Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite
    Deixo aqui a planta da moradia que tenciono construir a fim de deixarem as vossas críticas/elogios/alterações que efetuariam, etc...
    Qualquer opinião será bem vinda.

    Acrescento que a imagem está orientada a norte.
    Obrigado

    Se não aparecerem as fotos, estão nestes links

    https://ibb.co/6Fw0zR9
    https://ibb.co/7yThKMY
      Captura de ecrã 2020-01-31, às 22.07.23-min.png
      Captura de ecrã 2020-01-31, às 22.07.52-min-2.png
  2.  # 2

    Olá.

    No geral parece bem, ainda que:


    Aquele canto da sala à esquerda em baixo, tão perto do vizinho é permitido? Ficará bem?
    A entrada pedonal do lote é pelo portão do carro?
    Entrar em casa pela zona dos quartos hmmmm...
    Ali ao lado da garagem é o quarto do avô?
    Qual é a WC que cumpre as acessibilidades? Parece falhar sempre alguma coisa. A churrasqueira junto à fachada... Hmmm

    Mas sim, no geral gosto.
    Já tem ideia de quanto custará a casa?
    Onde é?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Paulo_Santos
  3.  # 3

    também gosto!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Paulo_Santos
  4.  # 4

    Também acho que a entrada pela zona íntima não é a melhor opção.
    Não gosto do risco ao meio.
    O closet da suite tem muita área mas mal aproveitada.
    A organização das louças na is da suite.
    Os quartos secundários com área exagerada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Paulo_Santos
  5.  # 5

    Hummm

    não sei, preferia ver uma dinâmica interna mais limpa, isto dá um pouco a ideia de empurra de um lado ai do outro estica um pouco, ao gabinete já dá… empurra a parede mais um pouco, a janela do quarto caverna já dá para meter….
    desculpe a ironia mas tanta área e parece tudo um colete de forças.
    em termos de implantação talvez preferisse trocar todo o corpo dos carros com o dos quartos ( suite incluída.
    de resto concordo com tudo o que já foi dito.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Paulo_Santos
  6.  # 6

    Colocado por: N Miguel OliveiraOlá.

    No geral parece bem, ainda que:


    Aquele canto da sala à esquerda em baixo, tão perto do vizinho é permitido? Ficará bem?
    A entrada pedonal do lote é pelo portão do carro?
    Entrar em casa pela zona dos quartos hmmmm...
    Ali ao lado da garagem é o quarto do avô?
    Qual é a WC que cumpre as acessibilidades? Parece falhar sempre alguma coisa. A churrasqueira junto à fachada... Hmmm

    Mas sim, no geral gosto.
    Já tem ideia de quanto custará a casa?
    Onde é?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Paulo_Santos

    Obrigado!
    Sim, a Câmara autoriza. Só obriga a que façamos aquela parede no lado direito do alpendre. Tem entradas nas duas pontas do corredor. Porém, estamos a ponderar eliminar a entrada que dá para a zona do pátio. Sobrariam assim 3 entradas: a principal; pela garagem; e pelo gabinete (quarto do avô) ahahahah. A churrasqueira está a poente bem escondida junto da zona da cozinha.
    quase 100 mil€ só para fundações e estrutura em Pombal.
  7.  # 7

    Colocado por: 21papaleguasTambém acho que a entrada pela zona íntima não é a melhor opção.
    Não gosto do risco ao meio.
    O closet da suite tem muita área mas mal aproveitada.
    A organização das louças na is da suite.
    Os quartos secundários com área exagerada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Paulo_Santos

    Obrigado 21papaleguas!
    É um facto! Porém, o meu raciocínio é: quantas vezes vai entrar gente pela porta principal? Na verdade aquela porta é mais para decorar do que para servir. Vejo pela casa dos meus sogros. Entra TODA GENTE pela porta que vai direta para a cozinha...
    O risco ao meio a que se refere é a parede da lareira que divide a zona social da privativa? Acho que os quartos secundários não têm área a mais. Presumo que será o efeito visual. As camas estão subdimensionadas. :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mauro92
  8.  # 8

