Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas Tardes,


    Desde ja agradecer toda a informacao que tenho lido nos ultimos dias em diferentes topicos sobre as "dores de cabeca" do que e' uma construcao de uma casa.

    Eu e a minha namorada decidimos entrar nesta aventura da construcao de uma moradia terrea, ja temos terreno em vista e apalavrado com o dono do terreno, que sera' comprado aquando da aprovacao do projecto de arquitectura.

    O Terreno consiste em cerca de 700 metros quadrados com uma orientacao sul-poente. Tera cerca de 200m2 sendo que a garagem sao 40m2.

    Em anexo imagem 2d da planta da casa (ignorem os riscos, terei em formato digital em poucos dias e partilharei aqui com voces.

    Gostaria que me pudessem dar outras perspectivas do que acham possa ser melhorado, do que esta incrivelmente mau ou de qualquer outro ponto de vista que queiram dar. Certamene que a lateral poente toda em vidro, sera' algo de escrutinio dos demais, pois pelo que tenho lido, e pesquisado, esta brincadeira nao fica nada barata e com potencialidade de no verao se tornar um caldeirao.

    Abri este topico neste forum, porque acho de uma utilidade incrivel e, tambem, de viver com um lema em que devemos partilhar e alimentar algo que nos proprios consumimos. A minha intencao, caso percebe que ha interesse, e' em descrever todos as fases ate 'a eventual finalizacao da obra,


    Obrigado.
      Lateral.jpeg
      Planta.jpeg
  2.  # 2

    Colocado por: Poweronesta brincadeira nao fica nada barata

    É aqui que se devem focar no imediato.
    A proposta que têm é uma proposta cara!
    Esqueçam os 1.000€ m2
    Se o orçamento não for um impedimento, sim há espaço para algumas melhorias
    Concordam com este comentário: Poweron
  3.  # 3

    Gosto desse aquário :), haja carteira!
  4.  # 4

    Colocado por: zedasilva
    É aqui que se devem focar no imediato.
    A proposta que têm é uma proposta cara!
    Esqueçam os 1.000€ m2
    Se o orçamento não for um impedimento, sim há espaço para algumas melhorias
    Concordam com este comentário:Poweron


    Pois, e esta' a ser. Antes mesmo de enviar para a camara para a aprovacao de arquitectura, estou a ver se de facto podera ser viavel a solucao apresentada, esta ideia inicial foi nossa, mas penso que seja uma visao muito romantica. Quanto mais leio, quanto mais tento saber, mais vejo que podera ser problematica, relativamente ao custo e ao nosso orcamento, como em relacao a questoes termicas. No entanto, ainda nao descartada.
  5.  # 5

    Colocado por: Powerontoda a informacao que tenho lido nos ultimos dias em diferentes topicos


    Olá, o seu sofre do mesmo problema dos outros tópicos todos: falta contexto!
    Como é o terreno, orientação, envolvente, região e orçamento?
  6.  # 6

    Colocado por: N Miguel Oliveira

    Olá, o seu sofre do mesmo problema dos outros tópicos todos: falta contexto!
    Como é o terreno, orientação, envolvente, região e orçamento?



    Ola',

    Tentei dar a informacao que achei pertinente, mas ja vi que falhei.

    Moradia de 4 frentes:
    Terreno: Plano
    Orientacao: Sul - Poente
    Regiao - Vila nova de Gaia - Perosinho

    O orcamento, sem terreno, devera andar por volta dos 200-220k

    Sendo que a ideia e' adjudicar a obra a um so empreiteiro, mas alguns materiais dos acabamentos ser eu a comprar e o empreiteiro ter a responsabilidade da aplicacao.
  7.  # 7

    Colocado por: Poweron. Quanto mais leio, quanto mais tento saber, mais vejo que podera ser problematica, relativamente ao custo e ao nosso orcamento, como em relacao a questoes termicas. No entanto, ainda nao descartada.


    e quer partilhar qual é o seu orçamento?

    uma casa "normal" (seja lá o que for a definção de normal) chega facilmente aos 1000€ por m2. Essa com todo esse vidro e essas brisas solares não se enquadrada numa casa "normal", não só a nivel de arquitectura como a nivel de especialidades. Se 75% das paredes exteriores são em vidro, pergunto-me eu onde vão ser colocados os pilares? certamente que serão nas paredes interiores, mas na sala/cozinha não existe paredes interiores, logo está ai um belo desafio.

    depois para a casa ser confortável no inverno e verão tambem teria que investir num piso radiante, o que tb custa dinheiro.

    se voce coloca questões relativas ao custo e ao vosso orçamento, pergunto-me eu o que andou o arquitecto a fazer?
  8.  # 8

    eu apontaria mais para os 300k + IVA. e acabamentos comedidos... sem soalhos de madeira, sem series ocultas, etc..
  9.  # 9

    Olhei para o alçado e apercebi-me que isso é para ter brisas solares.. xiii. já estourou o meu orçamento das janelas, vai mesmo pender para o lado dos 1000€/m2 de superficie envidraçada.
    Concordam com este comentário: zedasilva
  10.  # 10

    Colocado por: PoweronTerreno: Plano
    Orientacao: Sul - Poente


    Bem... eu referia-me ao tamanho, formato, se tem construções vizinhas, a que distâncias, se há "obstáculos", e vegetação, vistas, ruído, como é a rua, de que lado fica, se é ventoso, na planta para que lado é o norte, para poder imaginar o "movimento" solar, etc...
  11.  # 11

    Colocado por: PoweronO orcamento, sem terreno, devera andar por volta dos 200-220k

    Esqueça!
  12.  # 12

    Colocado por: N Miguel Oliveira

    Bem... eu referia-me ao tamanho, formato, se tem construções vizinhas, a que distâncias, se há "obstáculos", e vegetação, vistas, ruído, como é a rua, de que lado fica, se é ventoso, na planta para que lado é o norte, para poder imaginar o "movimento" solar, etc...


