Iniciar sessão ou registar-se
    • taranta
    • 18 fevereiro 2020 editado

     # 1

    Vivo numa pequena aldeia dos arredores de Santarem. Tenho um casa que construi á cerca de 20 anos de forma legal. O terreno tem cerca de 1000 m2 e e tem outras casa em redor. Agora queria construir uma piscina junto á casa com cerca de 30 m2. Fui á camara municipal de santarem e disseram-me que não posso construir pois o terreno é considerado agro florestal.
    O que posso fazer?

    - Não construir a piscina?
    - Construir aos fins de semana de forma ilegal?

    Se a construir de forma ilegal, no futuro o que me pode acontecer?
    - Pagar a multa e ficar com a piscina?
    - Pagar e multa e ter de a enterrar?

    O que me aconselham a fazer de forma a dar a volta á situacao.
  1.  # 2

    construa um tanque de rega e use-o como uma piscina
    Concordam com este comentário: RicardoPorto, leonorb
  2.  # 3

    Fazer de forma ilegal quando tiveres dinheiro...
  3.  # 4

    Se a fizer, vai ter de a retirar...
    O tanque de rega também deve ter limites de tamanho e profundidade, para além de que vão verificar se há furo, ou outro tipo de fonte de água sem ser da companhia, para o abastecer
  4.  # 5

    Só treta... Não sei de onde são, mas nem parecem Portugueses. Retirar uma piscina ilegal?

    Aliás, quantas são as piscinas legais cá em Portugal? A minha não é, e só conheço outra que é porque está num complexo turístico.
  5.  # 6

    Tenho aqui muitas... Aliás. Muitas câmaras, desde 2009, encetaram esforços em identificar e regularizar essas situações...
  6.  # 7

    Eu vivo no conselho de Mafra e por aqui ninguém arrisca, ou quase, corre mal... Santarem não deve ser muito diferente
    E se há piscinas ilegais, não devia haver...
    Devo viver noutro planeta, todas as que conheço são legais e quem as tem fez questão disso.
    Quem quer viver no "bem bom" de uma zona de reserva ou protegida, deveria saber respeitar
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  7.  # 8

    Pode construir uma piscina a cima do solo e dizer que é um tanque para rega
  8.  # 9

    Por aqui, de vez enquando, fazem fotos aereas... é um forró. Piscinas, contentores, anexos...
    Os anexos escapam se forem lá por o projecto e arranjarem; normalmente são de situações "extra" e lá deixam passar
  9.  # 10

    Colocado por: Pedro BarradasTenho aqui muitas... Aliás. Muitas câmaras, desde 2009, encetaram esforços em identificar e regularizar essas situações...


    No norte deve ser diferente! A minha piscina foi feita há 25 anos pela família com as máquinas agrícolas! De fora ninguém a vê porque nem é possível. De helicóptero, talvez. Há quem diga que fazem fotos aéreas, mas tá tudo no Maps e ninguém chateia. Eu gostava de a trocar de sítio e fazer uma com vista para a vinha e acrílico na prede no lado borda de água. Espero que não me chateiem porque me recuso a pagar impostos quando faço o que quero no que é meu sem incomodar os outros.
  10.  # 11

    Colocado por: JoelM

    Então só se paga impostos quando se incomoda os outros? Não me. Lembro de incomodar ninguém no trabalho e pago impostos do salário da mesma! Este chico espertismo de vir para um fórum que faz e acontece ilegalmente e de peito cheio custa a entender!
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas


    Eu não digo que faço e aconteço, na altura a piscina foi feita por mim, como te disse, sem projeto e sem nada, com recurso ao carregador frontal e pa traseira do tractor, juntamente com uns amigos. A parte da casa das maquinas já pedi a um técnico.

    Não, não vou pagar impostos por ter um lago em casa, que não incomoda ninguém, onde eu uso a agua que extraio da terra e gero a eletricidade que ela precisa. Quando vierem com IMI's, meto patos lá.
    • FJDMC
    • 19 fevereiro 2020

     # 12

    Colocado por: leonorbEu vivo no conselho de Mafra e por aqui ninguém arrisca, ou quase, corre mal... Santarem não deve ser muito diferente
    E se há piscinas ilegais, não devia haver...
    Devo viver noutro planeta, todas as que conheço são legais e quem as tem fez questão disso.
    Quem quer viver no "bem bom" de uma zona de reserva ou protegida, deveria saber respeitar
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas


    Concordo que tudo devia ser legalizado. É mais fácil, mais seguro e sem aborrecimentos.
    Pelo seu comentário quer dizer que quem tem um terreno em reserva vive no bem bom, é isso?
    Pois bem o meu terreno é ren é ran, é tudo e mais alguma coisa que me impede de construir o que quer que seja. Conclusão: coisas que não foram pensadas aquando da construção porque a realidade vivida até então era outra, agora estão fora de questão o que faz com que esteja tudo debaixo de céu aberto porque não há sítio onde colocar.
    Por curiosidade, tem lareira ou recuperador? Acha normal guardar a lenha dentro de casa?
    E por favor não me venham com a história que poderei sempre comprar uma barraca daquelas do Aki ou do Leroy para a lenha.
    O problema é que procurei um técnico para me ajudar e esse técnico não foi capaz de me alertar para as coisas que ia necessitar pelo facto de em vez de ter um apartamento ter uma moradia.
  11.  # 13

    Uma das razões para o estado em que se encontra o nosso país.

