Colocado por: DR1982Ja sugeri uma solução do género, mas quem é provavelmente vai atirar com algum acido ou algo semelhante até secar os ditos bambus!
Percebo o que diz, mas creio que aí impera o bom senso, acho que se construir a tal cabana no meio do nada ninguem o vai chatear se nao houver queixa, por outro lado se eles aceitassem legalmente que pudesse construir a cabana no meio do nada sem projetos ou licenças tambem tinham que aceitar que eu construisse uma no meio da cidade da mesma forma!
Se isso nao acontec-se vinha eu para o forum me queixar porque você pode e eu não, acho que é por aí...
Colocado por: N Miguel Oliveira
Acontece o mesmo problema. Eu, enquanto cidadão não lhe dou crédito quando diz: "eu não chatearia ninguém"... porque não sei o que é que você entende por isso... confio sim, num organismo público (Câmara, fiscal, etc.) que verifique que o que você diz é certo ou não... eu sei lá, se você constrói por cima de uma "linha de água subterrânea" e que a contamina ou destrói? como é?... eu sei lá se você usa algum material ou maquinaria que indirectamente afecte uma comunidade?... tem que haver escrutínio. Eu entendo o que diz, por vezes, são coisas tão simples que até chateia e são apenas papeis... mas esse "simples" é subjectivo... e muito boa gente faz asneira por ignorância técnica...
Colocado por: TicMicEu por mim teria logo feito queixa quando se iniciaram as obras, mas o meu familiar nao quer arranjar conflitos e ja se sabe que era o que iria acontecer!
Se ele me atirasse ácido para as minhas plantas usava eu o ácido para tratar do resto...
O bambu cria vedações fantásticas e bem densas!
O teu familiar não denúncia a situação nesse caso? Pode fazer denúncia anónima...
Eu até podia fazer projeto para tal cabana, mas ficar a pagar um IMI e ter que lotear aquele espaço dentro da própria propriedade é que não quero nada.
Quanto às cidade vs mata fechada dentro de quinta, não há comparação possível e sabes isso. Na cidade há sempre vizinhos e vão estar sempre com mrda...
Colocado por: TicMicMas não percebo o porquê de ter de pedir projeto para tirar uma parede, seja ela estrutural ou não. Não há qualquer planta da casa de onde estou agora, por exemplo, já tem uma não cheia de séculos! Com que raio de instrumento é que o estado todo poderoso vai saber o que é que eu fiz cá dentro?!?
Colocado por: DR1982Eu por mim teria logo feito queixa quando se iniciaram as obras, mas o meu familiar nao quer arranjar conflitos e ja se sabe que era o que iria acontecer!
Porque infelizmente nestas situações o que acusa é que é o mal visto, o outro acha muito normal vir fumar o cigarro dele para a varanda e usar o terreno do meu familiar como cinzeiro!
Se ele usa-se o tal acido e uma pessoa fosse ripostar ele faria o mesmo e ai se inicia uma guerre que geralmente corre mal para ambos os lados, por isso digo, se a fiscalização fosse capaz, provavelmente ele nem ousava iniciar a obra e mesmo que o fizesse seria embargada!
Poupariam-se uma serie de chatices!
Colocado por: TicMicMas eu não ia fazer isto se pá e trator, contratava arquiteto e um gajo tipo pete Nelson, mas a partir do momento que tivesse de fazer ligação de água aos esgotos (que tem linha subterrânea na minha propriedade e não me pagam aluguer), iam querer licenciar isto
Uma vez mais, a lei é feita de um modo muito abrangente...
Imagine que eu ao demolir uma parede estrutural, cai uma parte da casa e faço cair a casa ao lado. Vem o vizinho queixar-se e eu digo: "eu? nah, eu nem estive cá, estive de férias... isso deve ter sido o vento"
Como é que a câmara sabe que você andou em obras?
Imagine que você vive num apartamento e compra o apartamento por cima do seu, para fazer um duplex... ao romper a laje para meter uma escada interna... faz com que a estrutura ceda... e cai tudo... como é que é? Eu se vivesse noutro apartamento só ficava descansado se soubesse que um Eng. acreditado pela Ordem, tivesse calculado aquela alteração...
Agora, se você faz obras no interior, que não toquem na estrutura, e não altere a fachada, não precisa de meter projecto...
Mas voltámos ao mesmo... Eu não sei se você fará bem ou não. Para isso tenho lá o fiscal a representar-me.
Esgotos... claro, uma vez mais, espero que o fiscal verifique que você não ligue a sua sanita à linha de água que é de todos nós.
Colocado por: TicMicUsava a minha água, a minha energia com uma puxada da casa principal e ligava à rede de esgotos que passa dentro da propriedade, ainda por cima estaria num sentido descendente! Era só abrir rota com a retro e meter tubo!
Pelo mesmo que lhe digo, não existe uma lei para o caso do TicMic... nem outra para o caso do Manel, nem outra para a Maria...
A lei é uma generalidade. E depois cada caso é um caso. A lei é uma protecção do bem comum em relação ao interesse particular.
Você diz que usaria a sua água, mas e eu (sociedade)? Como é que eu sei que você faria isso?
Colocado por: TicMice quem sabe colocar no Airbnb!
Realmente, eu dormiria tranquilo no seu Airbnb se você me garantisse que o telhado com paus não há-de me cair em cima... de que a água passa por tubos de chumbo mas é fresquinha, e que a casa até pode pegar fogo por eu acender um interruptor... mas é na boa...
Colocado por: TicMiccapiche?
Colocado por: TicMicMas eu contratava eletricista e empreiteiro e faria até projeto com arquetecto e eng civil.