Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Não sei qual é a tua zona, mas não deve ser assim para o rural! Duvido que na minha zona o pessoal tire licenças para construir nas zonas mais campestres!
  2.  # 22

Colocado por: TicMicPodes é ter de andar a litigar com o estado durante uns tempos.

Para muita gente, isso é muito desgastante. Viver na incerteza de ser despejado qualquer dia... estilo prédio Coutinho em Viana...

Tudo é uma questão de meios e disponibilidade, se eu denuncio a Ana, a Câmara tem leis a cumprir perante mim... e prazos também.

Vejo muitos casos de denuncia entre vizinhos por exemplo... é um ambiente péssimo para se viver sobretudo quando se é acusado com fundamento.

Eu não arriscava, sobretudo por não ter dinheiro para deitar fora dessa maneira...
    Concordam com este comentário: TicMic
  3.  # 23

Colocado por: TicMicNão sei qual é a tua zona, mas não deve ser assim para o rural! Duvido que na minha zona o pessoal tire licenças para construir nas zonas mais campestres!

Acha!!? que parvoice de comentário... dever viver noutro país concerteza. Agora que existem obras ilegais, existem... seja nos meios urbanos, seja no meio rural.
    • RCF
    • 2 fevereiro 2020

# 24

Primeiro, pode não ser fácil arranjar um empreiteiro disposto a construir uma casa sem licença de construção, especialmente nos dias de hoje, em que não falta trabalho.
    Depois, o problema maior até pode não ser ter de demolir ou pagar multas. O problema maior será ter a obra embargada a meio pois, se der continuidade a uma obra embargada, incorre no crime de desobediência. Aí o problema passa para a justiça...
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
    • RCF
    • 2 fevereiro 2020 editado

# 25

Colocado por: Pedro Barradas

Acha!!? que parvoice de comentário... dever viver noutro país concerteza. Agora que existem obras ilegais, existem... seja nos meios urbanos, seja no meio rural.

Na construção de anexos e aumentos em casa de habitação, ainda há bastante no meio rural, sem licenciamento. Mas, em construção de casas de habitação, não.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, N Miguel Oliveira, TicMic
  4.  # 26

Colocado por: RCFMas, em construção de casas de habitação, não.

Excepto as tiny houses, contentores, barracos e etc... Estamos a viver um grande problema com isto... E com tanta casinhoto / monte abandonado que poderia e deveria ser reutilizado.
    Concordam com este comentário: RCF, leandro_m
  5.  # 27

a camara de Cantanhede por exemplo, criou um departamento especifico para controle de anexos e coisas afins, acabou com a ramboia, ou se legaliza ou vai abaixo.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, N Miguel Oliveira
  6.  # 28

Ana,
    Não arrisque.
    O cenário mais provável é que a obra seja embargada ainda durante a construção.
    Quer na câmara de Cascais, quer na câmara de Sintra, estão muito atentos a esta realidade.

É certo que por vezes os tempos se tornam desesperantes, mas pode gerar-se um grande, grande problema, de resolução morosa e dispendiosa.
    Fale com a câmara, com a comissão de moradores e com um arquitecto.
  7.  # 29

Colocado por: Pedro Barradas
    Excepto as tiny houses, contentores, barracos e etc... Estamos a viver um grande problema com isto... E com tanta casinhoto / monte abandonado que poderia e deveria ser reutilizado.
    Concordam com este comentário:RCF,leandro_m

Exato, eu queria construir uma cabana habitável no meio de uma mata de uma quinta de família e preciso de um projeto para essa mrd. Acho isso ridículo.

Nos meios rurais, eu conheço mesmo pouca gente a pedir licenciamentos para obras e alterações. E não falta empreiteiro a aceitar.
  8.  # 30

Colocado por: TicMic

Exato, eu queria construir uma cabana habitável no meio de uma mata de uma quinta de família e preciso de um projeto para essa mrd. Acho isso ridículo.

Nos meios rurais, eu conheço mesmo pouca gente a pedir licenciamentos para obras e alterações. E não falta empreiteiro a aceitar.
    Eu conheço sitios onde esses empreiteiros que fazem as obras sem licença sao presidentes de junta ou fazem parte da lista da câmara:)
  9.  # 31

Colocado por: DR1982Eu conheço sitios onde esses empreiteiros que fazem as obras sem licença sao presidentes de junta ou fazem parte da lista da câmara:)

Ahahahahah! E não me admira nada!!

Para mim não é concebível que para ter de mandar uma parede de betão abaixo inteiror abaixo, tenha de ter "projeto" e pagar aos xuxas (estado).

Vocês como arquitectos não aceitariam uma boa obra se está não tivesse projeto?!
  10.  # 32

Ahahahahah! E não me admira nada!!

Para mim não é concebível que para ter de mandar uma parede de betão abaixo inteiror abaixo, tenha de ter "projeto" e pagar aos xuxas (estado).

Vocês como arquitectos não aceitariam uma boa obra se está não tivesse projeto?!
    Mas para mandar uma parede interior a baixo não precisa de ter projeto, desde que nao seja estrutural...

Eu sinceramente nao sou contra o pagar, sou sim contra uns pagar e outros não, nao defendo que se deveria acabar com a obrigatoriedade de licencas e projetos, defendo sim que a fiscalização fosse mais ativa no sentido de apanhar quem nao cumpre!

Se mesmo assim ja se vê muita coisa medonha por aí...

