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  1.  # 1

    O mínimo que se pode esperar das novas operadoras de electricidade é que ofereçam um serviço ao nível da EDP ou preferencialmente melhor, mas infelizmente a Iberdrola só é boa nos anúncios e na boca dos vendedores que nos convencem a mudar com promessas totalmente enganosas.

    Hoje de manhã estava em casa e de repente cortaram a luz, e ouvi um ruído nas escadas, fui a correr e lá estava o homem da EDP que tinha acabado de cortar a luz. Disse-lhe que não devia ter cortado a luz sem ao menos tocar antes á campainha para nos avisar e dar-nos tempo de desligar os aparelhos que tínhamos ligados, porque se podem estragar, mas o homem que de educado não tinha nada, apenas me respondeu no seu ar bem boçal "agora já está!" e foi-se embora.

    Ainda por cima estávamos convencidos de que tínhamos as contas da luz em dia, e ainda me lembrava bem de ter pago o mês anterior. Só que depois de telefonar para a assistência da Iberdrola é que percebi que eles ao contrario da EDP não costumam enviar os meses por pagar na factura seguinte, e como essa factura (de agosto de 2019) se extraviou nunca nos chegou. Eles dizem que enviaram uma factura com aviso de corte mas não reparámos nas datas e pensámos que já estava paga porque pagamos sempre todas as contas que chegam. Bem, ainda assim temos de admitir que também fomos descuidados, mas se a Iberdrola enviasse os pagamentos em atraso nas faturas seguintes, como faz a EDP, isso não teria acontecido.

    Mas o pior foi mesmo conseguir que ligassem a luz. Como estávamos acostumados a ligar para a EDP e pedir para ligarem e ligavam em poucas horas sem complicações, fiquei aparvalho quando telefonei para a assistência da Iberdrola e disseram-me que teria que pagar e enviar um comprovativo de pagamento e só depois é que começava a contar para ligarem a luz. Mas como não tinhamos luz em casa como poderíamos usar a impressora para tirar uma copia do recibo e depois enviar por e-mail ? Ainda por cima a bateria do meu telefone estava mesmo a terminar por esse motivo não poderia sequer tentar enviar por ai, e para piorar ainda mais as coisas o telefone da minha namorada também estava sem bateria.

    Acabei por ter que ir a correr á loja do cidadão convencido que tinha de haver por lá uma loja da Iberdrola, mas não havia. Há de todas as operadoras menos da Iberdrola. Depois lá descobri que eles só têm uma única loja em Lisboa que fica na av. Duque de Ávila.

    E quando cheguei á loja nem queria acreditar no que estava a ver. Somos atendidos no all de entrada de um prédio que dá para um corredor na cave e este all não tem mais do que 20 m2. E neste espaço há uma secretaria e uma única pessoa a atender. Não há senhas, temos de nos sentar em cadeiras improvisadas e nas escadas e toda a gente que chega lá pela primeira vez pergunta onde se tira a senha e pensa que a pessoa que está nessa secretaria é apenas o recepcionista e que somos atendidos lá em baixo na cave. Só que não há senhas, somos mesmo atendidos ali no all de entrada, e essa pessoa ali não é recepcionista e sim a única pessoa a atender. Além disso é um espaço improvisado com mau aspecto e obviamente totalmente inadequado para sermos atendidos.

    Depois de quase 3 horas de espera sentado nas escadas quase sem me poder mexer porque o espaço estava apinhado de gente, lá fui atendido para poder mostrar o comprovativo de pagamento para o funcionário meter no sistema e finalmente ficar á espera da ligação da luz.

    Assim que puder vou voltar outra vez para a EDP. A EDP é má sim mas em comparação com a Iberdrola é muito boa. De repente parecia que tinha viajado no tempo para o passado, porque a Iberdrola tem um funcionamento completamente primitivo e já não estamos mais acostumados a isso.

    Isto deixa bem claro que a Iberdrola não tem condições para oferecer um serviço com qualidade.
  2.  # 2

    Se tivesse o debito directo da conta de lectricidade já não tinha tido essa chatice....
    EDP!!? chiça, careiros... ;)

    Mas resumindo.. a culpa de ter ficado sem energia é totalmente sua. É chato, é... mas vejo aí no seu texto muita desculpa. tinha enviado uma foto do comprovativo de pagamento pelo smartphone por e-mail... Tinha pouca bateria.. outra desculpa. Escusava de ter ido à "loja".... hoej em dia qq operador é um martírio.