    Colocado por: marco1Hummm

    não sei, preferia ver uma dinâmica interna mais limpa, isto dá um pouco a ideia de empurra de um lado ai do outro estica um pouco, ao gabinete já dá… empurra a parede mais um pouco, a janela do quarto caverna já dá para meter….
    desculpe a ironia mas tanta área e parece tudo um colete de forças.
    em termos de implantação talvez preferisse trocar todo o corpo dos carros com o dos quartos ( suite incluída.
    de resto concordo com tudo o que já foi dito.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Paulo_Santos

    quarto caverna LOL é para ser um gabinete.
    Acho que fazendo essa troca ia perder grande parte da exposição solar a que eles estão sujeitos desta maneira (voltados a nascente e a suite a nascente e sul). Como não tenho vizinhos a menos de 50m e a casa está afastada 10m da estrada, presumo que não será um problema ter os quartos nesta zona. Acho que não estarão muito "expostos"...
  9.  # 9

    Colocado por: Paulo_Santosquase 100 mil€ só para fundações e estrutura em Pombal.


    uma pechincha.

    uma casa dessas nunca ficara abaixo dos 200k. por isso o preços das fundações e estrutura não está descabido.
  10.  # 10

    Eh pá, fechem as cozinhas. Os open space são bonitos nas revistas!
    Quando estiver a fritar uns belos bolinhos de bacalhau, ou a fazer uma bela feijoada, depois vai ver... Ou então projete uma forma de fechar, se quiser.
    Sãos os meus 5 tostões.
    Concordam com este comentário: Sira, drodrigues
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Paulo_Santos
  11.  # 11

    Sabe Paulo_Santos

    por aqui já ando um pouco angustiado, repare que já não é a primeira vez em que dou uma sugestão ( pensada) e o DO qual arquiteto diz que assim não dá.
    afinal somos arquitetos ou somos DO? é arquiteto? a minha hipótese dos quartos onde está a garagem precisamente também iria ficar com as janelas dos mesmos para nascente e ainda com a vantagem de estarem virados para um pátio exterior seu.
    mas isto apenas para mostrar que há n formas de resolver as coisas, nada é assim tão estanque, a não ser quando já estamos demasiado formatados com uma forma.
    Concordam com este comentário: CMLS265, Paulo_Santos, N Miguel Oliveira
  12.  # 12

    Antes de mais, salientar que as minhas opiniões são fundamentadas apenas como utilizador, não percebo nada disto.
    Colocado por: Paulo_SantosÉ um facto! Porém, o meu raciocínio é: quantas vezes vai entrar gente pela porta principal?

    Imagine um aniversário, ou um jantar entre amigos. Quase de certeza que vão todos entrar pela porta principal.
    O risco ao meio, é o corredor que divide a casa em duas partes. Muito usado em casas dos anos 60/70. Numa casa nova e com estas características, acho que fica bem um hall de entrada.


    Colocado por: Paulo_SantosAcho que os quartos secundários não têm área a mais. Presumo que será o efeito visual. As camas estão subdimensionadas. :)

    Não sigo ver as medidas dos quartos porque ao ampliar o desenho perde definição, mas repare, se cada cama tiver 1,4m de largura, em cada lado cabe outra cama. 1,4m de cada lado da cama é no meu entender área desperdiçada, num compartimento que se pretende seja confortável e acolhedor.
    Em minha casa o quarto principal tem 16m2 (4x4). Se fosse hoje tinha tirado mais 50cm no comprimento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Paulo_Santos
      planta.jpg
  13.  # 13

    Colocado por: 21papaleguasAntes de mais, salientar que as minhas opiniões são fundamentadas apenas como utilizador, não percebo nada disto.
    Imagine um aniversário, ou um jantar entre amigos. Quase de certeza que vão todos entrar pela porta principal.
    O risco ao meio, é o corredor que divide a casa em duas partes. Muito usado em casas dos anos 60/70. Numa casa nova e com estas características, acho que fica bem um hall de entrada.



    Não sigo ver as medidas dos quartos porque ao ampliar o desenho perde definição, mas repare, se cada cama tiver 1,4m de largura, em cada lado cabe outra cama. 1,4m de cada lado da cama é no meu entender área desperdiçada, num compartimento que se pretende seja confortável e acolhedor.
    Em minha casa o quarto principal tem 16m2 (4x4). Se fosse hoje tinha tirado mais 50cm no comprimento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Paulo_Santos
      planta.jpg

