Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

boa noite,
    vinha pedir uma opinião a entendidos, pretendo construir uma habitação com 200m2 no concelho de famalicão distrito de Braga, qual o primeiro passo a dar?
    arquitecto? qual a media do preço, o que inclui?
  2.  # 2

Boa noite Andreia, já tem terreno?
    sim o proximo passo é contratar um arquitecto e amadurecer ideias.
    em termos de preços de projectos arquitectura e engenharia, varia muito, e o que podem oferecer também pode variar.
    cumprimentos
  3.  # 3

Andreia

uma vez que me parece muito verde ainda no assunto, aconselho vivamente a fazer o seguinte:

encontre tres ou quatro bons exemplos de casas que já estejam construidas e que goste, e apartir dai tente saber tudo, tudo o que conseguir, desde quem projectou quem construiu e sobretudo em quanto ficou o processo e as diferentes fases.
    O que pergunta é por demais relativo e com muitas variáveis.
  4.  # 4

obrigado por terem respondido,sim já tenho terreno.tem um senão pois tem reserva agricola, mas já estou a tratar do assunto também,já agora alguem me sabe informar quanto me pode ficar entregar a um arquitecto para me tratar do processo da RAN? recebi um orçamento de 500 euros, fora o pagamento de quase 75 euros para dar entrada na reserva agricola nacinal...
  5.  # 5

Andreia..

Se bem entendi o terreno pertence a reserva agrícola na sua totalidade, eu por experiencia própria falo que o tempo de resposta da comissão de avaliação é bastante demorado.
    Ou seja a comissão de avaliação da RAN, normalmente junta-se consoante os processos que tem a avaliar, que na maioria dos casos pode demorar 1 ou 2 anos.
    Em relação ao valor a pagar acho muito elevado pois pelo que me recordo eu paguei + - 150€, mas tratei eu do processo.

Abraços e boa sorte
  6.  # 6

Colocado por: grupoalvesAndreia..

Se bem entendi o terreno pertence a reserva agrícola na sua totalidade, eu por experiencia própria falo que o tempo de resposta da comissão de avaliação é bastante demorado.
    Ou seja a comissão de avaliação da RAN, normalmente junta-se consoante os processos que tem a avaliar, que na maioria dos casos pode demorar 1 ou 2 anos.
    Em relação ao valor a pagar acho muito elevado pois pelo que me recordo eu paguei + - 150€, mas tratei eu do processo.

Abraços e boa sorte

penso que agora está melhor, pelos menos em decreto lei de este ano, referem expressamente o deferimento tacito caso demore mais que 25 dias, mas como um processo de licenciamento camarário, é o que a lei diz, depois na realidade...

Artigo 23.º
    Parecer prévio
    1 — As utilizações não agrícolas de áreas integradas
    na RAN para as quais seja necessária concessão, aprovação,
    licença, autorização administrativa ou comunicação
    prévia estão sujeitas a parecer prévio vinculativo das respectivas
    entidades regionais da RAN, a emitir no prazo
    de 25 dias.
    2 — O parecer a que se refere o número anterior é requerido
    directamente junto das entidades regionais da
    RAN, ou através da entidade competente para a concessão,
    autorização, licença, aprovação ou comunicação prévia.
    3 — A entidade regional da RAN pode solicitar ao requerente
    ou à entidade competente, consoante o caso, no
    prazo máximo de 10 dias a contar da data da recepção do
    processo, sempre que tal se mostre necessário e por uma
    única vez, elementos adicionais relevantes para a decisão,
    suspendendo -se o prazo para a emissão do parecer referido
    no n.º 1.
    4 — Nos casos em que o município é a entidade competente
    para a concessão, autorização, licença, aprovação
    ou comunicação prévia, este deve ser ouvido nos termos
    do número anterior.
    5 — Se o parecer não for emitido no prazo previsto no
    n.º 1, considera se o mesmo favorável.
  7.  # 7

Sem quaisquer duvidas, caso o que esta escrito seja cumprido!!!
    Pois para que a uns anos esperou 2 anos por uma resposta negativa , penso que essa lei seria bastante favorável pois só teria de esperar 25 dias .

Abraços e boa sorte na mesma.
  8.  # 8

Colocado por: grupoalvesSem quaisquer duvidas, caso o que esta escrito seja cumprido!!!
    Pois para que a uns anos esperou 2 anos por uma resposta negativa , penso que essa lei seria bastante favorável pois só teria de esperar 25 dias .

Abraços e boa sorte na mesma.

teve de esperar dois anos e ainda por cima recebeu resposta negativa, é mau mesmo.
    a mim custa-me a acreditar que seja cumprida esta nova lei, até pela experiencia que diz.
    de um dia para outro, passar de meses para 25 dias, custa a acreditar.
    cumprimentos
  9.  # 9

A lei de forma alguma pode ser cumprida, pela experiência que detenho destes processos “ duvido mesmo”.

