Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    gostaria de saber se me podem penhorar a casa sendo ela 50% minha e os outros da minha namorado conforme consta nas finanças e na respectiva escritura e seguros da casa
  2.  # 2

    Em princípio, sim.
  3.  # 3

    como se metade e minha e outra nao pertence a minha namorada
  4.  # 4

    e ta com hipoteca no banco pois e credito com hipoteca
  5.  # 5

    Penhoram apenas a sua parte.
  6.  # 6

    e como se processa isso a minha namorada fica sem a casa
  7.  # 7

    Não, partilha-a com o Ministro das Finanças... Desculpe mas não resisti.

    Não sou entendido na matéria, mas penso que ela fica com o usufruto da mesma. Onde anda o pessoal das leis??? Ajudem o homem, porra!
  8.  # 8

    Em primeiro lugar: a dívida que poderá dar lugar à penhora é uma dívida própria (só sua), ou uma dívida comum?
  9.  # 9

    e uma divida minha e nao e com as finanças e com 2 financeiras
  10.  # 10

    Colocado por: patricioe uma divida minha e nao e com as finanças e com 2 financeiras
    O QUÊ?!?
    Será: «E' UMA DÍVIDA MINHA E NÃO E' COM AS FINANÇAS. E' COM 2 FINANCEIRAS»?

    De qualquer maneira, a resposta continua a ser: Em princípio sim.
    Mas, realmente, não vejo a utilidade de meia-casa...
  11.  # 11

    Primeiro devem ir ao ordenado.
  12.  # 12

    Nas penhoras também se aplica o princípio da proporcionalidade - antes da casa, irão aos bens móveis e ao ordenado.
  13.  # 13

    Exactamente, se a dívida for de valor bastante inferior ao valor da casa, e existindo bens móveis ou salários, esses bens serão penhorados em primeiro lugar.
    De qualquer forma, aconselho-o a pensar numa forma de resolver essa situação! E isto porque, se não houver outros bens, à casa "vão-lhe" de certeza. E havendo uma hipoteca, a sua namorada, apesar de não ser executada, ficará também prejudicada. Porque nesse caso, a casa seria vendida. A hipoteca sobrepõe-se às restantes dívidas (com as financeiras), portanto o dinheiro seria rateado entre os vários credores. E a hipoteca está também no nome da sua namorada.
    Relativamente a essas dívidas, não deixe que cheguem à fase de execução. Vai trazer-lhe muitas dores de cabeça e muita despesa.
    Se concorda com a dívida, contacte as financeiras no sentido de estabelecerem um plano de pagamentos, de forma a poder pagar.
    Se não concorda com a existência da dívida, procure um advogado, e tentem resolver isso.
  14.  # 14

    a divida prefaz 9500e
  15.  # 15

    Patricio,

    Já percebi que tem uma divida a duas "financeiras" (devem ser aquelas coisas de crédito fácil e na hora...).
    Uma vez que não pagou, estão a executar a penhora daquilo que voce possui. Tentarão em primeiro as coisas mais fáceis, o ordenado, a mobilia, o carro, etc, até chegar ao valor da divida (+ juros não se esqueça).

    Caso não tenha bens suficientes passam à casa, no seu caso metade da casa... depois de penhorada, vendem para ir buscar o €€€€ ! Falta saber se encontram comprador para meia-casa, além disso como a casa está hipotecada pode acontecer o seguinte:

    1- Vendem (a sua parte) e o dinheiro paga a hipoteca (a sua parte) + divida, e pronto, a sua namorada passa a dividir a casa com outra pessoa....(a propriedade claro).
    2- Vendem (a sua parte) e o dinheiro não paga a hipoteca (a sua parte) + divida, lixou-se, ficou sem a casa e continua com uma parte da dívida. O que quer dizer que mal tenha algo em seu nome, pimba... voltam a penhorá-lo!
  16.  # 16

    Onde se lê Vendem (a sua parte) eu diria: "Tentam vender". Para um comprador em leilão, 50% de uma casa valem pouco mais que zero.

    Mas há outras fontes de preocupação: para valores desses, a penhora do ordenado será difícil e muito prolongada. Carro, dificilmente terá (pago, pelo menos), e se tiver valerá pouco mais que nada.

    Os bens móveis são por natureza difíceis de apanhar, pelo que não é de todo impossível que tentem apanhar a casa - e isso pode levar à execução imediata da hipoteca pelo seu banco (que geralmente tem no contrato de concessão de crédito uma cláusula que permite executar quando haja alteração significativa da situação financeira do cliente).
    Se a hipoteca for recente, não terá amortizado nada (ou quase) pelo que corre o risco de ficar sem casa e com dívida.
  17.  # 17

    luisvv,
    Não creio sinceramente que interesse ao banco executar a hipoteca se não há incumprimento no pagamento das prestações do crédito, isso seria, da parte do banco, trocar o certo pelo incerto.
  18.  # 18

    Colocado por: J.FernandesNão creio sinceramente que interesse ao banco executar a hipoteca se não há incumprimento no pagamento das prestações do crédito, isso seria, da parte do banco, trocar o certo pelo incerto.


    Uma dívida de 9500 euros à financeira indica que não tem rendimento disponível para pagar. Se lhe penhorarem 1/3 do ordenado, é quase seguro que falhará prestações da casa.
    Mas mesmo que tal não aconteça, o banco terá que se precaver .
  19.  # 19

    Mas o banco está sempre precavido, tem a hipoteca da casa que pode executar em qualquer altura, não é?
  20.  # 20

    a prestaçao da casa ta em dia
 
0.0207 seg. NEW