Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,

    vou fazer uma remodelação em casa e vi agora que em remodelações o Iva cobrado pela mão de obra pode ser 6% e não os 23% que estão no orçamento que me foi dado.
    O orçamento que recebi é do total da obra, inclusive materiais. Como posso aproveitar essa taxa de IVA? Posso adquirir os materiais à parte e pagar a mão de obra apenas num orçamento? Não tem que estar materiais nesse orçamento?

    Obrigado
  2.  # 2

    Por outro lado, é de destacar que a taxa reduzida abrange os serviços efetuados no imóvel, mas não os materiais incorporados, salvo se o respetivo valor não exceder 20% do valor global da prestação de serviços.

    A AT sublinha que "se aqueles materiais representarem mais de 20% do valor global" da empreitada, aplica-se a taxa de IVA reduzida à parte dos serviços (mão de obra) e a taxa normal aos materiais, caso a fatura seja emitida em separado

    In https://www.google.com/amp/s/www.idealista.pt/news/financas/fiscalidade/2019/04/08/39312-obras-em-casa-iva-de-6-em-todas-as-empreitadas-tem-truque%3famp=1
  3.  # 3

    Tem que ir a câmara pedir uma declaração de como o imóvel está em zona de reabilitação urbana. On-line pode ver se o imóvel está ou não nessa zona.
    • fpc
    • 6 fevereiro 2020

     # 4

    Tem que ir a câmara pedir uma vistoria antes de iniciar as obras
  4.  # 5

    Colocado por: coelhinho78Tem que ir a câmara pedir uma declaração de como o imóvel está em zona de reabilitação urbana. On-line pode ver se o imóvel está ou não nessa zona.


    Colocado por: fpcTem que ir a câmara pedir uma vistoria antes de iniciar as obras


    Dependendo da Zona pode não ser na camara, em Lisboa o pedido de vistoria deve ser feito as Sociedades de Reabilitaçao Urbana existem umas tantas que abrabgem areas especificas, por exemplo srulisboaocidental com site aqui http://www.lisboaocidentalsru.pt/
    • RCF
    • 6 fevereiro 2020

     # 6

    Há duas circunstâncias distintas que, aqui, me parecem estar a ser misturadas.
    Em zonas classificadas pelas Câmaras como áreas de reabilitação urbana (ARU), as empreitadas de reabilitação são taxadas a 6% (tudo - mão de obra e matérias).
    Em zonas que não estejam classificadas como ARU, apenas o IVA referente à mão de obra pode ser taxado a 6% e nas condições já identificadas aqui:
    Colocado por: RicardoPortoPor outro lado, é de destacar que a taxa reduzida abrange os serviços efetuados no imóvel, mas não os materiais incorporados, salvo se o respetivo valor não exceder 20% do valor global da prestação de serviços.

    A AT sublinha que "se aqueles materiais representarem mais de 20% do valor global" da empreitada, aplica-se a taxa de IVA reduzida à parte dos serviços (mão de obra) e a taxa normal aos materiais, caso a fatura seja emitida em separado

    Inhttps://www.google.com/amp/s/www.idealista.pt/news/financas/fiscalidade/2019/04/08/39312-obras-em-casa-iva-de-6-em-todas-as-empreitadas-tem-truque%3famp=1
  5.  # 7

    A minha habitação é em Setúbal pelo que não é abrangida como área de reabilitação urbana.
    Mesmo neste caso parece que há algumas dúvidas sobre se pode ser a mão de obra taxada a 6%...
    • RCF
    • 6 fevereiro 2020

     # 8

    Colocado por: sadinoA minha habitação é em Setúbal pelo que não é abrangida como área de reabilitação urbana.
    Mesmo neste caso parece que há algumas dúvidas sobre se pode ser a mão de obra taxada a 6%...

    É conforme escreveu o RicardoPorto
    É para habitação?
    É uma reabilitação ou construção nova?
    No global, o preço dos materiais é superior a 20% do custo total da obra?
  6.  # 9

    Colocado por: sadinoA minha habitação é em Setúbal pelo que não é abrangida como área de reabilitação urbana.
    Mesmo neste caso parece que há algumas dúvidas sobre se pode ser a mão de obra taxada a 6%...


    Quase todos os municipios tem Areas de reabilitaçao urbana, duvido que Setubal não tenha tb
 
0.0126 seg. NEW