Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Os meus pais nos anos 90 compraram um lote de terreno na cabra figa, conselho de Sintra. Apesar da associação de moradores querer urbanizar estes terrenos isso nunca aconteceu.
    Á volta do nosso terreno há várias vivendas, presumo que sejam de construção ilegal.
    Também gostaria de construir aí casa e gostaria de saber quais as consequências, multas de construir ilegalmente.
    Apesar de tudo deve ser mais fácil do que urbanizar, uma vez que há lá vivendas com mais de 30 anos e a rua nunca foi urbanizada apesar das tentativas da associação de moradores.
  2.  # 2

    Voce vem a um sitio publico pedir ajuda para poder construir ilegalmente?

    Consequencias? Demolir. De preferencia quando ja enterrou uns 100mil
  3.  # 3

    construir ilegalmente só com capitais próprios. O banco nunca vai emprestar dinheiro para construir de forma ilegal.

    fora isso é marcar uma reunião na camara de sintra, falar com alguem do urbanismo e inteirar-se do real estado daquela zona.
    as AUGI - Areas Urbanas de Genese Ilegal, como aparenta se o caso, são casos particulares de licenciamento em que apenas as camaras podem ajudar
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Capuchinha, Ana Colaço
  4.  # 4

    Colocado por: NostradamusVoce vem a um sitio publico pedir ajuda para poder construir ilegalmente?

    Consequencias? Demolir. De preferencia quando ja enterrou uns 100mil
  5.  # 5

    Hum
    Não se meta nisso...
    Além de que quando enterrar as rubricas mais caras (escavação e betão, armadura ferro e mão de obra) ocorrerá o embargo, sabe se lá por quantos anos....quando se iniciar as obras de loteamento terá uma comparticipação a pagar...
    Em alternativa, a câmara faz as obras e quando for pedida a licença utilização (no caso de construir legalmente), apresentam lhe a factura....
    Depende do loteamento, mas deve ascender a 15000 EUR....
    Conheço que tenha comprado lotes e construiu, e agora a câmara quer o retorno do que investiu, senão não há emissão licença de utilização...
    Já nem falo nas multas...act...falta pss projeto e fase obra, seguros, e nenhum banco concede crédito....
    Concordam com este comentário: Ana Colaço
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ana Colaço
  6.  # 6

    Colocado por: Ana Colaço


    Pelo que sei as outras casas a volta também foram construídas ilegalmente e associação de moradores pelo menos desde os anos 90 que tenta urbanizar os terrenos. Por isso, se os outros constroem não vejo porque não devo construir. Gostaria era de saber das multas a que posso estar sujeita.
    Não acho que seja correcto por parte da câmara ainda não ter urbanizado está rua sendo que outras já o foram.
  7.  # 7

    Colocado por: Ana Colaçose os outros constroem não vejo porque não devo construir.


    Olá, então não vê?
    Normalmente, a CM não lhe fará mal se ninguém a denunciar.
    Um dia, um cidadão mal-humorado, denuncia-a a si e aos seus vizinhos, e é tudo demolido.
    Não enterre dinheiro à toa. Faça as coisas como devem de ser...

    Colocado por: Ana ColaçoNão acho que seja correcto por parte da câmara ainda não ter urbanizado está rua sendo que outras já o foram.


    Não há meios. Por algum lado têm que começar. Não teve a sorte de lhe calhar a si, só isso.
    Ou existe algo na sua zona, que provoque esta hesitação...
    Há percentagens de tipos de solo, a cumprir pelo PDM, qualquer mudança leva tempo, uns mais outros menos...

    Você acha "correcto" que a fibra-óptica ou outra coisa qualquer tenha chegado primeiro a Sintra que a qualquer terrinha em Trás-os-montes? É o mesmo principio... Não se trata de ser correcto...
    Concordam com este comentário: Ana Colaço
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ana Colaço
  8.  # 8

    O que se passou à 30 anos, foi à 30 anos, actualmente, dúvido que deixem passar a situação... vai levar com a "ripa"!!!! Mas cada um é como cada qual...
    Concordam com este comentário: Gabinete OP, Ana Colaço
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ana Colaço
  9.  # 9

    Colocado por: Ana ColaçoGostaria era de saber das multas a que posso estar sujeita.
    demolição



