Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite.
    Gostaria que me ajudassem com algumas sugestões sobre retirar um lambrim de azulejos.
    O lambrim percorre o hall de entrada e a sala de estar, mais ou menos 14 metros com 1.20 de altura - os azulejos são horrendos.
    Não queria pintar, porque não me parece que o resultado fique aceitável na sala. Estava a pensar arrancá-los, eu, e depois alisar a parede para pintar.
    Como me parece que seja mais fácil falar do que fazer agradeço todas as sugestões.
  2.  # 2

Cristina7
    Não será melhor contratar quem perceba disso (pedreiro, estucador, pintor)?

Aqui vai a solução tradicional para 14x1,2=16,8m2:
    - remover azulejo de parede 5€/m2
    - remover entulho e transporte para vazadouro 8€/m2
    - aplicação de estuque (massa de enchimento e massa de acabamento) 10€/m2
    - fornecimento e colocação de rodapé (madeira envernizada) 2€/ml
    - pintura a tinta de água 6€/m2 (não de 1,20 mas de toda a parede)

total: (5+8+10+6/1,2x2,8)x16,8+2X14=649,60€+IVA

Agora, veja lá se os azulejos são uns "verdadeiros estampados", ou se são obras-de-arte pintadas à mão.
  3.  # 3

Muito obrigada.
    Não tinha noção dos valores, até pensei que fosse mais caro. Mas isso incluiu a mão de obra?
    Mesmo assim estava interessada em fazer eu. Arrancar os azulejos e pintar não me parece complicado. O pior é mesmo a aplicação de estuque. Nem sei o que isso é, mas em último caso devo poder contratar alguém para fazer apenas essa parte, não é?
    Um pormenor (não sei se explico bem): os azulejos do hall parece que estão colocados NA parede, os da sala (que são os piores) parece que estão EM CIMA da parede - isto pode-me facilitar a vida?

E sem dúvida nenhuma: estes azulejos NÃO SÃO obra de arte nenhuma, já os vi em um ou dois cafés e se fossem pintados à mão quem o fez não tinha gosto nenhum (não são pintados à mão).
    •  
      FD
    • 7 outubro 2009

# 4

Leia também: lambrim e azulejos.
  4.  # 5

Não tinha noção dos valores, até pensei que fosse mais caro. Mas isso incluiu a mão de obra?
    Os valores são apenas indicativos.
    É quase tudo mão de obra. O gesso-estuque é barato e vai precisar de uns (14x2,8=39,2m2) 4 litros de selante e 8 litros de tinta.
    O IVA será, neste caso, de 5% sobre o total.

Um pormenor (não sei se explico bem): os azulejos do hall parece que estão colocados NA parede, os da sala (que são os piores) parece que estão EM CIMA da parede - isto pode-me facilitar a vida?
    Provavelmente os azulejos da sala foram colados em cima do estuque. SE estiverem «bem» colados o estuque virá agarrado atrás, pelo que não lhe adianta nem atrasa. Vai ter de refazer o estuque, tal como no hall.

PS: tem a certeza que são apenas 14m de hall e sala com lambrins de azulejos? É que isso tenho eu só no hall...
  5.  # 6

Muito obrigada pelas vossas indicações.

Tenho uma estância relativamente proxima da minha casa, onde devo conseguir comprar essas coisas. Não faço ideia do que será selante, mas suponho que depois os senhores lá também me expliquem.

É mesmo 14 metros de parede. A casa é muito pequenina, tenho poucos móveis e os azulejos estão mesmo a pedir que lhes dê uma tareia.
    Para a semana sou capaz de começar a aventura. Depois conto se consegui ou não...
  6.  # 7

Cristina7
    Pode pintar os azulejos, ficam bonitos e é mais económicos
    Se quiser posso lhe dar um orçamento
    Já temos feito esse trabalho em varias casas
  7.  # 8

Eu primeiro pensei nisso, mas não estou mesmo a ver que azulejos pintados na sala fiquem bonitos, seja de que cor.

Económico não sei. Eu também ia pintar os azulejos eu própria: tinha de comprar o tal primário e as tintas, que tinham de levar algumas camadas porque os que tenho aqui são muito escuros. O tal estuque deve ser mais barato (tb devo ter de comprar algumas ferramentas, não deve dar para pôr com a colher da sopa).
  8.  # 9

O estuque fica mais caro do que pintar
    Eu também fiz isso na minha casa
  9.  # 10

HFerreira:

Fica mais caro o estuque? Não faço mesmo ideia nenhuma. A tinta para azulejo disseram-me que ficava a +- 10€ por 10m2 (na Dyrup).

Então deixem-me só perguntar o seguinte, antes de começar a partir tudo:
    - alguém já pintou um lambrim de azulejos na sala/hall e ficou honestamente contente com os resultados?
    (se alguém tiver uma foto para partilhar...).
    Eu pesquiso na net e só vejo casas de banho e cozinhas e nem aí gosto muito.
  10.  # 11

Eu já pintei (ou melhor, mandei os meus pintores pintar) os azulejos de casas de banho em 3 apartamentos.
    O trabalho, do ponto de vista profissional, ficou perfeito.

Do ponto de vista estético.... hmmmmm!
    Como o que lá estava eram azulejos 11x11 muito feios, pintados a branco ficou muito melhor. Como ainda por cima, 2 das c.b. eram em escritórios, ninguém se queixou.

Mas, realmente, não tenho a certeza que fique bem num hall e sala...
  11.  # 12

Pois... Acho que ninguém gosta do resultado final.
    Descobri agora um simulador interessante no site da CIN. Uma pessoa tb pode experimentar pintar e depois se não gosta parte tudo, mas isso é demasiado dinheiro deitado à rua - dispensável.

0.0141 seg. NEW