento por fora, penso que dificilmente se consegue remover completamente a ponte térmica entre a laje e a parede.

    Se for possível colocar uma "barreira térmica" entre a parede e o telhado, fica o problema resolvido.

    Mais uma vez, não sei se estou a dizer asneiras, ou se faz algum sentido :)
  5.  # 6

    Parte opaca? Como assim?
  6.  # 7

    Colocado por: ****Pesquise um pouco!

    Já percebi, as paredes exteriores :-)
 
0.0098 seg. NEW