    Terreno
    Tamanho: 18m de largura X 38m de comprimento (perto disto)
    Vizinhos: Ao lado tenho uma construcao, terrea tambem, mas com possibilidade de ter outra de lado caso alguem opte por comprar.
    Obstaculos: Nao os ha'
    Vegetacao: 1 arvore na parte norte da casa (Zona da garagem)
    Vistas: Nao esta numa zona elevada, portanto, nada de relevante.
    Ruido: Rua fechada, muito pouco barulho, so acesso as moradias
    Vento: Nada de extraordinario.
    Orientacao: Garagem Norte, Sala Sul, quartos poente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: N Miguel Oliveira
  13.  # 13

    Colocado por: zedasilva
    Esqueça!


    Estou a cimentar essa ideia ja, no entanto, vou neste fim de semana, pedir orcamentos a duas casas e logo que saiba, vou expor aqui as suas caracteristicas e valores.
  14.  # 14

    Colocado por: Poweron

    Estou a cimentar essa ideia ja, no entanto, vou neste fim de semana, pedir orcamentos a duas casas e logo que saiba, vou expor aqui as suas caracteristicas e valores.


    Eu tinha uma ideia parecida à sua. Disse ao arquitecto que não queria gastar mais que 60/70k na renovação da moradia. Quando lhe comecei a mandar fotos dentro desse estilo disse me logo que a minha casa de "sonho" não iria custar menos de 200k.
    Para ser sincero é um estilo que gosto imenso mas não se iria enquadrar na minha situação porque a minha é de pedra, fica numa aldeia. Vai continuar com traços rústicos.
  15.  # 15

    Bom dia,
    Eu cá não gosto da I.S. logo na entrada. Ainda no mesmo tópico, com essa configuração nenhuma das I.S. possui ventilação natural...

    No corredor e sala possui envidraçados enormes, em termos estruturais vai encarecer bastante a obra, já para não falar em termos de caixilharia.

    Veja a possibilidade de reduzir o vão do corredor para 2 ou 3 vãos oscilo batentes de pequenas dimensões (0,6x2,0 m na vertical), penso que não ha necessidade de iluminar tanto um corredor.
    Na sala, para facilitar a execução da estrutura, poderia reduzir um dos vãos que descarrega nesse pilar metálico.

    Cumprimentos,
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Poweron
  16.  # 16

    Na suite também não acho piada ao roupeiro em frente à cama!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Poweron
  17.  # 17

    Colocado por: PoweronTamanho: 18m de largura X 38m de comprimento (perto disto)
    Vizinhos: Ao lado tenho uma construcao, terrea tambem, mas com possibilidade de ter outra de lado caso alguem opte por comprar.
    Obstaculos: Nao os ha'
    Vegetacao: 1 arvore na parte norte da casa (Zona da garagem)
    Vistas: Nao esta numa zona elevada, portanto, nada de relevante.
    Ruido: Rua fechada, muito pouco barulho, so acesso as moradias
    Vento: Nada de extraordinario.
    Orientacao: Garagem Norte, Sala Sul, quartos poente.



    OK, eu gosto bastante do Projecto.
    Agora se ele não cumpre o Orçamento estipulado, então de pouco vale...
    Mas parece-me fácil de corrigir, fechando grande parte dos vãos que tem, penso que 1/3 do que tem chega e sobra.

    Quanto à planta em si... talvez lhe mudasse um pouco o corredor dos quartos, passando os armários do corredor para a fachada, e faria as portas dos quartos com portas de batente (melhores a nível funcional e acústico). Talvez tentasse incluir na zona do WC de serviço alguma despensa ou zona técnica (bomba de calor, etc.)... mas no geral, gosto bastante desta planta, simples e prática...
    Concordam com este comentário: Anonimo1710
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Poweron
  18.  # 18

    Pronto, não ficava tão bonito, mas certamente lhe ficaria mais barato...

    Invertia também a abertura da porta de entrada, como tem, criará um conflito...
    Faltou-me um armário para a entrada... mas poderia fazer a zona técnica mais curta e metia um armário nas costas da porta de entrada da casa... Tente evitar portas de correr nos quartos e WCs...
    Também poderia encurtar um pouco a cozinha para melhorar o WC de serviço e despensa/técnica... afinal tem ali uma ilha para 5, talvez dê para reduzir...

    Ali no corredor meti duas janelas, mas mudaria... imagine que naquele alargamento do corredor faz antes uma janela horizontal a toda aquela largura, mas que vai do chão até 1,2m de altura por exemplo... um espaço de leitura ou assim, que só estando sentado conseguia ver para fora, poderia ficar engraçado...
    Concordam com este comentário: Anonimo1710, desofiapedro, pauloagsantos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Poweron
      vaos.jpeg
  19.  # 19

    a sugestão do Miguel é ótima

    outra coisa que para mim faria era esteitar um pouco a zona do quarto da suite e o corpo da wc que passaria também a ter um closet, ligaria quase ao corpo da garagem talvez deixando apenas uma passagem.
    isto porque não vejo muito interesse em ter aquele pátio tão aberto entre os corpos da garagem e da casa., ah e ai já a wc da suite podia usufruir desse pátio.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Poweron
  20.  # 20

    Aqui vão umas sugestões.
    Boa sorte
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Poweron
      86826146_217244702785694_8730240217098747904_n.jpg
 
0.0227 seg. NEW