Quanto a pergunta para os arquitetos só eles lhe poderão responder!
  11.  # 33

Colocado por: TicMicVocês como arquitectos não aceitariam uma boa obra se está não tivesse projeto?!

Isto é entrar numa discussão que não teria fim.
    As grandes obras-primas do séc. XX, nem foram desenhadas por Arquitectos sequer...

A questão é:
    Eu, como cidadão acho bem que você seja controlado (pela Câmara neste caso), para que não faça o que quer, mesmo sendo dentro da sua propriedade. Você diz que a obra é boa, mas eu como cidadão, não lhe reconheço capacidade para avaliar isso. Acredito sim, que o fiscal da Câmara vá zelar pelo interesse comum de todos nós... não vá você construir com Amianto, por exemplo...
    • DR1982
    • 2 fevereiro 2020 editado

# 34

E vou lhe dar um exemplo, tenho na familia alguem bem chegado que construiu uma moradia independente e para ter alguma privacidade levantou os muros em volta ao maximo permitido por lei.
    Não é que o vizinho se lembrou de fazer um aumento desde a casa dele até ao muro de separação dos lotes e fez uma varanda virada para o terreno desse familiar, usando ainda o muro de separação para fazer de guarda à sua linda varanda!
    As leis existem e grande parte delas fazem sentido, se em tempos pensei o contrário cada vez mais me apercebo que se todos cumprissemos seria bem melhor!
  12.  # 35

Colocado por: DR1982As leis existem e grande parte delas fazem sentido,

Concordo plenamente.
    As leis são criadas no abstracto, sem atender a um caso em particular.
    No entanto, por vezes, a realidade e particularidade de determinada situação põe em causa a "lógica" da lei.
    Mas aí impera o bom senso, há muitas questões que podem perfeitamente ser rebatidas e argumentadas, e os próprios técnicos das Câmaras também não são estúpidos... Isto de ser sempre do "bota abaixo" e do "eu é que sei"... é que está mal, na minha opinião.
  13.  # 36

Eu percebo a questão de existir alguma regulação. Mas não percebo o porquê de ter de pedir projeto para tirar uma parede, seja ela estrutural ou não.

Não há qualquer planta da casa de onde estou agora, por exemplo, já tem uma não cheia de séculos! Com que raio de instrumento é que o estado todo poderoso vai saber o que é que eu fiz cá dentro?!?

Se eu tenho uma floresta numa propriedade minha, à vista de ninguém, porque é que não posso colocar lá uma cabana estilo Avrame?!
    Eu acho que a regulação faz sentido quando a liberdade de uns se intromete na liberdade de outros, nestes casos, eu não chatearia ninguém!
  14.  # 37

E ja agora essa casa que falo pode vir um dia a ser minha por herança.
    Se isso acontecer, nessa altura, eu nao vou querer aquela varanda virada para o terreno, vou fazer queixa e tentar com que seja demolida!
    Depois eu é que passo a ser o mau da fita porque afinal quilo ja estava ali ha tanto tempo e nunca ninguem se importou e bla bla bla
  15.  # 38

Colocado por: DR1982E vou lhe dar um exemplo, tenho na familia alguem bem chegado que construiu uma moradia independente e para ter alguma privacidade levantou os muros em volta ao maximo permitido por lei.
    Não é que o vizinho se lembrou de fazer um aumento desde a casa dele até ao muro de separação dos lotes e fez uma varanda virada para o terreno desse familiar, usando ainda o muro de separação para fazer de guarda à sua linda varanda!
    As leis existem e grande parte delas fazem sentido, se em tempos pensei o contrário cada vez mais me apercebo que se todos cumprissemos seria bem melhor!
    Concordam com este comentário:N Miguel Oliveira

Mas nesse caso entramos na premissa que a liberdade de uns interfere com a liberdade de outros! Eu plantava-lhe bambus com 12 metros mesmo em frente à varanda!
  16.  # 39

Mas nesse caso entramos na premissa que a liberdade de uns interfere com a liberdade de outros! Eu plantava-lhe bambus com 12 metros mesmo em frente à varanda!
    Ja sugeri uma solução do género, mas quem é provavelmente vai atirar com algum acido ou algo semelhante até secar os ditos bambus!

Percebo o que diz, mas creio que aí impera o bom senso, acho que se construir a tal cabana no meio do nada ninguem o vai chatear se nao houver queixa, por outro lado se eles aceitassem legalmente que pudesse construir a cabana no meio do nada sem projetos ou licenças tambem tinham que aceitar que eu construisse uma no meio da cidade da mesma forma!
    Se isso nao acontec-se vinha eu para o forum me queixar porque você pode e eu não, acho que é por aí...
  17.  # 40

Colocado por: TicMicnestes casos, eu não chatearia ninguém!

Acontece o mesmo problema. Eu, enquanto cidadão não lhe dou crédito quando diz: "eu não chatearia ninguém"... porque não sei o que é que você entende por isso... confio sim, num organismo público (Câmara, fiscal, etc.) que verifique que o que você diz é certo ou não... eu sei lá, se você constrói por cima de uma "linha de água subterrânea" e que a contamina ou destrói? como é?... eu sei lá se você usa algum material ou maquinaria que indirectamente afecte uma comunidade?... tem que haver escrutínio. Eu entendo o que diz, por vezes, são coisas tão simples que até chateia e são apenas papeis... mas esse "simples" é subjectivo... e muito boa gente faz asneira por ignorância técnica...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: TicMic

0.0180 seg. NEW