Abraços e tenhamos fé
  10.  # 10

boa noite,
    inicialmente tive o azar de a primeira pessoa a quem pedi pra me tratar do processo de RAN, não deu em nada. foi em agosto deste ano, mas tenho a dizer que a nova lei que entrou em vigor cumpre-se, pois deu-se entrada mesmo no inicio de agosto e dia 17 de agosto recebemos uma carta deles a pedir algo mais elaborado num prazo de 10dias,e logo no fim do mês recebemos resposta, infelismente negativa. Dirigi-me então a reserva agricola em braga para saber o porquê e lá foi me apresentado o trabalho, que o sr a quem eu entreguei para resolver enviou para a reserva. um mau trabalho infelizmente pois não respondeu ao pedido pela RAN. La na RAN foi me então dito pra tentar novamente, fazer um pedido de reavaliação do processo, uma vez que para além do primeiro ser pouco esclarecedor temos em mãos uma prova em que em 2002 o terreno vizinho ao nosso com exactamente as mesmas condições, os mesmos metros e tudo, foi concedida autorização de construçao, e lá na RAN foi me dito que isso ajudaria, mesmo como o facto que ainda nao possuo habitação propria e foi um terreno doado vem de familia.. agora vou tentar a sorte novamente..
  11.  # 11

andreia

pelos preços que paguei pelo projecto da minha moradia, a arquitectura andará por volta dos 1500e e as especialidades devem ultrapassar os 2000e. agora depende de arquitecto para arquitecto... os preços k disse são sem IVA....

cump
  12.  # 12

Colocado por: Andreia sousaboa noite,
    inicialmente tive o azar de a primeira pessoa a quem pedi pra me tratar do processo de RAN, não deu em nada. foi em agosto deste ano, mas tenho a dizer que a nova lei que entrou em vigor cumpre-se, pois deu-se entrada mesmo no inicio de agosto e dia 17 de agosto recebemos uma carta deles a pedir algo mais elaborado num prazo de 10dias,e logo no fim do mês recebemos resposta, infelismente negativa. Dirigi-me então a reserva agricola em braga para saber o porquê e lá foi me apresentado o trabalho, que o sr a quem eu entreguei para resolver enviou para a reserva. um mau trabalho infelizmente pois não respondeu ao pedido pela RAN. La na RAN foi me então dito pra tentar novamente, fazer um pedido de reavaliação do processo, uma vez que para além do primeiro ser pouco esclarecedor temos em mãos uma prova em que em 2002 o terreno vizinho ao nosso com exactamente as mesmas condições, os mesmos metros e tudo, foi concedida autorização de construçao, e lá na RAN foi me dito que isso ajudaria, mesmo como o facto que ainda nao possuo habitação propria e foi um terreno doado vem de familia.. agora vou tentar a sorte novamente..

pois com um mau trabalho, sem esclarecer o que pretende fazer, sem documentação fotografias, desenhos e dados pertinentes não vai lá não, mesmo que como disse o vizinho ao lado tenha conseguido.
    em principio se apresentar uma boa explicação consegue pelo contexto que apresentou.
    ainda por cima se não tem habitação propria, vem expresso em decreto essa situação.
    cumprimentos
  13.  # 13

Andreia,

Eu tambem tive de pedir á RAN para me desafectarem o meu terreno.
    Tive de recorrer á RAN de Braga e pelas minhas contas desde que entreguei os papeis até receber a aprovação de apenas 200m2 foram 2 meses.

Paguei 250€ ao projectista.

cumprimentos,
  14.  # 14

Não sei se interessa mas eu tive de entregar os seguintes documentos;

-Carta com a treta toda do porquê do meu pedido
    -Projecto de destaque
    -Documentação de registo do terreno
    -Declaração das finanças assim como não tinha mais nenhuma habitação nem terreno
    -Declaração da Junta de Freguesia assim como não tinha mais nenhuma habitação nem terreno

cumprimentos,
  15.  # 15

sr buxexa , já agora o seu projectista de onde é? quando foi que fez o pedido á RAN?
  16.  # 16

Colocado por: Andreia sousasr buxexa , já agora o seu projectista de onde é? quando foi que fez o pedido á RAN?

O meu projectista é de Barcelos.

O pedido foi feito em 10 Abril e recebi a resposta em 16 Junho. Pelos vistos foram 3 meses e não 2 como pensava que tinha sido.
    Agora me lembro porque atrasou, é que faltava a declaração das finanças....
  17.  # 17

Colocado por: Buxexas
    Colocado por: Andreia sousasr buxexa , já agora o seu projectista de onde é? quando foi que fez o pedido á RAN?

O meu projectista é de Barcelos.

O pedido foi feito em 10 Abril e recebi a resposta em 16 Junho. Pelos vistos foram 3 meses e não 2 como pensava que tinha sido.
    Agora me lembro porque atrasou, é que faltava a declaração das finanças....
  18.  # 18

Boa tarde Andreia já resolveu o problema?
    Ja´tentei a mesma sittuação 3 vezes e ate hoje nada.
  19.  # 19

Colocado por: grupoalvesA lei de forma alguma pode ser cumprida, pela experiência que detenho destes processos “ duvido mesmo”.

Abraços e tenhamos fé

Venho aqui comunicar que a lei esta a ser comprida, Acabei de receber um parecer favorável no prazo de 25 dias úteis. Caso de duvidas disponha.

0.0211 seg. NEW