Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Olá a todos,

    MUITO OBRIGADA PELA VOSSA AJUDA!!

    Estas coisas dos créditos são sempre complicadas, seria obviamente mais simples vender o apartamento e pronto, mas, como disse anteriormente, é um investimento que se paga sozinho (+/400€ de custo, face a um arrendmento de por exemplo 600€, na pior das hipoteses - neste momento, estão a alugar T3 na mesma zona, por 900/1000€. Mas mesmo que a qualquer momento possa mudar, eu creio que conseguiria sempre cobrir os custos que tenho).

    E como funciona aquele credito que alguns bancos têm agora, chamado de "troca" de casa, em que dão 2 anos de carência até se vender a casa "antiga" ou para quem queira construir? A taxa de esforço é calculada com os dois creditos, é isso? E nos primeiros 2 anos paga-se apenas juros do 2º credito, até se vender a primeira casa e após venda abate-se o 1º credito? E se a pessoa já não quiser vender a 1ª? Seria esta uma opção para mim? Dar-me-ia tempo de arrendar a minha... ou isto é chico-espertice? Thanks a todos!!
  2.  # 22

    só interessa a taxa de esforça,
    mas 42% é muito alta. tem que dar mais entrada...
  3.  # 23

    Colocado por: CattyMOlá a todos,

    MUITO OBRIGADA PELA VOSSA AJUDA!!

    Estas coisas dos créditos são sempre complicadas, seria obviamente mais simples vender o apartamento e pronto, mas, como disse anteriormente, é um investimento que se paga sozinho (+/400€ de custo, face a um arrendmento de por exemplo 600€, na pior das hipoteses - neste momento, estão a alugar T3 na mesma zona, por 900/1000€. Mas mesmo que a qualquer momento possa mudar, eu creio que conseguiria sempre cobrir os custos que tenho).

    E como funciona aquele credito que alguns bancos têm agora, chamado de "troca" de casa, em que dão 2 anos de carência até se vender a casa "antiga" ou para quem queira construir? A taxa de esforço é calculada com os dois creditos, é isso? E nos primeiros 2 anos paga-se apenas juros do 2º credito, até se vender a primeira casa e após venda abate-se o 1º credito? E se a pessoa já não quiser vender a 1ª? Seria esta uma opção para mim? Dar-me-ia tempo de arrendar a minha... ou isto é chico-espertice? Thanks a todos!!


    Tentei fazer isso há pouco tempo e desisti isto porque encontrei uma casa que adorei mas ainda não vendi a minha e não a queria perder. Sugeriram-me isso e fui fazer uma simulação com a UCI. Então é o seguinte: o empréstimo fica caríssimo! 1º a hipoteca do valor da antiga casa ia ficar mais 120€ do que pago agora mais a totalidade do novo; quando vendesse iria liquidar o 1º e abater no 2º mas mesmo assim para ter uma ideia depois de abater ficaria a pagar por mês mais 300€ do que o mesmo credito num qualquer banco, fora a pressão de vender rápido porque os meses em que se tem os 2 créditos a prestação á muito alta. Mas cada um sabe de si, eu não ia nisso a não ser que já deva muito pouco da 1ª e que tb não precise de muito para a 2ª.
    • FFAD
    • 3 fevereiro 2020

     # 24

    Convém termos cuidado com este género de negócios, tem de fazer as contas para um eventual caso de extremo de não conseguir arrendar o apartamento onde está e confirmar se consegue manter os dois créditos.

    Creio ser mais prudente não contar com esse rendimento, se vier melhor...
  4.  # 25

    Colocado por: CattyMOlá a todos,

    MUITO OBRIGADA PELA VOSSA AJUDA!!

    Estas coisas dos créditos são sempre complicadas, seria obviamente mais simples vender o apartamento e pronto, mas, como disse anteriormente, é um investimento que se paga sozinho (+/400€ de custo, face a um arrendmento de por exemplo 600€, na pior das hipoteses - neste momento, estão a alugar T3 na mesma zona, por 900/1000€. Mas mesmo que a qualquer momento possa mudar, eu creio que conseguiria sempre cobrir os custos que tenho).

    E como funciona aquele credito que alguns bancos têm agora, chamado de "troca" de casa, em que dão 2 anos de carência até se vender a casa "antiga" ou para quem queira construir? A taxa de esforço é calculada com os dois creditos, é isso? E nos primeiros 2 anos paga-se apenas juros do 2º credito, até se vender a primeira casa e após venda abate-se o 1º credito? E se a pessoa já não quiser vender a 1ª? Seria esta uma opção para mim? Dar-me-ia tempo de arrendar a minha... ou isto é chico-espertice? Thanks a todos!!


