Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Gostaria de obter um esclarecimento sobre como e onde instalar o ar condicionado na minha casa.
    De referir que a mesma, tem a sala aberta (com pré instalacao de ar condicionado) até ao sotão. Por este motivo dissipa-se o calor da lareira e não aquece a sala. Tenho no sotao tb pré instalacao do ar condicionado (tudo aberto e com ligacao desde o piso 1 (sala) até ao piso 3 (sotao).
    Deverei instalar o equipamento na sala ou no sotao?
    Apesar de o ar quente subir, um amigo informou-me que teria que instalar um equipamento no sotao para aquecer a sala, uma vez que senao o ar do equipamento da sala estaria sempre a subir para o sotao. Corresponde mesmo isso à realidade? Tenho de instalar dois equipamentos? Ou instalo apenas na sala ou apenas no sotao?
    Obrigado a quem me puder esclarecer nesta duvida!
    • zed
    • 17 fevereiro 2020 editado

     # 2

    Tem de instalar em baixo equipamento com capacidade de aquecer o volume da sala mais o sótão.

    Também quer arrefecer o sótão no verão? Se sim é capaz de precisar de aparelho lá também.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Shark75
  2.  # 3

    Apenas é para aquecer.
    A questao é que qd tenho a lareira com recuperador a funcionar, o calor dissipa-se e demora imenso a ficar minimamente confortavel.
    A minha duvida é se nao é preciso fazer uma especie de contra balanço? Ou seja, estar o ar nos pisos de cima aquecido para se manter o ar quente do aparelho da sala na própria sala.
    Faz sentido o que estou a dizer ou nao? Obrigado a quem me puder elucidar
    • zed
    • 17 fevereiro 2020

     # 4

    Faz. Por isso eu falei da capacidade da bomba de calor, que tem de ter em conta esse volume todo.

    Antes do andar de baixo aquecer tem de aquecer o volume do sótão. O ar quente por si só vai subir mas claro que se tiver um aparelho em cima mais rápido será o processo.

    Com essa condicionante se calhar será melhor outro tipo de aquecimento, com radiadores por exemplo.

    Mas espere a opinião de alguém que perceba mais disto...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Shark75
 
0.0098 seg. NEW