Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 821

Colocado por: Casa da HortaPronto, o meu dia está ganho!

Calma!

Colocado por: Casa da HortaZedasilva considerar que o anexo não ficou assim tão preponderante em relação à moradia
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta
      lixo.jpg
  2.  # 822

Pois, esse sombreado elucida bem. Em termos de volume não me importo porque para nós o anexo sempre foi uma prioridade. Acho que erramos foi na altura da parede da extrema e no consequente cume do telhado. Com o da moradia feito, e em certos angulos, os 2 parecem melhor equilibrados ou pelo menos não exageradamente desproporcionais. É tudo o que posso desejar agora. Com o tempo irei habituar-me como muito bem diz.
    Obrigado. Sim, o dia já está a correr bem 😉
  3.  # 823

Colocado por: Casa da HortaCom o tempo irei habituar-me

Em noites de lua cheia é mais complicado mas nas restantes aquilo passa despercebido.
    Agora a sério, ainda que a estética seja importante, mais importante é a qualidade construtiva, nessa ainda vai a tempo de fazer melhorias. Tenha atenção às soleiras, corte térmico e impermeabilização da base de assentamento é fundamental, o custo é zero. Os ganhos que vai ter ao longo da vida útil da casa são imensuráveis.
    Concordam com este comentário: Anonimo1710
  4.  # 824

A 2a lareira a ganhar forma. O pedreiro já mal se lembra da última que fez deste estilo!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin
      20201008_153651.jpg
      20201008_160827.jpg
  5.  # 825

Colocado por: Pedro Barradasdeveria ser XPS

Se calhar até era. Era azul.
  6.  # 826

Colocado por: rjmpiresresistência mecânica ou térmica

A obra em questão é em LSF, por isso as paredes ainda iam levar com isolamento de lã de rocha, mais placa de osb e duas de gesso cartonado.

A questão térmica não terá sido o principal critério.

De qualquer modo, reparei que o isolpro não suporta aparafusamento em qualquer sítio das placas. Tem uma rede de fibra pelo meio, e de 30 em 30 cm, tem uma tira de chapa galvanizada, onde devem ser colocados os parafusos. Estavam a usar parafusos galvanizados de cabeça sextavada, autorroscantes, e entre o isolpro e os perfis metálicos aplicaram uma manta phonoterm. No entanto para fixação aplicaram parafusos apenas de 60 em 60cm. Não sei se estará de acordo com os parâmetros do fabricante.
      20200922_165534.jpg
  7.  # 827

Colocado por: Anonimo16062021
    Densidade 25?

Sim, foi o que me disse. Que usava o de 25. Que havia de 16 e 21 e também de 30. Pareceu-me uma boa aposta.
  8.  # 828

Normalmente é de 100...
  9.  # 829

Eps60...E eps100.
  10.  # 830

Pois, não sei explicar...
    As soleiras com corte térmico... Tenho que aceitar que o meu construtor sabe fazer bem o que faz, mas fica desconfortável com alterações ao seu modus operandi. Segundo ele, a vantagem não justifica o valor acrescido porque não havendo aquecimento no interior as diferenças de temperatura não são tão significativas. Podia insistir e exigir (e pagar) essa solução? Podia. Mas será que vale a abertura de espinhos na nossa saudável relação? Não sei...
    Nós criamos galinhas para lhe dar, a mulher dele faz marmelada e manda-me. Eu dei-lhe uma plaina electrica da Ryobi que usava pouco, traz-me sacos de alperces que a minha filha adora, os meus vão à horta dele encherem-se de morangos!