    Tal como disse o user spereira, é um processo que logo inicialmente, em termos de despesas, fica mais caro e depois o spread que terá também não será o mais competitivo. Obviamente que depois também pode transferir o crédito. Você não é obrigada a vender a casa nesse processo da UCI, simplesmente tem um período de carência em que só paga juros para vender a casa, Findo esse prazo, começa a pagar e amortizar as duas prestações. Quanto deu a sua taxa de esforço com os valores que lhe dei?
  5.  # 26

    É por estas e por outras que aparecem imóveis penhorados, quando vem a crise.

    Ninguém é incumpridor porque merece.
    Concordam com este comentário: FFAD
  6.  # 27

    Ao mudar o empréstimo da primeira para habitação secundária, provavelmente vai ficar com uma prestação mais cara porque o seu spread actual terá bonificações como ter um seguro MRH no banco, ser HPP, ter X cartão ... Mas nada como falar com o banco especialmente se fizer o segundo crédito nessa instituição, se não derem boas soluções a transferência do crédito habitação para outra instituição bancária pode ser uma boa opção.

    O investimento paga-se sozinho no entanto também poderá ser bastante benéfico entrar com por exemplo 70% do valor da nova habitação e ficar apenas com um empréstimo residual.

    Eu fiz há cerca de 2 meses a troca de um apartamento também para uma moradia, o apartamento era em Lisboa em que os valores das rendas são bastante superiores mas também os valores das vendas estão absurdos pelo que decidi aproveitar e comprar a moradia por um valor que ficou insignificante.

    Se preferir vender para comprar pode perfeitamente fazê-lo sem esses produtos de troca de casa, vá vendo bem o que quer e o que são preços justos (a moradia vende-se muito mais lentamente que o apartamento que pelo que diz tem um boa saída, sinceramente não conheço esse mercado) coloque o seu apartamento à venda até por um valor mais alto do que seria espectável mas vá tendo visitas. Se vir alguma coisa que goste faça uma proposta bastante interessante para você, se vir que existe margem para negociação baixe o preço da sua casa, meta o mediador a contactar os que tinham já visitado a casa e até demonstraram interesse mas acharam cara e jogue com os valores finais de ambas as casas. Caso não haja mesmo mais nenhum sítio para onde ir, tente negociar com o comprador um possível contrato de comutado de 30 dias para fazer a escritura da nova e mudança.

    Tive a minha casa sempre num valor alto (demasiado) se vendesse por aquele valor também podia dar uma bocado mais pela moradia se houvesse uma questão de pressa, quando nos começamos a entender com os vendedores da moradia havia só uma diferença residual, baixamos a nossa casa e numa semana tivemos 4 propostas acabamos por escolher curiosamente a que começou pior mas acabou melhor.
  7.  # 28

    Boa noite a todos
    Pegando no assunto a decorrer,possível construçao de moradia, já tenho terreno, uma Hpp com contrato de arrendamento, falta pedir o financiamento ao banco, posso utilizar esse contrato de arrendamento como garantia, para ajudar na taxa de esforço para ser aprovado o crédito
    Grato pela atenção
  8.  # 29

    Falta pagar 50k da HPP, preferia nao vender e ir rentabilizando, será que poderia no financiamento da moradia a construir, juntar os dois créditos?
  9.  # 30

    Então se alguém tem HPP com crédito habitação e tenha um lote, tendo taxa de esforço para construção da moradia não é na altura da LAU da moradia que terá de fazer a escolha entre qual será a HPP caso mantenha as duas? Um conhecido meu disse que tendo crédito habitação num banco e fazendo à construção noutro, não há qualquer problema, desde que tenha taxa de esforço claro, na condição de pagar só os juros do crédito à construção nos primeiros 24 meses...
  10.  # 31

    Vai depender do banco e da duração desse contrato de arrendamento, se for um de curta duração, duvido que algum banco tenha isso em consideração. Se for por exemplo de 5 anos na realidade que conheço já irá entrar para o cálculo da taxa de esforço.

    Não se esqueça da questão que essa casa irá deixar de ser HPP não é à escolha, essa passou a ter um contrato de arrendamento registado nas finanças e deixa de ser HPP. Esta designação de HPP é mais abragente do que apenas para o crédito habitação e não invente que não vale a pena. Se está a falar apenas por bonificação para o spread, tem n formas de conseguir boas taxas basta negociar com o banco.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Boinaverde226
 
0.0184 seg. NEW