Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 101

Isso faz-me lembrar o que me dizia há muitos anos uma amiga minha cujo pai era um médico de família (no sentido original, não do que se dá agora) muito conhecido do Estoril, que tinha como doentes muitas daquelas cabeças coroadas, etc (e das não coroadas também) que por lá viviam. Segundo ele, era impressionante o que se via portas adentro, passada a sala de estar, a parte de "representação" da casa. Não há nada de novo debaixo do sol...
    • Karura
    • 16 outubro 2009 editado

# 102

FD,
    já estou a ver que sabe bem do que estou a falar. De qualquer modo aproveito para lhe agradecer o facto da criação deste forum. É muito útil, eu pessoalmente gostaria de ser mais participativa, mas a falta de disponibilidade não permite que realize mais intervenções.

OM82,
    Visite a galeria da ATELIER XT, aí no Porto, vai ver que de certeza o trabalho da minha amiga Graça Paz lhe vai muito útil. è daquelas empresas que se estivessem noutro país já seriam reconhecidas internacionalmente. O Xitó, que é arquitecto é que faz o mobiliário todo de raiz com as suas próprias mãos. E eles também fazem recuperação de mobiliário, um pouco dentro da linha que nós fazemos. Além de serem simpatiquíssimos. Boa sorte.
  2.  # 103

E infelizmente até há grandes nomes na decoração de interiores, requisitadíssimos, pagos muito bem pelo trabalho, que não pagam aos seus fornecedores. Não há palavras para isto.
    Cliente médio ou premium, acho que não é por isso que devem avaliar os vossos clientes - pelo tamanho da bolsa.
  3.  # 104

Exacto. Eu vou pelo "feeling" e acerto quase sempre.
  4.  # 105

Karura,
    Eu ainda não peguei naquele armário, não tenho tido tempo para me dedicar a ele. Obrigada pelos conselhos que me deu.
  5.  # 106

Nada. É um belo "osso".
  6.  # 107

Colocado por: anabarbieri
    Pe, eu não tenciono mexer na electricidade. Mas se algum dos srs, já com experiência e com conhecimentos/formação, me disser que convem fazer a renovação, por questões de segurança, é obvio que entra no orçamento!

Olá!

Desculpa a pergunta, mas quantos anos é que tem a moradia? Mexer por questões de segurança, só se a instalação eléctrica estiver muito degradada, ou, como se fazia antigamente, não ter linha de terra. Olhe para o quadro eléctrico e repare se ainda tem fusiveis. Se ainda tiver, aconselho a trocar por um quadro eléctrico mais recente com protecção diferencial o que vai implicar passar cabos/fios com terra para beneficiar dessa protecção diferencial.

Atenção que eu estou a dar estes conselhos, porque estou a presumir que a moradia já tenha energia, porque senão vai ser obrigada pela Certiel, que as instalações eléctricas estajam de acordo com portaria 949-A/2006.

Se tiver contador definitivo de energia eléctrica cabe ao dono de obra a decisão de mexer ou não.

Espero ter ajudado.

Cumprimentos a todos,

José Ribeiro
    (www.ajr.com.pt)
  7.  # 108

Ok, Carla, vou introduzir o seu e-mail na nossa lista de clientes, importa-se?
    Assim mando novidades de quando em quando.
    Cumprimentos.
  8.  # 109

Claro que não me importo, gosto muito de ver as novidades nesta área. Eu é que agradeço.
    Cumprimentos,
    • JCC
    • 5 novembro 2009

# 110

Colocado por: jose.ribeiro
    Conheci numa obra um senhor (mais maduro e sábio) carpinteiro, que me disse o seguinte:

"Eu não tenho cartões. O passa a palavra e as obras que eu faço são os meus cartões."

Eu já encontrei o "meu" marceneiro "quase perfeito" (dos tais que chega por passa a palavra, e quase como um vírus já passou a trabalhar com quase toda a família e amigos...). Quem precisar posso recomendar e dar contacto.