    Colocado por: Ana ColaçoPor isso, se os outros constroem não vejo porque não devo construir.
    pela sua lógica.. os meus vizinhos todos roubam, nao sei porque não devo também roubar..
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  10.  # 10

    Colocado por: Ana Colaço

    Pelo que sei as outras casas a volta também foram construídas ilegalmente e associação de moradores pelo menos desde os anos 90 que tenta urbanizar os terrenos. Por isso, se os outros constroem não vejo porque não devo construir. Gostaria era de saber das multas a que posso estar sujeita.
    Não acho que seja correcto por parte da câmara ainda não ter urbanizado está rua sendo que outras já o foram.


    Parabens pelo seu chico espertismo ! é assim que se faz andar um País !

    Força !

    Parabéns pela sua conduta ! é um exemplo para todos !

    Os parvalhões que fazem as coisas legalmente é que são uns papalvos ! Você é que está certa ! Força nisso !

    Enterre lá o dinheirinho todo, depois quando for tudo ao ar, chore e chame a CMTV e diga que é uma injusjtiça !
  11.  # 11

    Colocado por: FaXuva

    Parabens pelo seu chico espertismo ! é assim que se faz andar um País !

    Força !

    Parabéns pela sua conduta ! é um exemplo para todos !

    Os parvalhões que fazem as coisas legalmente é que são uns papalvos ! Você é que está certa ! Força nisso !

    Enterre lá o dinheirinho todo, depois quando for tudo ao ar, chore e chame a CMTV e diga que é uma injusjtiça !
  12.  # 12

    Não se trata do meu Chico espertinho ou sei lá como disse. Neste caso trata-se de uma situação de igualdade entre os moradores da mesma rua que está cheia de vivendas.
    Compramos o terreno com a intenção de construir e já lá vão mais de 30 anos. Tentou se fazer as coisas pelos meios legais.
    Também não é justo todo o tempo que a associação de moradores tem gasto com a legalização dos terrenos.
    Só agora me estou a meter no assunto visto que é um terreno dos meus pais e sou novata nestes assuntos daí as minhas perguntas. Agradeço os outros comentários mas acho o seu um pouco agressivo tente também compreender em vez de só atacar.
  13.  # 13

    Boa noite, Ana

    Eu entendo a sua frustração. Os seus pais compraram um terreno, tendo uma ideia específica de como o aproveitar. Nunca o fizeram, muito provavelmente com receio das consequências de fazer algo ilegal, deduzo eu, e foram vendo pessoas a usufruírem do sonho de casa própria, embora agindo contra lei, sem qualquer penalização.
    Junte-se a este mix uma associação de moradores que tenta resultados por parte da Câmara sem sucesso, há décadas.
    Sim, dá para perceber a frustração, o desencanto, a cena do "se outros fazem, porque não faço também?!"

    Mas, sabe o que é que acontece a uma pessoa correcta quando faz fora do penico? Mesmo que só uma vez? Cai-lhe o carmo e a trindade em cima.

    Não arrisque. Agende uma reunião no departamento de urbanismo, como lhe aconselharam, e comece por aí.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira, Pedro Barradas
  14.  # 14

    Colocado por: Ana Colaçotambém compreender


    Compreender uma ilegalidade?
  15.  # 15

    Mas Ana, diga lá se está a pensar em construir com recurso a crédito bancário.

    é que se está o banco nunca vai emprestar dinheiro para isso. Pelo menos num crédito à habitação. Pode quanto muito fazer um crédito pessoal a 10 anos, mas isso vai dar uma prestação brutal.
    • FaXuva
    • 1 fevereiro 2020 editado