    Há outras operadoras, além da EDP comercial ouy universal, que na factura apresentam os extratos correntes... eu tenho na ENDESA.
  3.  # 3

    Colocado por: Pedro BarradasSe tivesse o debito directo da conta de lectricidade já não tinha tido essa chatice....
    EDP!!? chiça, careiros... ;)

    Mas resumindo.. a culpa de ter ficado sem energia é totalmente sua. É chato, é... mas vejo aí no seu texto muita desculpa. tinha enviado uma foto do comprovativo de pagamento pelo smartphone por e-mail... Tinha pouca bateria.. outra desculpa. Escusava de ter ido à "loja".... hoej em dia qq operador é um martírio.

    Há outras operadoras, além da EDP comercial ouy universal, que na factura apresentam os extratos correntes... eu tenho na ENDESA.


    A questão aqui é que não estava á espera de ter um atendimento muito pior que na EDP. E suponho que isto só era assim na EDP há uns 20 anos atrás. Na EDP quando pagamos fica logo registado no sistema, e só antigamente é que havia essa burocracia porque os sistemas informáticos estavam menos evoluidos.
  4.  # 4

    Agora imaginem que em vez de ser comigo era com uma pessoa idosa a morar sozinha e até sem telemóvel porque ainda há idosos sem telemóvel ou que mesmo tendo telemóvel não fosse capaz de scnanear o recibo e enviar por email ? Sim, porque muitos idosos, muitos deles doentes, ainda têm dificuldade em fazer esse tipo de coisas. Até eu não tinha essa aplicação instalada no telemóvel e na altura fiquei muito atrapalhado, porque uso sempre o pc para fazer tudo e por mais estranho que pareça nunca mandei um email por telemóvel nem usei uma aplicação scanner.

    Com a agravante que eu estou a pagar uma taxa de urgência de 1,90€ por mês precisamente para não ficar sem luz.
    Por isso antes de mandarem cortar a luz tinham a obrigação de ter mandado um email ou telefonado ou mandado uma mensagem por telefone a avisar.

    Isto nunca seria possível na EDP porque quando não pagamos um mês vem incluído na factura seguinte, e a Iberdrola tinha a obrigação de fazer o mesmo.

    E recordo que a factura que originou o corte da luz não se tratava da ultima factura e sim da factura de agosto de 2019 e não havia mais nenhuma factura em falta.
  5.  # 5

    ... Épa, parece accionista da EDP... 😊
    Não precisa de aplicação de digitalização... Basta fotografar e enviar a fotografia como anexo.

    Quanto aos idosos, aos infoexcluidos, pois, mas esses possivelmente nem sequer deixaram a EDP...
  6.  # 6

    Colocado por: Pedro BarradasNão precisa de aplicação de digitalização... Basta fotografar e enviar a fotografia como anexo.


    Na proxima vez que ficar atrapalhado telefono-lhe para me ajudar a resolver porque já vi que vc é muito esperto e nunca se atrapalha com nada!
  7.  # 7

    .. Para a próxima já sabe.
    Imagine as pessoas do interior do país...

    Mas acha que estou a implicar consigo? Apenas acho que complicou. E na verdade está chateado é consigo próprio.


    Por acaso tb tive uma situação parecida. Mas com a conta da água. Não tenho débito directo... Falhou o mês de Agosto/férias ... Em Dezembro recebi o aviso... Na factura tb não vinha o acumulado em divida... Mas li a carta a ameaçar com o corte... E lá fui pagar os 17€...


    Olhe, boa sorte.
  8.  # 8

    Se calhar eu devia ter dito que o meu telefone é um Nokia 130 que custou 20 euros num indiano
    No da minha namorada é que se podia meter o scnanner
  9.  # 9

    Colocado por: julinhosSe calhar eu devia ter dito que o meu telefone é um Nokia 130 que custou 20 euros num indiano

    Acho que faz muito bem, se não precisa de mais do que isso.
  10.  # 10

    é sempre aborrecido, mas tb me parece que neste caso a culpa até nem é da Operadora.

    Diz que paga sempre todas as contas, mas
    Colocado por: julinhos

    ... estávamos acostumados a ligar para a EDP e pedir para ligarem e ligavam em poucas horas sem complicações,
    fica-se com a sensação que já lhe aconteceu isto antes.




