Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 381

Colocado por: Casa da Hortaa minha mulher gostava de fazer o tapete a contar com eles. Tal como sugere :-)
    Assim será então :-)

Valhem-nos as senhoras que têm, pelo menos quase sempre, se não sempre, razão :o)
    Concordam com este comentário: Casa da Horta
  2.  # 382

Sobre o seu anexo.

A casa vai ter estores, pelo que li no seu tópico. Como serão as caixilharias, as portas e as janelas, em cor, formato e material, já decidiram ?
    null
    null
  3.  # 383

Sim, é tudo pvc branco com estores também brancos. O portão da garagem representado na imagem acima será de ferro (duas folhas, branco termolacado com um losango em azul em cada folha. As portas exteriores de acesso às cozinhas e wc do anexo deverão ser com parte em vidro. Tudo pvc branco. Na moradia e anexo será quase tudo oscilobatente, tirando a do lava-loiça.
    O terraço, que ainda não sei se será para avançar já, é aberto. Essas representações/aberturas na imagem serão em tijolo de vidro.

O anexo (versão imagem profissional) será assim:
      foto_3.jpg
  4.  # 384

Olá Casa,
    O anexo, se avançar, poderia ter uma guarda em murete simples no terraço. Tal como o Ntorion mais atrás já tinha sugerido, e eu concordo. Penso que o Casa também concordou.

Se quisesse algo mais decorativo, veja como fizeram nesta casa no Ribatejo as guardas das varandas, também em alvenaria. Pessoalmente, acho amoroso. A minha opinião é que se fosse fazer assim na sua casa a guarda do terraço do anexo, então ganharia em limpar um pouco as decorações exteriores dos alçados, sob pena de se tornar excessivamente decorado.https://casasdeportugalproperties.com/imoveis/quinta-fonte-quente/
    Mas que acho que ficaria bem, acho muito.
    Concordam com este comentário: Casa da Horta
  5.  # 385

Essa casa que indicou, fosse mais perto de nós e se ainda não tivéssemos iniciado a construção, era perfeita! A minha mulher adorou! Exteriormente é mesmo o nosso estilo, mais ainda com um terreno enorme.

Quanto aos muretes. Está para decisão entre:
    - muro branco simples de 90 cm. Talvez uma linha em azul em toda a volta da placa, a combinar com a do anexo.
    - muro branco com "preenchimento" de uma parte com tijolo decorativo folha de oliveira
    - muro branco semelhante ao da foto da casa que indicou
      terraço.jpg
      9780541-2020-06-29.jpg
  6.  # 386

Colocado por: Casa da HortaQuanto aos muretes. Está para decisão entre:
    - muro branco simples de 90 cm. Talvez uma linha em azul em toda a volta da placa, a combinar com a do anexo.
    - muro branco com "preenchimento" de uma parte com tijolo decorativo folha de oliveira
    - muro branco semelhante ao da foto da casa que indicou

Na minha opnião, qualquer uma destas escolhas ficará bonita, e em qualquer uma delas ou, melhor até, seja qual delas for, punha realmente com a linha azul em toda a volta da placa, como se fosse continuação da do anexo, faz-me muito sentido, e ajuda a até a "quebrar" a altura.
  7.  # 387

Colocado por: Casa da HortaO portão da garagem representado na imagem acima será de ferro (duas folhas, branco termolacado com um losango em azul em cada folha.
    A meu gosto, não punha o losangulo azul no portão da garagem.
    No entanto, mantinha os das chaminés.
    null
    Não sei qual o plano, Casa, mas eu optaria por portas que não tivessem tantas almofadas (?)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta
  8.  # 388

uma casa pseudo tradicional com as janelas ao baixo... que tristeza.. é mesmo casa a desenhador... sem ter em conta a proporções da arquitectura tradicional.. tem artefactos .. pronto, mas falta-lhe o carisma, a alma... não tem alma.

casinha, desculpe , desabafo, novamente ( mas já sabe eu detesto a falta de qualidade do desenho dessa casa...)
    Concordam com este comentário: Mk Pt
  9.  # 389

Talvez o casinha também não procure que tenha alma, procura Casa ?
  10.  # 390

Colocado por: CMartinTalvez o casinha também não procure que tenha alma, procura Casa ?

