Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    No seu caso, a grosso modo:

    ((2,40 m /2) + (3,00 m /2)) x 2,30 m x 250 kg

    Entra em linha de conta com a área de metade de cada um dos panos que descarrega na viga e multiplica pelo peso por m2.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SS1128
  2.  # 22

    Vim dar aqui o feedback final no que diz respeito à viga.
    Foi feita em Março, aproveitando o tempo livre forçado (layoff...não se vende carros em pandemia..).

    Acabei por conseguir fazer com 20cm de altura (excepto numa das pontas, onde teve de ficar com 19), e como me enganei no ferro, levou umas varas extra a meio, ficando com 3 varões de 8mm em cima, em baixo e mais um na lateral de cada lado (8 no total), com os estribos feitos de acordo com a imagem.

    Esteve a curar com escora durante 28 dias e (para minha felicidade, eheh) não caiu (aliás, não mexeu nem um mm, dado que já tinha levantado o resto da parede em cima dela , rematando à telha, se tivesse cedido tinha ficado uma fenda nessa união, e não ficou...)

    Fica aqui uma imagem já com ~ 14 dias de cura.
      IMG_20200423_102433low.jpg
  3.  # 23

    Aproveitando agora o tópico para outro assunto..tenho um poço aqui em casa que está tapado com uma tampa em betão com uns 50 anos...

    Apesar de não achar que a mesma vá cair, queremos rebaixar o poço para ficar ao nível do chão e levar com uma churrasqueira em cima.

    Para além disso o poço é a meias com o vizinho (está mesmo metade do meu lado e metade do lado dele), não existindo qualquer vedação entre os lados (a casa ao lado era do pai do meu avô e agora é do meu tio que não vive cá - sou eu que estou a tomar conta da coisa).

    Ora, como nunca se pensa no futuro quando se fazem as coisas, o poço é a meias, mas só tem uma tampa de acesso (metade de um lado e metade do outro). Agora que quero fazer muro e dividir isto, tenho o poço no caminho.

    Vamos então rebaixar o dito ao nível do piso de ambos os lados, fazer o muro pelo meio e deixar uma tampa de acesso para cada um.

    O poço tem 3 metros de largura no ponto mais largo e as paredes são em tijolo de 15, tendo ~7m de profundidade.

    Tinha pensado colocar vigotas P5, com umas abobadilhas BL40X12X25 (fichas técnicas em anexo) e depois coberta com betão com 5/6cm e armação a 8mm (15x15).

    O muro (com 1.8m em tijolo de 15) iria ficar apoiado em todas as vigotas (atravessaria na perpendicular o poço).

    Com este tipo de configuração, aguenta com o muro e churrasqueira em cima (aquelas com a chaminé de um lado e um apoio lateral do outro)?

    Obrigado!
    • SMBS
    • 22 junho 2020

     # 24

    Há tampas pré fabricadas em betão que aguentam com tractores em cima.

    Eu comprei uma no César Leal Santos em Leiria (mas foi o poço todo com manilhas)
    • SS1128
    • 22 junho 2020 editado

     # 25

    Pois, eu vi umas acho que em Pombal, mas para além de serem de longe (quase Ovar..) vi que pesavam ~ 1800kg para os 3m..o poço fica a uns 40m da rua e não tenho maneira de mandar lá uma grua..

    Por isso é que andava a ver esta opção de lage aligeirada..isso e tenho receio que as paredes não aguentassem com os 1800kg..

    Na zona que aparece ai a castanho agora é relvado xD
      poço.png
  4.  # 26

    Boa tarde,
    Uma Laje Alijeirada consegue aguentar perfeitamente com esse tipo de peso, a não ser que a churrasqueira seja uma coisa muito específica e pesada.
    Quando dimensiono uma laje dessas, para efeitos de habitação, conto sempre com (mais ou menos) 250 kg/m2 para paredes dividórias e revestimentos, e sobrecarga de 200 kg/m2.
    Isto para além do peso próprio da laje.
    De qualquer forma, se contactar o fabricante da laje ele lhe dará garantias sobre o desempenho da mesma.
    Atenção que a laje alijeirada também poderá ir para esses valores de peso próprio( 1800 kg)
  5.  # 27

    Eu vinha dizer que a churrasqueira devia ser leve, mas o fabricante indica que pesa..530kg :o

    Acho que vou esquecer a ideia de por lá a churrasqueira..

    Nunca pensei que fosse tão pesado..

    Acho que vou então fazer a placa nova ao nível da que está e passo o muro por cima..mas ponho a churrasqueira noutro sitio..
      Anotação 2020-06-22 164150.png
  6.  # 28

    Aproveitando este tópico, vejo cá pedir mais uma ajudinha..
    Vou fazer uma extensão a um "abrigo de jardim" que construi o ano passado. Pensámos que teria tamanho suficiente para tudo, mas torna-se apertado para guardar bicicletas e afins, por isso vou aumentá-lo.

    Clarificando, quando digo aumentar, digo fazer um novo ao lado deste e "casar" os telhados para que não se note que foi um "ups".

    Anyway, o meu "problema" é que quero a frente toda aberta, para ser fácil de meter as bicicletas e para por lá a churrasqueira também e para tal preciso de fazer uma viga que vença um vão de 4m...

    Encontrei várias folhas de Excel, made in Brasil, onde se dá input de meia dúzia de valores e aquilo cospe a secção de aço necessária.

    A única carga que vai suportar é o peso próprio e uns 10kg de telhado por metro..(tem literalmente 1.7m de telha sanduiche por metro linear.

    Como não confio muito nessas normas brasileiras, meti na folha de cálculo uma carga de 1000kg por metro linear, o que ela conclui como sendo 1125kg/m de carga total (com peso próprio, presumo).

    Anyway, para uma viga com 25cm de altura e 20 de largura (não consigo mexer na altura sem ficar demasiado baixo ou não bater certo com o outro telhado) e um vão de 4 metros, isto indicou-me que precisa de uma área de aço de 4cm2 e colocando a opção de 12.5mm (não tem 12), diz-me que preciso de 4 vergas.
    Para estribos, indica que para estribos de 6.3mm (tbm não tem de 6), preciso de um a cada 12cm.

    Com base nisso, e juntando o fator ****ço, estava a pensar colocar 3 vergas de 12mm na armadura positiva e 2 de 10 na negativa (ficando com uma secção total de 4.96cm2) e colocar estribos de 6mm a cada 10cm.

    Que percebe da poda, o que acha? Como disse, peso a suportar é só mesmo o próprio e meia dúzia de quilos de telha sanduiche.

    Fica aqui o output que a folha me deu.

    Obrigado!
      calculo.png
  7.  # 29

    Ninguém ? :'(
 
0.0173 seg. NEW