Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá, bom dia,
    O meu marido herdou um terreno rústico grande, que cremos que podia ter muito maior rentabilidade se loteado.
    Alguém pode ilucidar dos trâmites e custos que podemos ter pela frente?
    O primeiro passo será ver o PDM e se há possibilidade de o mudar, certo? Haverá algum profissional mais vocacionado para estes assuntos que possamos contratar para o efeito?
    Desde já, obrigada.
  2.  # 2

    Colocado por: balinhoO primeiro passo será ver o PDM e se há possibilidade de o mudar, certo?


    sim, marque uma reunião com um técnico da camara, coloque a sua pretensão que ele diz se é possivel ou não.

    se for possivel terá depois que procurar um gabinete de arquitectura/projectos que eles fazem o projecto de loteamento.

    quando a custos não é barato. se o terreno tiver uma frente grande virado para uma estrada e der para fazer os lotes todos a dar para essa estrada, os custos são caros, mas se tiver que andar a abrir estradas dentro do terreno para aceder a todos os lotes então os custos disparam e muito.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: balinho
  3.  # 3

    Colocado por: pauloagsantosmas se tiver que andar a abrir estradas dentro do terreno para aceder a todos os lotes então os custos disparam e muito.

    É, implica abrir estradas... Vamos ter de pensar bem no assunto então... Já imaginava que não seria fácil...
    Obrigada.
  4.  # 4

    Colocado por: balinhoÉ, implica abrir estradas...

    O pior ainda são as infraestruturas.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira, Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: balinho
  5.  # 5

    nos tempos das vacas gordas havia pessoas que tinham terrenos nessas condições, iam falar com construtores e propunham negocios do genero, voce faz o loteamento, vamos supor que dava para 10 lotes, constroi as casas todas e dá-me uma construída.

    mas eram outros tempos. hoje, se a localização não for grande coisa, corre o riso de pagar o lotemanete e depois demorar 10 anos a vender os lotes todos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: balinho
  6.  # 6

    Colocado por: PicaretaO pior ainda são as infraestruturas.

    Acredito... :-/
  7.  # 7

    Colocado por: pauloagsantosnos tempos das vacas gordas havia pessoas que tinham terrenos nessas condições, iam falar com construtores e propunham negocios do genero, voce faz o loteamento, vamos supor que dava para 10 lotes, constroi as casas todas e dá-me uma construída.

    Obrigada. Mesmo não estando nesses tempos, se calhar ainda vamos tentar contactar uns construtores. É que ainda por cima não somos da área, tudo complica...

    Colocado por: pauloagsantosse a localização não for grande coisa, corre o riso de pagar o lotemanete e depois demorar 10 anos a vender os lotes todos.

    A localização não é excepcional não... Perto de uma nacional, mas já mais dentro... E ter dinheiro empatado não é bom para ninguém...
  8.  # 8

    Colocado por: balinhoObrigada. Mesmo não estando nesses tempos, se calhar ainda vamos tentar contactar uns construtores. É que ainda por cima não somos da área, tudo complica...


    não é para desanimar, mas acho que não vale a pena. os construtores estão todos tesos. Nos tempos das vacas gordas tb estavam, mas o crédito era muito mais acessivel e dava para isso tudo. Neste caso acho que pelo menos o dinheiro do projecto de loteamento vai ter que gastar e depois ir então à procura de um parceiro/investidor para levar as obras do loteamento em frente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: balinho
  9.  # 9

    Conte com cerca de 15.000€ por lote, para custos com infra-estruturas, incluindo arruamentos.... pelo menos... Actualmente com a falta de mão de obra, deve ser mais.
    O risco é grande, pois se não vender... fica empatado.

    Mas 1- tem de ver a viablidade urbanistica da coisa...
    Depois com que for fazer os projectos, antes de se aventurar com mais despesas, ver a viabilidade económica da coisa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: balinho
  10.  # 10

    Colocado por: Pedro BarradasConte com cerca de 15.000€ por lote, para custos com infra-estruturas, incluindo arruamentos.... pelo menos... Actualmente com a falta de mão de obra, deve ser mais.

