Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Tenho um roupeiro embutido que tem constantemente um cheiro a mofo.
    Este roupeiro tem chão em cimento e paredes em estuque ou algo do género - julgo que nunca tenham levado com tinta.
    2 das paredes do roupeiro são paredes exteriores.
    Não tenho problemas de humidade ou infiltrações em casa, pelo menos visíveis.
    Todos os vizinhos (+2) se queixam do mesmo nos roupeiros que ficam neste canto do prédio.

Aparentemente o cheiro é mais intenso no chão, é mais sentido nas gavetas e se as tirarmos parece que o chão é a origem do cheiro ou pelo menos a principal.

Antes de mais gostava de saber se é mais vantajoso isolar (ou pintar) o chão de cimento ou deixa-lo assim.
    E se vale a pena revestir a parede com algum material.

Opiniões são bem-vindas.
  2.  # 2

isole isso tudo termicamente, pavimento incluído.
    Mas ponha aqui umas fotos da situação.
  3.  # 3

Obrigado.
    Pode ser um pouco mais específico por favor? Que tipo de isolante térmico?

Vou tentar colocar umas fotos ainda hoje.
  4.  # 4

meta as fotos por forma a se perceber os condicionantes disso
  5.  # 5

posso falar um pouco de roupeiro imbutinado na parede que tenho
    o construtor que o fez, nao forrou a parede nem no fundo ou laterais, mas colocou chão no fundo

nao me cheira a mofo
    nao sei o motivo
    mas já pintei o interior com boa tinta e em termos de bolores nao tem surgido
    se o calhar o Pedro pode ter razao e isso ser um choque termico com a parede do exterior do edificio?
  6.  # 6

Aqui ficam as fotos.
      15801547388592.jpg
      15801547067251.jpg
      15801546846380.jpg
  7.  # 7

Só uma pequena nota. Na 1a foto existem umas manchas, mas não é humidade/bolor... nao sei ao certo o que é, mas não é algo que saia ou que piore.
  8.  # 8

Colocado por: Pedro Barradasisole isso tudo termicamente

Como se faz?
    Com que material?

Pode ser feito por um leigo ou é preciso um serviço profissional?
  9.  # 9

Com placas de cortiça não seria uma possivel solução?
  10.  # 10

pode... cola de contacto e placa de aglomerado negro de cortiça com uns 30mm. e para acabamento pode colar novamente, corticite, daquela de 3mm.
  11.  # 11

E esferovite!? É viável, foi o que coloquei nos meus, esferovite de 2 cm ..., ai a minha vida!
  12.  # 12

EPS, sim é viável... mas deve revestir com qq coisa mais rigida.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sinalux
  13.  # 13

Colocado por: Pedro BarradasEPS, sim é viável... mas deve revestir com qq coisa mais rigida.

Desculpe Pedro, não percebi!?
    Tenho de colocar algo mais rígido por cima do EPS!?
    O que fiz foi colar as placas e preencher as juntas com espuma, os roupeiros não vão encostar ao EPS, pelo que não se deve estragar, penso eu.
  14.  # 14

Colocado por: Ana_DadoO que fiz foi colar as placas e preencher as juntas com espuma, os roupeiros não vão encostar ao EPS, pelo que não se deve estragar, penso eu.

eu escrevi aquilo no caso da situação das fotos anteriores. o armário não tem forra. No seu caso não precisa...
  15.  # 15

ahhhh, percebido! Muito obrigada!
  16.  # 16

Obrigado Pedro.

Uma vez que ainda não comprei nada, o que é preferível (ou mais eficaz), EPS ou cortiça?
  17.  # 17

O que tem atrás, cheira-me que com cortiça vai piorar.
  18.  # 18

Lavar com água e lixívia.para higienizar.
    Deixar secar bem... Mesmo bem...

Falta somente saber se é derivado da condensação ou se existe alguma infiltração... Não parece.
  19.  # 19

Ontem iniciei a segunda tentativa. Uma vez que limpar as paredes com lixívia não resolveu o cheiro, decidi remover a estrutura de madeira pois o cheiro também estava impregnado na madeira.
    Voltei a limpar tudo com lixívia esta manhã (paredes, tetos e chão) e neste momento como ainda cheira a lixívia não sei se o cheiro a mofo desapareceu ou pelo menos que tenha diminuído substantivamente.
    Conto amanhã à tarde aplicar placas EPS de 10mm nas 3 paredes e teto e selar o chão de cimento.

Entretanto darei novamente feedabck sobre o resultado.
  20.  # 20

Boa tarde a todos,

Vou nos próximos dias substituir os roupeiros embutidos da minha casa e gostava de isolar as paredes para evitar a acumulação de humidade e maus cheiros. Só para enquadrar, os meus roupeiros têm apenas uma das laterais em "contacto" com parede exterior, tudo o resto é são paredes interiores e sem contacto com WCs.

Aproveito este tópico para esclarecer umas questões que já foram aqui abordadas. Pedro Barradas, XPS acredito que também é uma boa opção para o isolamento, correcto? Num outro tópico aqui no forum li a sugestão de usar uma barreira de vapor colada ao isolamento. Será mesmo necessário e que tipo de barreira de vapor usar? (Fiz uma pesquisa sobre barreiras de vapor e abre-se todo um outro mundo de discussões).

Uma vez que tenho espaço dentro do buraco para meter isolamento e mesmo assim ficar com uma caixa de ar entre o isolamento e o armário, estou com ideia de fazer duas grelhas de ventilação na parede (uma em cima junto ao tecto e outra pxóximo do chão) para permitir a ventilação da caixa de ar. É boa ideia, ou sendo nos quartos só vai permitir que entre ar saturado para a caixa de ar?

Desde já obrigado pelo vosso tempo

Pedro

0.0236 seg. NEW