Não sei se é alma que se chama, mas procuramos fazer diferente dentro do limite orçamental que temos. As decisões são da gerente do projeto (Sra Casa da Horta) e entre mim, o arquiteto e o construtor fomos encaminhando e encontrando o equilíbrio possível. Por exemplo: a minha esposa queria muito aquele pormenor do beiradinho à portuguesa em cima de todas as janelas, a fazer um ligeiro arco. Só que também pedimos a casa baixinha, pelo que o arquiteto disse que não havia espaço suficiente entre a moldura das janelas e a cimalha. E o beiradinho perdeu. Foi uma pena.
    Procuramos pormenores diferentes da casa típica da zona onde está a ser construida. É essa a "alma" que procuramos. Nos acabamentos tentamos ir buscar um pouco das zonas de portugal que gostamos (ex: algarve com uma tijoleira pavimento riscas santa catarina, alentejo na fachada com os contrafortes, ribatejo com argolas para prender animais...)
    Basicamente foi isto que procuramos :-)
  11.  # 391

Colocado por: Pedro Barradasuma casa pseudo tradicional com as janelas ao baixo... que tristeza.. é mesmo casa a desenhador... sem ter em conta a proporções da arquitectura tradicional.. tem artefactos .. pronto, mas falta-lhe o carisma, a alma... não tem alma.

casinha, desculpe , desabafo, novamente ( mas já sabe eu detesto a falta de qualidade do desenho dessa casa...)
    Concordam com este comentário:Mk Pt

Não precisa pedir desculpa. Aprecio demais as suas sugestões para ficar melindrado com a sua honestidade.
    Numa sua intervenção referiu que os socos deveriam ligar à moldura das janelas. Penso que percebi bem. Iremos fazer isso se o construtor não se lembrar de aumentar muito o orçamento!
    Mais logo faço um boneco a ver se fica melhor e um pouco mais do seu agrado ;-)
  12.  # 392

Colocado por: CMartinA meu gosto, não punha o losangulo azul no portão da garagem.
    No entanto, mantinha os das chaminés.

Não sei qual o plano, Casa, mas eu optaria por portas que não tivessem tantas almofadas (?)
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Casa da Horta

São pormenores que ainda podemos mudar. O losango pretende fazer parelha com o portão de entrada do muro.
    Vamos ver.
  13.  # 393

Colocado por: Casa da Horta
    Não sei se é alma que se chama, mas procuramos fazer diferente dentro do limite orçamental que temos. As decisões são da gerente do projeto (Sra Casa da Horta) e entre mim, o arquiteto e o construtor fomos encaminhando e encontrando o equilíbrio possível. Por exemplo: a minha esposa queria muito aquele pormenor do beiradinho à portuguesa em cima de todas as janelas, a fazer um ligeiro arco. Só que também pedimos a casa baixinha, pelo que o arquiteto disse que não havia espaço suficiente entre a moldura das janelas e a cimalha. E o beiradinho perdeu. Foi uma pena.
    Procuramos pormenores diferentes da casa típica da zona onde está a ser construida. É essa a "alma" que procuramos. Nos acabamentos tentamos ir buscar um pouco das zonas de portugal que gostamos (ex: algarve com uma tijoleira pavimento riscas santa catarina, alentejo na fachada com os contrafortes, ribatejo com argolas para prender animais...)
    Basicamente foi isto que procuramos :-)

Não sei. Mas parece-me que, a basear no perfil do dono de obra (do que é possível adivinhar num ambiente que é um fórum, pelas suas palavras e descrições simples e humildes (e todas a acabar em "inho" :o) ) e embora entenda e concorde com o desabafo do Pedro Barradas (que, por outro lado é um arquitecto muito técnico, muito certinho, o que dificilmente permite devanear :o)) é-me fácil acreditar de que, com um toque aqui e outro alí, se vai conseguir fazer uma casa que reflecte um estilo. Pode não ser a alma historicamente correcta, ou arquitecturalmente proporcional ... mas um estilo com muito amor. E isso também se vê nas arquitecturas e nas casas. Porque não é show off, vem de dentro das pessoas. É genuíno.
    Não sei se compreendem o que estou a tentar dizer. É muito aconchego, e isso, vejo com muito carinho. Uma casa amada assim :o) só pode ter uma alma, nem que seja uma alma muito própria.
    P.S. Também tenho ideia que o Casa vive por Lisboa (?)
  14.  # 394

Colocado por: Casa da HortaSão pormenores que ainda podemos mudar. O losango pretende fazer parelha com o portão de entrada do muro.
    Vamos ver.

