Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: Paulo_Santos


    Posso estar enganado mas de 300 litros para esses valores não vai encontrar nada.
    Até 150 litros ainda acredito...


    Pois os orçamentos que tenho rondam os 2500 queria algo mais em conta mas mantendo a qualidade.
    Caso não fosse possível , claro teria de optar pelas de 2500
    • SrR
    • 31 janeiro 2020

     # 2

    Colocado por: Paulo_Santos
    Serão as da Enerplural?
    Concordam com este comentário:TJSN71
    ou energie
    Concordam com este comentário: Paulo_Santos
  2.  # 3

    Bom Dia Pessoal ,

    vou brevemente começar a construir uma moradia , e ando com esse dilema desde 2016 , altura em que tinha uma moradia usada e andava com essa fisgada , de mudar tudo a nivel de AQS , bombas de calor , etc... e agora finalmente vou poder ter tudo novo.

    Depois de muito "estudar" , ler , e falar com entendidos na matéria... o que provavelmente irei por é Bomba de Calor AQS 300 L , apoiada com paineis de circulação forçada , mais 2 ou 3 paineis fotovoltaicos .

    Houve várias marcas que gostei , uma delas Portuguesa - TERMOBRASA , outra foi a ENERGIE . Mas a que gostei mais, e principalmente das pessoas que foram lá a casa orçamentar e acho que eles têm vários sistemas integrados espetaculares é a marca SOLIUS.

    Os valores das Bombas AQS 300 L , com sistema de circulação forçada , andam na volta dos 3000€ /3500€.
  3.  # 4

    Colocado por: Paulo_Santos


    Posso estar enganado mas de 300 litros para esses valores não vai encontrar nada.
    Até 150 litros ainda acredito...

    Afinal existe pelo menos uma que consegue cumprir quase com as suas pretensões. A BC da Termobrasa. Termobrasa Gold 280 litros. Consegue por cerca de €1800.
  4.  # 5

    Colocado por: Hugo_GJá agora aproveito este tópico para fazer uma pergunta.
    Quero adquirir uma bomba de calor apenas para AQS, poderiam me dar alguns exemplos de bombas relação qualidade/preço boas? a minha ideia é uma bomba que ande entre os 1000 e os 1600 euros.

    Therca de 300 lts anda dentro desses valores.
    • mfso
    • 9 fevereiro 2020

     # 6

    Também ando nestas decisões.

    Falaram-me na marca Proteu, mais especificamente Tamisa Premium: https://proteu.pt/wp-content/uploads/2018/09/tamisa-premium_web.pdf" >

    Arranjo a de 300L cuba em inox com uma serpentina, a cerca de 1600 (só a BC).

    Alguém pode dar opinião?

    Obrigado
  5.  # 7

    Já viu as bombas de calor da Atlantic/Thermor compare os preços e a qualidade e veja
    • mfso
    • 10 fevereiro 2020

     # 8

    Colocado por: Fabioramod84Já viu as bombas de calor da Atlantic/Thermor compare os preços e a qualidade e veja

    Fica um pouco mais cara, não sei da qualidade dela...
    O acumulador é em aço vitrificado, enquanto que a da Proteu é em aço inox. Vou usar agua do furo, que é um pouco férrea, não sei qual dos materiais é melhor.
    Aceito opiniões, tal como a dada pelo user @Fabioramod84.
    obrigado
  6.  # 9

    Há muitas marcas de bombas de calor monobloco de AQS. Já instalei algumas Daikin 260 litros e HTW 300 litros com depósito em inox e ambas são de excelente qualidade a preços convidativos. A instalação conjunta com paineis solares térmicos requer algum trabalho e mais manutenção. A melhor solução, para mim, enquanto utilizador é bomba de calor monobloco aqs e um sistema autoconsumo fotovoltaico 1000/1500W. Programando a bomba de calor para funcionar nas horas de sol, a despesa é praticamente minima.
  7.  # 10

    Colocado por: soluarte renovaveisA melhor solução, para mim, enquanto utilizador é bomba de calor monobloco aqs e um sistema autoconsumo fotovoltaico 1000/1500W. Programando a bomba de calor para funcionar nas horas de sol, a despesa é praticamente minima.


    Duas perguntas a partir daqui:

    1) O que queres dizer com programar a Bc para horas X? Ela n iria trabalhar de noite? Deixava de garantir agua para banhos à noite ou manhã cedo?
    2) A BC faz agua quente instantanea ou só por aquecimento progressivo?
    3) Com a referencia de 300Lts... se 4 pessoas tomarem banho, o ultimo ainda tem agua quente?
    4) Se por alguma razão se gastou a agua quente toda num espaço de tempo curto... quanto tempo demora o BC a voltar a ter agua quente?

    Obrigado
  8.  # 11

    Colocado por: Cinfaes
    Therca de 300 lts anda dentro desses valores.

    a therca mesma de 300 lts não anda por esses valores é mais para os 2500 com instalação
    • mfso
    • 10 fevereiro 2020

     # 12

    Colocado por: soluarte renovaveisHá muitas marcas de bombas de calor monobloco de AQS. Já instalei algumas Daikin 260 litros e HTW 300 litros com depósito em inox e ambas são de excelente qualidade a preços convidativos. A instalação conjunta com paineis solares térmicos requer algum trabalho e mais manutenção. A melhor solução, para mim, enquanto utilizador é bomba de calor monobloco aqs e um sistema autoconsumo fotovoltaico 1000/1500W. Programando a bomba de calor para funcionar nas horas de sol, a despesa é praticamente minima.