     # 16

    Ana : por um lado até entendo, um pouco. Mas, coloque se na pele de quem teve de comprar um terreno urbano onde estava autorizada a construção, pagando 10/20 vezes mais do que pela mesma área, ao lado, de um rústico. Agora imagine como se sente essa pessoa ao ver que outras o fazem de forma ilegal, acha a sua frustração maior do que a da pessoa que fez tudo certo ? A questão dessa associação de moradores andar a tentar legalizar o que, muito provavelmente sabiam, fizeram de ilegal, desculpe me, mas não lhe dá, na minha opinião, o direito de se sentir injustiçada. Senão por esse andar qualquer dia o "crime" compensa e, lamento, mas na minha opinião não deve compensar... Pense em todas aquelas pessoas que se esforçam por cumprir as regras e as leis e pagam, sempre, mais e muito, para ter as coisas em condições, o que acha que sentem depois ao ver as outras a passarem impunes... Imagine que que trabalha todo o mês para receber o seu ordenado, e o seu vizinho do lado não faz a ponta, acha justo que ele ganhe o mesmo pelo qual você certamente se esforçou para merecer ? Podia continuar a dar lhe infinitas situações destas, mas acho que me fiz entender. Lamento, mas não lhe posso desejar boa sorte nessa sua situação. Não lhe desejo mal, mas espero que não seja mais uma pessoa a ter algo ilegalmente quando tantos outros andam "aqui" a fazer as coisas como devem ser feitas, e a pagar, e muito, por isso.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  16.  # 17

    Colocado por: Ana ColaçoNão se trata do meu Chico espertinho ou sei lá como disse. Neste caso trata-se de uma situação de igualdade entre os moradores da mesma rua que está cheia de vivendas.
    Compramos o terreno com a intenção de construir e já lá vão mais de 30 anos. Tentou se fazer as coisas pelos meios legais.
    Também não é justo todo o tempo que a associação de moradores tem gasto com a legalização dos terrenos.
    Só agora me estou a meter no assunto visto que é um terreno dos meus pais e sou novata nestes assuntos daí as minhas perguntas. Agradeço os outros comentários mas acho o seu um pouco agressivo tente também compreender em vez de só atacar.


    Eu também acho uma questão de igualdade.
    Você não é diferente do português cumpridor, que constrói a sua habitação em terreno próprio para a o efeito, e com todos os devidos licenciamentos.
    É também uma questão de igualdade que finda a construção, fique a pagar os devidos impostos cobrados pelo estado (aqui podemos discutir a justiça dos mesmos, mas não é o foco da conversa), é o seu património seja considerado em termos fiscais para potênciais apoios sociais.

    Portanto no ponto da igualdade concordo plenamente consigo.
  17.  # 18

    Ana, não avance com a construção.
    Os mecanismos de controle e fiscalização são muitos.
    A altura em que essas casas foram construídas foi uma altura muito particular no contexto português.

    É provável que o seu loteamento já não tarde a ser aprovado.
    Informe-se junto da câmara!
    O que diz a comissão de moradores?

    Colocado por: Ana ColaçoOs meus pais nos anos 90 compraram um lote de terreno na cabra figa, conselho de Sintra. Apesar da associação de moradores querer urbanizar estes terrenos isso nunca aconteceu.
    Á volta do nosso terreno há várias vivendas, presumo que sejam de construção ilegal.
    Também gostaria de construir aí casa e gostaria de saber quais as consequências, multas de construir ilegalmente.
    Apesar de tudo deve ser mais fácil do que urbanizar, uma vez que há lá vivendas com mais de 30 anos e a rua nunca foi urbanizada apesar das tentativas da associação de moradores.
  18.  # 19

    Colocado por: Pedro BarradasO que se passou à 30 anos, foi à 30 anos, actualmente, dúvido que deixem passar a situação... vai levar com a "ripa"!!!! Mas cada um é como cada qual...
    Concordam com este comentário:Gabinete OP,Ana Colaço
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Ana Colaço


    Há 30 anos! Há X anos, temporal ou existencia, tá lá o H! Então Sr arquitecto?
    • TicMic
    • 1 fevereiro 2020 editado

     # 20

    Já agora, se já lá estão um monte de casas, eu construía a casa e esperava que a câmara viesse. Nunca vais ter de demolir como te dizem. Eles não vão chegar lá e mandar 100 casas abaixo. Podes é ter de andar a litigar com o estado durante uns tempos.

    Eu nesse caso arriscava, mas eu gosto do risco, e está mais que provado que este compensa!

    Esta coisa de pedir ao estado para fazer o que quero num terreno que é meu faz-me algum asco, mas reconheço que é preciso ordem caso contrário era so aberrações urbanísticas.
 
0.0212 seg. NEW