Agora ainda não encontrei o meu mestre de obras "perfeito" , ainda vou que ter pedir o contacto do senhor que trabalha para a CMartin!!
  9.  # 111

JCC,
    Disponha que vale a pena.
    Dou referências só de quem uso e quem faz bem na nossa casa!
  10.  # 112

Prezo em vê-la, CMartin.

OM82,
    Penso que este negócio, para lucrar e com casa aberta, tem que ter uma boa carteira de clientes. E tem que ter projectos com lucro constante. Senão gasta rios de dinheiro, literalmente e terá que passar pelo humilhação e desgosto de se ver obrigado a fechar. Quer um conselho, verdadeiro e de amiga? Espere um ano. A conjectura económica talvez melhore e esse simples factor irá facilitar. Porque é que não começa de uma forma muito mais económica. Através de um site, por exemplo. Aí pode ser que consiga alguns clientes, fazer alguns trabalhos, mostrá-los no site e fazer um pequeno estudo de mercado, para chegar a conclusões.

O que quer que decida, vá partilhando. É bom saber o feed-back.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: OM82
  11.  # 113

Karura, Olá,
    e a quem mais quiser na perspectiva de profissional, comentar...
    Voltando à minha questão base, em que peço desde já para não considerar-se uma "afronta" mas apenas uma pergunta bastante concreta e talvez como uma oportunidade de defenderem o trabalho que fazem..
    "Peguem" em alguém como eu, como uma "jeiteira" e montes de bom gosto (!)paixão enorme pela decoração de interiores que tem ainda por cima uma casa que permite "brincar" com a decoração e em que o limite é a imaginação, e a minha é fértil, digam, o que posso eu ganhar em contratar um decorador de interiores? Qual é a mais valia?
    Vêem? Uma pergunta "básica" e inofensiva.
    (O que apresentam ao mercado como atractivo principal que justifique uma contratação?)
    Obrigada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: OM82
  12.  # 114

CMartin, quanto mais não seja saber onde há o bom e (+) barato.
    O profissional deve ajudar o cliente a reflectir nas várias hipóteses. Deve saber informar que produtos existem no mercado (mesmo que sejam de outros colegas). Deve acompanhar, saber compreender intuitivamente o gosto do cliente, facilitar a procura, reduzir tempos de espera desses produtos, aconselhar para uma melhor dinâmica de espaço.
    Basicamente tratar os clientes como gostaria de ser tratado, quando contrata um serviço. Qualquer serviço.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin
    • OM82
    • 10 novembro 2009

# 115

Caríssimos.

A ideia esta um pouco na mesma...De notar que perdi a pseudo-sócia arquitecta,mas não perdi o seu trabalho. Digamos que deixou de ser "pseudo-sócia" para passar a ser "pseudo- -prestadora de serviços". Mas ganhei um novo "pseudo-sócio" :p, um amigo de faculdade, já com uns anos de experiência. Este revés veio na sequência de uma reflexão, da qual conclui que apesar de muita vontade/motivação não possuo experiência na prática,apenas alguma experiência de administração/gestão. Daí surgir o convite ao novo "pseudo-sócio". Da reflexão, conclui também, com a vossa ajuda, que o grosso do trabalho estará em pequenas/médias remodelações. A consequente decoração dependerá de muitos factores, do tipo de cliente e seu respectivo poder de "compra", Como tal penso que, para já deveremos apostar na remodelação e na decoração "low-cost", a partir de algumas ideias que já se falou neste tópico.

De momento a dificuldade está na elaboração do plano de negócios, já que é muito difícil prever o volume de negócios...Falam em ter uma boa carteira de clientes, o que é verdade, mas como conseguirei isso se "não existo"como empresa?! Apenas tenho, o que se chama de bons contactos...

Já pensei nessa hipótese de criar um site para "apalpar" terreno. Mas o site será baseado numa empresa e numa prestação de serviços que não existem?!isso não será ilegal? porque a ideia inicial era criar o tal site da pesudo-empresa para perceber o mercado, mas implicava ter que recusar possíveis trabalhos já que na realidade não haveria empresa...

