Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: Casa da HortaFoi só lá à montaria ao javali?

Sim... inserida na feira do turismo e caça.
  2. Colocado por: NTORIONalguma protecção

Envolve com uma manta de 1cm de aerogel, fabricado em Coimbra, seguro com umas braçadeiras metálicas e isso fica amenizado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta
  3. Já agora, o fumeiro tem que apanhar com o fumo, mas não com o calor forte que passa na chaminé. Tudo o que é bom demora o seu tempo.

A minha mãe conta uma estórias em que ia com as amigas, à noite, abrir uma chouriças que estavam ao fumeiro, tiravam uns pedaços para empurrar com um tinto, e voltavam a atar... A minha avó estranhava que mingavam muito ao secar as chouriças.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas, Casa da Horta
  4. Sim, eu sei
    Mas tudo tem/tinha a sua época ainda que as chaminés fossem muito grandes
  5. As chaminés grandes é que faziam bons fumeiros ou entao sem chamines como era a cozinha onde cresci, cozinha de paredes completamente pretas!
    Com chaminé o fumeiro apanha se mais depressa
    Concordam com este comentário: leonorb
  6. Mais para norte, verdade?
  7. Quando era para fumeiro, com estas chaminés altas, puxavam simplesmente o fogo um pouco mais para fora do perímetro da chaminé.
  8. Mas depois havia quem tivesse apenas uma para tudo
    Bem bom!
  9. Colocado por: leonorbMais para norte, verdade?
    Sim, terra de fumeiro,cozido à portuguesa, anho assado no Forno e vinho verde :)
    • DR1982
    • 22 outubro 2020 editado
    Colocado por: Anonimo06082021

o que faz um bom fumeiro é o tipo que se usa e não as chaminés.
    Tipo De lenha deve ser o que ueria dizer... tambem, mas as chaminés tambem contam
  10. E qualidade da carne, de vinho e temperos:)

A tripa também deve importar, mas agora vem tudo do mesmo, já não há ponto para comparação...
  11. Colocado por: ricardo.rodriguesE qualidade da carne, de vinho e tempêros:)

A tripa também deve importar, mas agora vem tudo do mesmo, já não há ponto para comparação...
    Tudo do mesmo?
  12. Colocado por: Anonimo06082021

tantas cozinhas antigas que não tinham chaminés....muitas tinham e tem um "Lar".

onde queima a lenha nada mais.
    Foi o que eu disse, na cozinha onde cresci nao havia sequer chaminé, era a lareira e ponto!
    Paredes pretas e sarilhos pendurados nas vigas de madeira!
  13. Colocado por: DR1982Tudo do mesmo

Sim... já foi a quantas matanças do porco onde viu limpar as entranhas para depois ir lavar e meter na água com limão para depois fazer os enchidos...

Não estarei muito enganado, que já "ninguém" está com isso e compra tripa seca...
    Concordam com este comentário: nunos7
  14. Colocado por: DR1982Sim, terra de fumeiro,cozido à portuguesa, anho assado no Forno e vinho verde :)

Cozido é para outro tópico 🙂, os "meus" cozidos são mais para sul. Tudo resto 5*
  15. Tripa seca é uma coisa... má. Há umas que nem são de porco, cheiram mal... são importadas estranhas. Nem queria acreditar quando ví
  16. Colocado por: ricardo.rodrigues

Sim... já foi a quantas matanças do porco onde viu limpar as entranhas para depois ir lavar e meter na água com limão para depois fazer os enchidos...

Não estarei muito enganado, que já "ninguém" está com isso e compra tripa seca...
    Concordam com este comentário:nunos7
    Não faço ideia do que é isso de tripa seca.
    Na minha terra ainda se mata o gajo, alguns nascidos em casa e criados com lavagens e farinha milha, mata se o gajo e queima se a palha para ficar mais amarelo, ainda se aproveita o sangue, ainda se salga presuntos e por ai fora...
  17. Colocado por: Anonimo06082021a cozinha da minha avó paterna era....chão de terra,telhado colmo,perguiceiro,lar,um louceiro,uma banca em lousa....

agora nesta altura eram umas castanhas no meio de erguiço/caruma..no lar

Onde?
  18. Colocado por: Anonimo06082021sopa à lavrador
    cozida ao lume, na panela de ferro de tripé.
  19. Colmo de milho, verdade?

0.3924 seg. NEW