O que nos pode levar à discussão sobre se é preferível ter no construtor um "amigo" ou um profissional que executa...
  11.  # 831

Colocado por: Anonimo16062021
    Eu acho que você anda um pouco perdido no que ao EPS diz respeito

Se as opções começavam no 16 e vão até 30, ele escolher o 25 pareceu-me bem.
    Perdido não digo, mas indiferente a pormenores técnicos. Para mim é capoto :-)
  12.  # 832

Colocado por: Casa da HortaPois, não sei explicar...
    As soleiras com corte térmico... Tenho que aceitar que o meu construtor sabe fazer bem o que faz, mas fica desconfortável com alterações ao seu modus operandi. Segundo ele, a vantagem não justifica o valor acrescido porque não havendo aquecimento no interior as diferenças de temperatura não são tão significativas. Podia insistir e exigir (e pagar) essa solução? Podia. Mas será que vale a abertura de espinhos na nossa saudável relação? Não sei...
    Nós criamos galinhas para lhe dar, a mulher dele faz marmelada e manda-me. Eu dei-lhe uma plaina electrica da Ryobi que usava pouco, traz-me sacos de alperces que a minha filha adora, os meus vão à horta dele encherem-se de morangos!

O que nos pode levar à discussão sobre se é preferível ter no construtor um "amigo" ou um profissional que executa...

Lol, muito friendly
  13.  # 833

Fazer uma soleira com corte térmico não tem acréscimo nenhum em relação ao "tradicional"
    É uma questão de estar disponível para aceitar que não é por fazer assim durante 30 anos que estou a fazer bem
    Concordam com este comentário: CMartin, jorgealves, Dias12
  14.  # 834

Colocado por: Casa da HortaPodia. Mas será que vale a abertura de espinhos na nossa saudável relação? Não sei...

Temos que valorizar estas coisas, sim. São amigos, e os amigos tratam-nos com deferência e respeito. Eu não criaria facilmente espinhos a troco de nada, ou de muito pouco. Teria que saber, no risco que incorria, na obra ou na amizade, e pesar de facto os prós e contras, na obra.
    Concordam com este comentário: Casa da Horta
  15.  # 835

Pode talvez sugerir, ou deixar a deixa, aos poucos, para ver se há receptividade aparente ou não a uma ou outra sugestão de maior relevância. Se não fossem amigos, talvez a posição do Casa fosse diferente.
  16.  # 836

Colocado por: zedasilvaFazer uma soleira com corte térmico não tem acréscimo nenhum em relação ao "tradicional"
    É uma questão de estar disponível para aceitar que não é por fazer assim durante 30 anos que estou a fazer bem

É o desconforto de estar pouco familiarizado com a solução. Porque por aqui parece que pouca gente se preocupa com isso ou então quem o procura, tal como eu, não é exigente nesse ponto. Fazemos mal? Se calhar sim. Aceitar são cedências controladas que nos podem trazer benesses noutros aspectos que até nos são mais queridos. Por exemplo, a seguir à conversa da soleira aproveitei a onda favorável para pedir uma bancada em cimento afagado para o lavatório da wc. E mostrou-se super disponível! Já antes tinha querido introduzir o tema e atalhou logo que o ideal era comprar um móvel... está a ver o jogo? :-)
  17.  # 837

É para os enchidos, já apetece!
  18.  # 838

Colocado por: CMartinPode talvez sugerir, ou deixar a deixa, aos poucos, para ver se há receptividade aparente ou não a uma ou outra sugestão de maior relevância. Se não fossem amigos, talvez a posição do Casa fosse diferente.

Sabe que eu próprio me questiono se prefiro tê-lo a fazer da maneira que não está habituado. Certo ou errado, a verdade é que sou dado a confiar. Gosto de estar despreocupado e não andar a ver onde posso "melhorar". Se reparar as ajudas que procuro no fórum não são normalmente técnicas, são estéticas e funcionais. :-)
    Concordam com este comentário: CMartin
  19.  # 839

Nem tudo na vida é rendibilade, gozo também vale
  20.  # 840

Colocado por: Anonimo06082021

é mesmo uma lareira aberta?

vai queimar lenha ou vai fazer feitio?

Daquelas à seria. Sim, é para queimar lenha. Que Deus mantenha os meus pais muito anos por todas as razões, entre as quais as carradas de lenha ajeitadinha/cortadinha que me traz ;-)
    Concordam com este comentário: leonorb

0.2470 seg. NEW