    Foi à Câmara, disseram-lhe que não era possível, então toca de arranjar maneira de fazer coisas ilegais, enfim.

    Não há maneira de mudar o chico-espertismo instalado na nossa cultura.
    Concordam com este comentário: TicMic
  12.  # 14

    @FJDMC
    O que quis dizer é que é um privilégio viver junto a uma zona de reserva/protegida... e até nela, se fosse possivel e for uma opcção de vida

    Tenho lareira e tenho onde guardar a lenha
    • FJDMC
    • 19 fevereiro 2020

     # 15

    Colocado por: leonorb@FJDMC
    O que quis dizer é que é um privilégio viver junto a uma zona de reserva/protegida... e até nela, se fosse possivel e for uma opcção de vida

    Tenho lareira e tenho onde guardar a lenha


    Leonardob depende da zona na minha opinião. No meu caso não vejo qual o privilégio, até pelo contrário porque no Verão ficava assustada sempre que me cheirava a fogo.
    Também sou contra ilegalidades mas há decisões que não fazem sentido como por exemplo alterar um terreno onde foi licenciada uma habitação de urbanizável para um terreno onde nem sequer uma obra de escassa relevância urbanística é permitida.
  13.  # 16

    Leonardob, não - Leonorb, lol

    Pois... passei aqui o incendio de 2003 e não teve graça nenhuma. Também me assusto quando sinto cheiro a queimado. Mas a vida no campo é assim e é preciso gostar, é uma opção

    Mas quando comprou a casa ou o terreno o PDM permitia construção? Ou "passou" na câmara? O que também pode acontecer

    Acho estranho, porque não tenho ideia de ter havido grandes alterações ao PDM, mas posso estar errada. Será que o seu terreno está parcialmente em REN/RAN? Ou seja, a seguir á casa entra em reserva. Ao pé de mim é isso...
  14.  # 17

    Não construa ilegalmente!...

    O mais provável é a obra ser embargada, com tudo o que daí decorre.
    Se a legalização for impossível só resta a demolição.
    • FJDMC
    • 19 fevereiro 2020

     # 18

    Colocado por: leonorbLeonardob, não - Leonorb, lol

    Pois... passei aqui o incendio de 2003 e não teve graça nenhuma. Também me assusto quando sinto cheiro a queimado. Mas a vida no campo é assim e é preciso gostar, é uma opção

    Mas quando comprou a casa ou o terreno o PDM permitia construção? Ou "passou" na câmara? O que também pode acontecer

    Acho estranho, porque não tenho ideia de ter havido grandes alterações ao PDM, mas posso estar errada. Será que o seu terreno está parcialmente em REN/RAN? Ou seja, a seguir á casa entra em reserva. Ao pé de mim é isso...


    As minhas sinceras desculpas....Leonorb!
    Sou natural da Marinha Grande e desde sempre passei pelo pinhal que o Rei D. Dinis. Aliás algumas vezes o vi arder e portanto sempre foi algo que me assustou pois sei bem o que é ter o fogo bem perto de casa. Em 2017 ao ver tv as lágrimas escorriam-me pela cara abaixo e mal podia acreditar no que estava acontecer.
    Portanto ter eucaliptos a tocar-me no terraço da minha casa sempre foi assustador. Deixo uma foto para verem a situação.
    Quando comprei o terreno ele era rústico mas com a construção passou a urbano e as áreas envolventes à casa eram zonas urbanizáveis.
    O terreno onde está a casa é considerado natural e o resto do terreno que vai até à estrada é que é ren e Ran.
      60B7BB56-0B64-4C36-B8CE-F53B6698B6A8.jpeg
    • FJDMC
    • 19 fevereiro 2020

     # 19

    Colocado por: ADROatelierNão construa ilegalmente!...

    O mais provável é a obra ser embargada, com tudo o que daí decorre.
    Se a legalização for impossível só resta a demolição.


    Não vou construir!
    Vou aguardar por nova revisão do pdm para pedir alteração. Julgo que não falta muito.
  15.  # 20

    Mas deixaram construi num terreno rústico? Ou é grande e permitiu a tal % de construção mesmo sendo rústico?
 
0.0211 seg. NEW