Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,
    este inverno tenho tido a chatice de ter que encher frequentemente o sistema de aquecimento central da caldeira e de manhã quando liga dou conta de estalidos nos radiadores por causa de ar que continua a circular. Ontem já farto disto, e como não há fuga nos radiadores nem indícios de humidades, fui investigar e descobri a fonte do problema. Aquilo tem uma peça feita do que parece ser latão com uma válvula para encher o sistema a partir da água da casa (preta na foto), outra para esvaziar que também parece funcionar como válvula de segurança (tem uma mola de retorno automático e começou a verter pelo tubo de saída cromado quando liguei a caldeira). Parece-me que o problema é precisamente esta válvula, que apesar de não verter em repouso abriu com o funcionamento da caldeira e perdeu pressão de novo.
    Alguém sabe se esta válvula é regulável? Tem lá dois parafusos que não seguram nada, um allen mesmo por baixo e outro mais atrás.
    Não tenho o manual de serviço disto...
      IMG_20200127_200519.jpg
  2.  # 2

    OK, acho que o parafuso allen que se vê à direira da válvula está lá para a segurar no sítio (encaixa só com um O-ring) e não regula nada, pelo menos é o que parece pelas fotos que encontrei da dita. Por isso parece que é preciso trocar... desculpem ter incomodado mas não estava a encontrar nada e de repente encontrei...
  3.  # 3

    Desculpem desenterrar isto mas continuo com problemas com a caldeira... Pensei que fosse a válvula de segurança avariada e a coisa até pareceu resolvida, mas este ano continuo com perda de água do sistema de aquecimento pela válvula de segurança... Reparei que quando a caldeira funciona a pressão aumenta para além do maximo, o que activa a válvula de segurança e leva ao esvaziar do sistema. A questão é, porque raio aumenta tanto a pressão??? Com o sistema frio a pressão é quase zero, quando aquece chega aos 3 bar que é o limite. Já purguei os radiadores todos e até reduzi um pouco a temperatura da água dos radiadores, mas continua a acontecer... pensei que fosse ar no sistema a expandir com o calor mas só se for dentro da própria caldeira, os radiadores já purguei várias vezes e não sai ar nenhum.. O que poderá ser?
    • SrR
    • 14 janeiro 2021

     # 4

    Vaso
  4.  # 5

    Vaso? De expansão? Vejo aqui um nos diagramas, tem uma chamada "válvula de azoto" mas nem sei no aparelho onde está localizada... Supostamente perto da bomba, vou ver. Mas o que faço se for o vaso? É preciso purgar manualmente? O manual não refere nada sobre este tipo de problema.. obrigado mais uma vez!
    • SrR
    • 14 janeiro 2021

     # 6

    Chama uma assistência
  5.  # 7

    Ok, agradeço, mas se calhar é algo simples que posso resolver eu? Consigo reparar muita coisa, até o carro antigo, mas no caso da caldeira não encontro nada acerca deste problema particular. Se souber o que é, o que o causa, suponho que possa resolver.
    • SrR
    • 14 janeiro 2021

     # 8

    Ate pode ser algo k consiga fazer mas nao recomendo que esteja a mexer num equipamento de gas.
  6.  # 9

    Ok, já encontrei o que é preciso fazer: pressurizar o vaso de expansão. Parece bem fácil e os sintomas que a minha tem correspondem ao descrito para esta solução. É verdade que tem faltado manutenção e, nem de propósito, recebi um lembrete da empresa que a fez da última vez.

    PS: não iria nunca mexer em nada ligado a gás, isto tem a ver apenas com a pressão da água no sistema.
 
0.0110 seg. NEW