Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Carissimos,

    possuo no meu projeto de abastecimento de água um termossifão de 300L com painel solar. Pelo que tenho investigado, o PVP do material ronda os 2000€ (Modelos marca Vulcano).

    Esta opção será a mais indicada para obter água quente a partir do telhado da moradia até ao R/C onde se situa a cozinha? E durante a noite? Uma resistência para o termossifão?

    Será melhor instalar também uma bomba de recuperação de calor para evitar o desperdício de água? Quais os custos associados por alto?

    Muito obrigado a todos.
  2.  # 2

    Não sei, mas ´são umas questoes muito pertinentes para discutir com o coordenador de projectos, com o arqutiecto, com o projectista do projecto termico e com o que faz a rede de abastecimento de agua.
    Estas coisas tem muito por onde se lhe diga... cada caso é um caso.

    Está a falar de uma bomba de calor para backup do termossifão, ao inves da resitnecia electrica, ou está a falar de uma bomba recirculadora na rede de agua quente que seria provida de retorno!?

    Como lhe digo são questões a colocar aos seus projectistas...
  3.  # 3

    Caro Pedro, obrigado pela rapida resposta!

    A instalação possui um esquentador a gás, e um painel solar com termossifão. Penso que desta maneira as águas quentes estão asseguradas para banhos na moradia e que água quente durante a noite não vai faltar.

    No entanto, surgiu a dúvida de que bomba de calor para o backup do termossifão poderia ser (ou não) um bom investimento para poupar litros de águas frias que desperdiçamos até chegar a temperatura ideal para um bom banho quente.

    Basicamente seria isto. Faz sentido um raciocinio destes? Com esquentador e termossifão? Espero não estar aqui a dizer uma barbaridade muito grande.

    Mais uma vez, obrigado!
  4.  # 4

    Mas se tem o esquentador. para que vai gastar dinheiro numa Bomba Calor...instalar uma, não vai reduzir o gasto de agua fria. está a fazer confusão ... não faz sentido o seu raciocinio.
    O que deve se estar a referir é a:

    Um Bomba recirculadora, é que poderia fazer sentido,. mas isso só vale apena em hoteis e similares... Não vai poupar nada.. a bomba é electrica gasta energia electrica, será necessario rever o circuito de agua quente, terá de ter autómatos, ou interruptores para ligar a bomba... Para habitações unifamilares, purgas de ar, etc.. depois manutenções...
  5.  # 5

    Entendeu... as diferenças?
  6.  # 6

    Colocado por: Pedro BarradasEntendeu... as diferenças?


    Completamente esclarecido. Um bem haja caro Pedro Barradas!

    Obrigado!
 
0.0122 seg. NEW