    Colocado por: julinhos... ao contrario da EDP não costumam enviar os meses por pagar na factura seguinte, e como essa factura (de agosto de 2019) se extraviou nunca nos chegou. Eles dizem que enviaram uma factura com aviso de corte mas não reparámos nas datas e pensámos que já estava paga porque pagamos sempre todas as contas que chegam.


    Peço desculpa, mas eu, se me chegarem dois meses numa só fatura percebo perfeitamente pelos valores se estou a pagar um ou dois meses de energia...


    Mas pronto, já resolveu e ainda bem !

    Não fazia ideia que aí pela capital só existe mesmo uma loja de atendimente... parece-me um bocado difícil, mas, se você já se informou disso...
  11.  # 11

    Colocado por: FaXuvaica-se com a sensação que já lhe aconteceu isto antes.


    Sim já aconteceu antes, há bastante tempo, e bastou-me ir ali a uma papelaria da esquina pagar e ligar a pedir para ligarem a luz.

    Colocado por: FaXuvaPeço desculpa, mas eu, se me chegarem dois meses numa só fatura percebo perfeitamente pelos valores se estou a pagar um ou dois meses de energia..


    Leu bem o que eu escrevi ?

    Leia isso:

    Colocado por: julinhosIsto nunca seria possível na EDP porque quando não pagamos um mês vem incluído na factura seguinte, e a Iberdrola tinha a obrigação de fazer o mesmo.


    Colocado por: julinhosBem, ainda assim temos de admitir que também fomos descuidados, mas se a Iberdrola enviasse os pagamentos em atraso nas faturas seguintes, como faz a EDP, isso não teria acontecido.
  12.  # 12

    Disseram que se eu não mandasse o comprovativo de pagamento teria que esperar "2 dias" até ficar no sistema
    E foi isso que me deixou logo desorientado e achando que tinha viajado no tempo para uma época quando ainda não havia computadores

    Isto já para não falar que na primeira vez que telefonei o assistente disse que teria de fazer uma "transferência bancaria".
    O que me pareceu tão absurdo que acabei por me irritar e desliguei o telefone dizendo que ia já mudar para a EDP porque parecia que tinha voltado á "idade da pedra".

    Depois acalmei-me e voltei a ligar e já me deram um numero de referencia para pagamento.
    Ainda assim para entrar no sistema teria de enviar o comprovativo na mesma ou deslocar-me a uma loja, como fiz.

    Já enviei essa reclamação á Iberdrola e estou á espera da resposta.
    E estou curioso para saber o que vão dizer, embora não seja difícil de imaginar...
  13.  # 13

    Eu, como pessoa desconfiada por natureza que admito que sou, não alinho em débitos directos. Só para o pagamento do crédito habitação e nada mais.
    Sou cliente EDP e não conto mudar, porque nunca tive razão de queixa pelo funcionamento.
    Quanto ao preço da energia, concordo que o que se paga em Portugal é estupidamente elevado, especialmente se compararmos com países da UE onde os salários são tremendamente maiores. Mas isso é algo para o governo resolver quando chegarem à conclusão que aos bens e serviços considerados essenciais têm que ser impostos um limite relação aos preços.

    Embirrei com a Iberdrola e a Endesa de modos a que já não há nada a fazer. Tudo porque abusaram durante anos do porta à porta aqui para os meus lados. Houve alturas em vinham quase todos os dias, e já não tenho paciência nem para os vendedores nem para as marcas que sustentam estas práticas.

    Sou muito agressiva quando topo marketing enganoso. Quando batem à porta e não se identificam como sendo comerciais da marca X, dizendo somente que "é da luz", e depois pedem facturas para ver não sei o quê, quando se sabe perfeitamente que é para retirar os dados e fazer ali um contrato na hora, se preciso sem o conhecimento da pessoa, levam uma desanca da minha parte, que quase vão às lágrimas.
    Concordam com este comentário: desofiapedro, Bi91
  14.  # 14

    Colocado por: CapuchinhaEu, como pessoa desconfiada por natureza que admito que sou, não alinho em débitos directos. Só para o pagamento do crédito habitação e nada mais.
    Sou cliente EDP e não conto mudar, porque nunca tive razão de queixa pelo funcionamento.
    Quanto ao preço da energia, concordo que o que se paga em Portugal é estupidamente elevado, especialmente se compararmos com países da UE onde os salários são tremendamente maiores. Mas isso é algo para o governo resolver quando chegarem à conclusão que aos bens e serviços considerados essenciais têm que ser impostos um limite relação aos preços.