    Muito obrigada pelas estimativas. Ficamos já com uma noção...
    É uma coisa para irmos pensando. O IMI, sendo rústico, ainda não deve ser alto, se for... vamos ter de acelerar a coisa.
    Muito obrigada.
  11.  # 11

    Colocado por: balinhovamos ter de acelerar a coisa.

    Pode ser mais vantajoso estar sossegado....
    Estas pessoas agradeceram este comentário: balinho
  12.  # 12

    Já efectuou um estudo de mercado!? é que loteamentos expectantes, não faltam... o banco anda a emprestar, mas os custos de construção estão super elevados e a disponibilidade em arranjar empreiteiros é muito limitada.
    Concordam com este comentário: pauloagsantos, balinho
  13.  # 13

    Colocado por: balinho
    A localização não é excepcional não... Perto de uma nacional, mas já mais dentro... E ter dinheiro empatado não é bom para ninguém...
    então pense antes em ou vender o terreno ou utilizar o terreno para outra coisa, plantar árvore por exemplo... se nao está em bom sitio, o custo de lotear sendo o que é pode estar a investir centenas de milhares de euros numa coisa que depois vai ficar empatado durante decadas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: balinho
  14.  # 14

    Primeiro passo...
    ver se é possível. Reúna com o técnico camarário.

    Equacione também os prazos que toda a documentação precisa para ser aprovada.
    Qual a sua expectativa de momento?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: balinho
  15.  # 15

    Colocado por: Pedro BarradasJá efectuou um estudo de mercado!?

    Que entidades fazem esses estudos de mercado? Imobiliárias...?
    Obrigada.
  16.  # 16

    Colocado por: antonylemosentão pense antes em ou vender o terreno ou utilizar o terreno para outra coisa

    Está tudo em aberto... Queríamos era rentabilizar de alguma forma... Neste momento precisávamos de alguma liquidez para fazermos uma reabilitação para habitação própria. Ter o terreno ali parado a dar trabalho (tem de estar limpo) e despesa (IMI) é que me está a fazer confusão...
    Obrigada.
  17.  # 17

    Lotear tem custos - em obra e taxas. Não se trata só de documentação. Informe-se bem.
    Qual é o concelho?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: balinho
  18.  # 18

    Colocado por: balinhoEstá tudo em aberto... Queríamos era rentabilizar de alguma forma... Neste momento precisávamos de alguma liquidez para fazermos uma reabilitação para habitação própria. Ter o terreno ali parado a dar trabalho (tem de estar limpo) e despesa (IMI) é que me está a fazer confusão...
    se necessita de liquidez para uma outra obra ... não me parece estar em condições económicas de pensar num loteamento.

    veda o terreno, plante arvorews ou meta la tres cabras.. e venda os cabritos. já paga o IMI. e fica com o terreno limpo.
    Concordam com este comentário: ADROatelier
  19.  # 19

    O meu cunhado fez um Loteamento há dois anos e já tem tudo vendido.
    Certo que estamos a falar de um Loteamento para Armazéns/Indústrias (que podemos discutir que possa ter mais ou menos procura que Moradias), mas houve um Boom brutal na procura de lotes e no acesso ao crédito (por parte de bancos).
    Ainda aqui ao lado de onde eu moro, o próprio empreiteiro construiu 8 casas seguidas (julgo que arriscou no início) e já tem tudo vendido...moradias T3, com jardim à frente e atrás, por 220.000€/250.000€

    Se quiser o contacto do arquitecto do meu cunhado ou do empreiteiro aqui ao lado, e se eles já forem da Sua zona, já pode ajudar.
    Se quiser mais referências, contacte-me:
    [email protected]
    Estas pessoas agradeceram este comentário: balinho
  20.  # 20

    Colocado por: ADROatelierQual é o concelho?

    Trofa, limítrofe com a Maia, zona do Coronado.
 
0.0206 seg. NEW