Tinha pensado nisso, de o portão de entrada decorativo. De qualquer forma, não vai necessitar de a decoração no portão da garagem, a meu ver, dispensava tal em troca de alguma limpidez, que depois até deixa respirar melhor os losângulos das chaminés (ficarão estes mais beneficiados se tiverem menos concorrência barulhenta o ocupar a vista). Pensem nisso.
  15.  # 395

.
      IMG_20200819_215000.jpg
  16.  # 396

Gosto de tudo nesta foto. Numa outra casa de fds que remodelamos a porta de entrada é igual mas em bordeux. A minha vai ficar assim gira, vai ver. Mais ainda com as vossas sugestões ;-)
  17.  # 397

Colocado por: CMartin
    Não saberia descrever melhor. É esse estilo que queremos, o nosso estilo, a nossa identidade refletida na casa. Casa de campo, de gente que trabalha a terra, do homem que vai lavrar e chega a casa e tem almoço na mesa, da mulher que enrola as cebolas e os alhos para guardar, da mulher que conhece bem a mima as suas galinhas.
    Há uma arquitetura proporcional e certinha para nós? Não sei. Planeamos o melhor que sabemos e fomos (e continuamos a ser) orientados. Tenho a certeza que vai ficar bonita, agradável por dentro e por fora. Sem imponência mas distinta. E no fim vamos sentir orgulho por ter conseguido acertar na simplicidade da beleza. E isso são os toques da minha mulher ;-)

Obrigado pelas palavras. Sim, vivo e trabalho na zona de Lisboa (Linda a Velha)

Não sei. Mas parece-me que, a basear no perfil do dono de obra (do que é possível adivinhar num ambiente que é um fórum, pelas suas palavras e descrições simples e humildes (e todas a acabar em "inho" :o) ) e embora entenda e concorde com o desabafo do Pedro Barradas (que, por outro lado é um arquitecto muito técnico, muito certinho, o que dificilmente permite devanear :o)) é-me fácil acreditar de que, com um toque aqui e outro alí, se vai conseguir fazer uma casa que reflecte um estilo. Pode não ser a alma historicamente correcta, ou arquitecturalmente proporcional ... mas um estilo com muito amor. E isso também se vê nas arquitecturas e nas casas. Porque não é show off, vem de dentro das pessoas. É genuíno.
    Não sei se compreendem o que estou a tentar dizer. É muito aconchego, e isso, vejo com muito carinho. Uma casa amada assim :o) só pode ter uma alma, nem que seja uma alma muito própria.
  18.  # 398

Colocado por: CMartin

Não saberia descrever melhor. É esse estilo que queremos, o nosso estilo, a nossa identidade refletida na casa. Casa de campo, de gente que trabalha a terra, do homem que vai lavrar e chega a casa e tem almoço na mesa, da mulher que enrola as cebolas e os alhos para guardar, da mulher que conhece bem a mima as suas galinhas.
    Há uma arquitetura proporcional e certinha para nós? Não sei. Planeamos o melhor que sabemos e fomos (e continuamos a ser) orientados. Tenho a certeza que vai ficar bonita, agradável por dentro e por fora. Sem imponência mas distinta. E no fim vamos sentir orgulho por ter conseguido acertar na simplicidade da beleza. E isso são os toques da minha mulher ;-)

Obrigado pelas palavras. Sim, vivo e trabalho na zona de Lisboa (Linda a Velha)
    Concordam com este comentário: CMartin
  19.  # 399

Pedro... e a Arquitectura Thiago Braddel
    https://m.facebook.com/thiagobraddellarquitectura/?locale2=pt_PT
  20.  # 400

Os "contrafortes" das esquinas são para agarrar o quê?

0.0574 seg. NEW