    Eu entendo. Mas... Se é um jantar de amigos/aniversário/etc... Se é gente com quem tenho "à vontade", então não necessito de cerimónias e podem estacionar os carros no pátio e entrar por uma porta secundária... Porém entendo perfeitamente o seu raciocínio.
    Em relação aos quartos, têm 15,45m2 cada (não sei se já a fazer conta com o roupeiro, se não). Podiam ser mais pequenos mas queríamos algo que desse para lá colocar uma secretária para eles estarem no computador/estudar/etc...
  14.  # 14

    Colocado por: marco1Sabe Paulo_Santos

    por aqui já ando um pouco angustiado, repare que já não é a primeira vez em que dou uma sugestão ( pensada) e o DO qual arquiteto diz que assim não dá.
    afinal somos arquitetos ou somos DO? é arquiteto? a minha hipótese dos quartos onde está a garagem precisamente também iria ficar com as janelas dos mesmos para nascente e ainda com a vantagem de estarem virados para um pátio exterior seu.
    mas isto apenas para mostrar que há n formas de resolver as coisas, nada é assim tão estanque, a não ser quando já estamos demasiado formatados com uma forma.
    Concordam com este comentário:CMLS265,Paulo_Santos

    É verdade. Por vezes ficamos demasiado agarrados a uma solução e achamos que mudar ou não é exequível, ou "deixa lá isso que vai dar muito trabalho".
    O que é certo é que a fazer essa "troca", muita coisa teria de ser alterada.
  15.  # 15

    Colocado por: ASSimoesEh pá, fechem as cozinhas. Os open space são bonitos nas revistas!
    Quando estiver a fritar uns belos bolinhos de bacalhau, ou a fazer uma bela feijoada, depois vai ver... Ou então projete uma forma de fechar, se quiser.
    Sãos os meus 5 tostões.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Paulo_Santos

    Já pensámos tanto nisso. Não é só uma questão de ficar bonito. É também (e muito) uma questão de comunhão de espaço. Se está uma pessoa na cozinha, está ali "isolada" e com garotos não consegue ter algum controlo visual sobre eles. Com esta solução esses problemas estão resolvidos. É certo que também surgem outros. Cheiros, barulho, desarrumação da cozinha, etc... Há que tentar resolve-los igualmente. O mais difícil de resolver será mesmo o barulho. Os cheiros acho que se contornam bem com um bom exaustor (mas também não fazemos fritos). A desarrumação da cozinha tentaremos contornar com um segundo lava-louças atras da ilha.
    O open space é uma religião que tem adeptos (crentes) e os que não acreditam nada nela... ;)
  16.  # 16

    Colocado por: ASSimoesEh pá, fechem as cozinhas. Os open space são bonitos nas revistas!
    Quando estiver a fritar uns belos bolinhos de bacalhau, ou a fazer uma bela feijoada, depois vai ver... Ou então projete uma forma de fechar, se quiser.
    Sãos os meus 5 tostões.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Paulo_Santos

    Diga lá o que vou ver ? A família toda junta em vez de estar separada ?
    Faz lembrar a questão do openspace com recuperador de calor mais exaustor de tecto . Que o exaustor de tecto a funcionar ia apagar o recuperador de calor !!!! Nunca tal aconteceu apesar de no FDC ser dado como certo!!
    Concordam com este comentário: Anonimo09092021, NTORION
  17.  # 17

    Colocado por: ASSimoesEh pá, fechem as cozinhas. Os open space são bonitos nas revistas!
    Quando estiver a fritar uns belos bolinhos de bacalhau, ou a fazer uma bela feijoada, depois vai ver... Ou então projete uma forma de fechar, se quiser.
    Sãos os meus 5 tostões.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Paulo_Santos
    Uma casa vive-se, usa-se, estraga-se, tem cheiros, faz parte!
    • RCF
    • 1 fevereiro 2020

     # 18

    Se não fosse a entrada da casa pela zona dos quartos, estaria bom!
  18.  # 19

    Colocado por: ASSimoesEh pá, fechem as cozinhas. Os open space são bonitos nas revistas!
    Quando estiver a fritar uns belos bolinhos de bacalhau, ou a fazer uma bela feijoada, depois vai ver... Ou então projete uma forma de fechar, se quiser.
    Sãos os meus 5 tostões.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Paulo_Santos


    Open Space é do melhor que se pode fazer! Claro que gostos/vivências/opiniões todos as têm, mas é fantástico Open Space. Isso dos cheiros é mito, bom exaustor
  19.  # 20

    Parabéns! para seguir ;)
 
0.0241 seg. NEW