    Embirrei com a Iberdrola e a Endesa de modos a que já não há nada a fazer. Tudo porque abusaram durante anos do porta à porta aqui para os meus lados. Houve alturas em vinham quase todos os dias, e já não tenho paciência nem para os vendedores nem para as marcas que sustentam estas práticas.

    Sou muito agressiva quando topo marketing enganoso. Quando batem à porta e não se identificam como sendo comerciais da marca X, dizendo somente que "é da luz", e depois pedem facturas para ver não sei o quê, quando se sabe perfeitamente que é para retirar os dados e fazer ali um contrato na hora, se preciso sem o conhecimento da pessoa, levam uma desanca da minha parte, que quase vão às lágrimas.
    Concordam com este comentário:desofiapedro


    Capuchinha eu pus a Iberdrola na minha lista negra dps de quase enganarem a minha avó convencendo-a que eram da EDP! Fizeram-lhe assinar uns documentos e tudo, a sorte é que ela diz sempre que vai primeiro falar comigo ou com a minha tia e não entrega nada!!! Na altura telefonei logo para o número da diretora comercial que estava lá e dei-lhe um desanque ao telefone por causa da vendedora que foi lá a casa a dizer que era da EDP, mandei-a apagar imediatamente e rasgar todo e qualquer documento que tivesse da minha avó... a senhora até quis passar lá em casa pra pedir desculpa pela pessoa que teve lá à porta.
    Concordam com este comentário: Capuchinha
  15.  # 15

    Práticas comerciais destas metem-me nojo. Cá em casa sou sempre eu que trato destas coisas, porque o meu marido sabe que não suporto "chico-espertismos" e "enganações" e até me chama pitbull. :P
    Cheguei a contactar via e-mail com umas destas empresas, já não me recordo qual, a dizer que não queria contactada e até ameacei fazer queixa na polícia. Não me valeu de nada.
    Hoje em dia já são raros aqui à minha porta. Acho que graças ao cão. Eles ouvem-no mas não o vêem, e eu nunca me descoso a dizer que é um ****-tacos de um jack russell, acho mais divertido dizer que tenho um dobberman ou um rottweiller. Devem ter ficado com medo que lhes largasse o cão! :D
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  16.  # 16

    Colocado por: Capuchinhae já não tenho paciência nem para os vendedores nem para as marcas que sustentam estas práticas.


    Vou explicar porque mudamos para a Iberdrola

    Temos outra casa para alugar e antes de entrarem os inquilinos atuais tivemos que pedir a ligação da luz, mas como só faltava uma semana para os inquilinos entrarem na casa e a EDP demorava mais tempo a ligar a luz um vendedor da Iberdrola aldrabou-nos dizendo que conseguia que ligassem a luz a tempo. E ainda nos convenceu a trocar a EDP aqui de casa pela Iberdrola. E nós como acreditámos que ele ia conseguir ligar a luz a tempo na outra casa, fomos na conversa dele. Porque nos sentimos nessa obrigação. Ele dizia que conhecia pessoas lá dentro e parecia que estava a ser sincero. Inclusive, disse-nos que, em ultimo caso, poderia tirar a patilha de proteção do quadro da luz porque ele tinha um aparelho que fazia isso. Mas estava a mentir e não ligaram a luz a tempo e ainda demorou mais tempo que a estimativa da EDP.
  17.  # 17

    Colocado por: julinhosVou explicar porque mudamos para a Iberdrola


    Não é difícil ser-se enganado, Julinhos. As técnicas de vendas que usam são agressivas, e não se regem por nenhuma ética. São equipas comerciais cujo único foco é atingir a venda, custe o que custar, doa a quem doer. O que fomenta estas práticas são condições de trabalho nojentas, em que as pessoas só ganham se atingirem resultados.

    O meu conselho para toda a gente é, quando muito aceitem um panfleto. Nunca mostrar facturas nem documentos a esta gente. Se estiverem interessados no produto vão a uma loja da marca.
    Concordam com este comentário: sognim, desofiapedro
 
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