    Tenho fotovoltaico de 1420W, pelo que tenho folga durante o dia, especialmente nos meses de sol, daí ter pensado na BC.
    A daikin tem uma BC interessante (acho eu) que é a ECH2O, pois separa a agua de consumo da água usada para aquecimento da mesma, ou seja, não há o problema da contaminação da água de consumo. De resto não sei se é melhor ou pior... Contudo é bastante mais cara!

    As questões do Pablo são interessantes, se ele ou alguém puder responder...
  9.  # 13

    Também estou interessado neste topico e nas respostas às perguntas do Pablo.
  10.  # 14

    Colocado por: Hugo_G
    a therca mesma de 300 lts não anda por esses valores é mais para os 2500 com instalação
    tenho um orçamento para uma de 200lts com duas serpentinas de 1100€ por isso a de trezentos decerteza que anda um pouco mais acima.
    • mfso
    • 10 fevereiro 2020

     # 15

    Colocado por: Cinfaestenho um orçamento para uma de 200lts com duas serpentinas de 1100€ por isso a de trezentos decerteza que anda um pouco mais acima.

    Pode partilhar mais detalhes do orçamento?
  11.  # 16

    Como diz vai usar água de furo um pouco férrea tenha cuidado com as bombas de calor pois sejam vitroficadas ou aço inox as mesmas poderiam durar pouco tempo devido ao desgas te da água e se for dentro da garantia que a mesma se rompa eles vão fazer análises a água e não vão pagar os estragos causados pela mesma.
    Porque não obtar por solar termico com depósito em cobre com filtração de água e só uma ideia cumprimentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mfso
    • mfso
    • 10 fevereiro 2020

     # 17

    Colocado por: Fabioramod84Como diz vai usar água de furo um pouco férrea tenha cuidado com as bombas de calor pois sejam vitroficadas ou aço inox as mesmas poderiam durar pouco tempo devido ao desgas te da água e se for dentro da garantia que a mesma se rompa eles vão fazer análises a água e não vão pagar os estragos causados pela mesma.
    Porque não obtar por solar termico com depósito em cobre com filtração de água e só uma ideia cumprimentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário:mfso

    Pois pode ser uma alternativa...
    Estava a ver a da daikin em depósito por inercia. Neste caso, a agua passa pela serpentina, e não está em contacto com a cuba. O problema são os €€€€€
  12.  # 18

    Peço desculpa mas não utilizar muito bem o forum mas em resposta às questões de Pablo:

    As bombas de calor monobloco aqs normalmente teem o modo eco e o modo automático. No modo eco apenas funciona o compressor e no modo automático funciona também a resistência elétrica.
    Quando falei em programar a bomba de calor para as horas de solar, queria dizer programar o modo automático para as horas de sol e para as restantes o modo eco. De acordo com as programações, a temperatura no modo eco e no modo automático rondam os 55 graus(aquecimento progressivo) e com a instalação de uma válvula misturadora na saída das águas quentes regulada para 42 graus (+/-) abtemos ainda mais poupança.
    O que acontece com todos os sistemas de aquecimento de águas progressivo é o facto de ao consumir água quente, a temperatura vai diminuindo também progressivamente mas aí não há muito a fazer. A capacidade de 300 litros está projetada para no máximo 6 pessoas se o consumo não for seguido. Há marcas que teem bombas de calor monobloco aqs de 500 litros.

    https://soluarte-renovaveis.pt/pt/aquecimento-de-agua/bomba-de-calor-aqs
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pablo OS
    • Leao91
    • 11 fevereiro 2020 editado

     # 19

    Colocado por: soluarte renovaveisHá muitas marcas de bombas de calor monobloco de AQS. Já instalei algumas Daikin 260 litros e HTW 300 litros com depósito em inox e ambas são de excelente qualidade a preços convidativos. A instalação conjunta com paineis solares térmicos requer algum trabalho e mais manutenção. A melhor solução, para mim, enquanto utilizador é bomba de calor monobloco aqs e um sistema autoconsumo fotovoltaico 1000/1500W. Programando a bomba de calor para funcionar nas horas de sol, a despesa é praticamente minima.
    HTW tem bons materiais? É fiável?

    Eu também estou nesta batalha, embora deva optar pelos paineis de circulação forçada pois já tenho os paineis inutilizados à bastante tempo e seria dinheiro que pouparia. Espero que ainda assim o dinheiro que irei poupar com os paineis seja compensatório para aplicar essa solução.
    Quanto custaria um kit de fotovoltaicos?

    Tenho de fazer contas e tentar perceber o que seria melhor até porque grupos de circulação, suportes paines e afins não são assim tão baratos quanto isso.

    Bomba de calor estou a pensar meter a da Vulcano por questões meramente monetárias.
  13.  # 20

    Boa noite caro Leão 91,
    os sistemas solares forçados são sistemas que quando bem montados funcionam perfeitamente e com excelentes resultados de poupança e aquecimento. Contudo, requerem uma instalação mais precisa e rigorosa. Toda a tubagem de ligação entre coletores - grupo hidraulico - depósito/bomba de aqs tem de ser feita em cobre ou inox, deve de ser bem revestida com isolamento, para mim, no mínimo de 18mm de espessura e todas as ligações muito bem efetuadas para se tornar duradouro.
    Entre grupo hidraulico+controlar+sondas+vaso expansão+suportes de coletores+tubagem+mão de obra possivelmente adquire um kit autoconsumo 1000wp.
    As bombas de calor HTW monobloco 300 litros teem para mim uma excelente relação qualidade/preço sendo o acumulador em inox e com serpentina solar.

    https://soluarte-renovaveis.pt/pt/aquecimento-de-agua/bomba-de-calor-aqs
    https://soluarte-renovaveis.pt/pt/solar-fotovoltaico
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Leao91, tiagoroxo
 
0.0267 seg. NEW