Por isso neste momento sou apenas um "puto" que não quer esperar pelo emprego "típico" e tem a ambição de criar a sua empresa, ou seja, não poderei esperar um ano...

Cumps
  13.  # 116

OM82,
    Diz-me a percepção.
    Pense num plano de negócios (convém)
    Crie um site - indispensável, pode até ser como particular para apalpar terreno.
    Se tiver algum cliente que apareça, pode o OM82 ser consultor e passar recibo verde (legalmente alguém que diga se se pode fazer)?
    Para já, para além do sonho que é excelente ter-se, comece a informar-se como funcionam as coisas para poder pô-lo em prática.
    Como faz a Karura? Se calhar pode ajudar com informações melhores do que as minhas.
  14.  # 117

OM82, Está-me a parecer que está ansioso por perder dinheiro. É só a minha impressão. Pode ser que me engane.
    •  
      MRui
    • 10 novembro 2009

# 118

Caro OM82,

Se me permite a opinião (que arrisco sem ter lido todos os post's) não se suicide à nascença. Criar uma empresa é rápido e... caro, muito caro. Tem de ter contabilidade organizada, logo tem de ter uma avença mensal com um TOC ou uma empresa de contabilidade; Mesmo que não tenha lucros tem de pagar os impostos por conta e os especiais por conta; Caso não tenha instalações próprias, terá de alugar ou comprar com os custos que isso implica; Mais as despesas mensais de luz, água, telefones, net, etc. etc. e etc.

Para uma primeira experiência ou arranque nessa actividade, acha que é necessário tudo isto para poder desenvolver a actividade?

Na parte legal e fiscal é muito simples. Depois de angariar o primeiro trabalho e antes de factura-lo, dirige-se à repartição de finanças do seu bairro fiscal e regista-se como profissional liberal e começa a passar recibos verdes aos clientes. Os telefones, nets, etc. utiliza os seus pessoais. Como morada profissional e fiscal utiliza a sua residência. Como nome "comercial" pode utilizar o seu próprio acrescido de Decoração ou Decorações de Interiores, etc. Funciona igualmente bem e até passa uma ideia de "mais barato" no serviço porque não tem uma estrutura pesada e cara para suportar.

Se um dia achar que tem "cabedal" (passe o termo e sem ofensa) para se atirar à água porque já sabe nadar... força! Mas nesta fase parece-me que ainda "não sabe nadar" e poderá facilmente "morrer afogado" em despesas e dívidas.

É só a minha opinião e não mais que isso, com a sincera pretensão de o poder ajudar a ver os prós-e-contras para na tomada da sua decisão. Para o bem e para o mal vc é que vai arcar com as consequências.

Espero ter ajudado alguma coisa.

Cumps.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Karura, naar, OM82
    • naar
    • 11 novembro 2009

# 119

Boas,

Não se esqueça do Titulo de Registo ou Alvará no INCI, importante, fundamental e como diz alguém que eu conheço, OBRIGATÓRIO.

Já agora e se tiver alguém a trabalhar para si, não esquecer o Seguro de Acidentes de Trabalho e o Seguro de Responsabilidade Civil de Exploração, se houver algum azar.

Boa sorte!
  15.  # 120

Bom dia,

Já pensou em informar-se quanto aos incentivos do estado?
      Sei que o caso é diferente, mas, pe., a minha mãe estava desempregada, e com os incentivos do
      Instituto do Emprego e Formação Profissional, teve acesso a uma espécie de bolsa que é dada a fundo perdido...
      Teve, claro, que estruturar um plano de negócio, aprensentar documentação de tudo o que estava implicado nas
      despesas, mas conseguiu...
      Não é, obviamente, algo imediato. Mas pode ser uma ajuda a médio-longo prazo!
      E pode contar já cmg como clt! ;o)
      A sua ideia é exactamente aquilo que procurava, portanto...

0.0363 seg. NEW