Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: Anonimo06082021a cozinha da minha avó paterna era....chão de terra,telhado colmo,perguiceiro,lar,um louceiro,uma banca em lousa....

agora nesta altura eram umas castanhas no meio de erguiço/caruma..no lar
    A da minha avo ainda existe, de porta fechada é certo, talvez para sempre, mas ainda la tem a espreguiçadeira de baixar, a banca da louça servida por agua da mina, dois moveis e as panelas de 3 pernas!
  2. Colocado por: DR1982queima se a palha

Isso da palha, já só vejo quando querem mostrar como era o tradicional. Pois é para quem "gosta" do courato com pelos...
  3. Colocado por: Anonimo06082021
    essas panelas quando novas são postas ao lume com água e areia.

As novas ainda valem alguma coisa? Aquilo parece q só agarra ferrugem...
  4. Lol... muita térmica, muita ciência, mas depois...
  5. Colocado por: Anonimo06082021

não é por isso.
    Foi o que sempre ouvi, e olhe sou de famila de matadores de porcos :)
    Ultimamente queimam a gaz e nomfim passa-se a palha para dar cor
  6. Colocado por: Anonimo06082021e as almofadas eram de munha.....que saia da dobadora das espigas...dos carolos.

Eu ainda dormi com essas almofadas e também com colchões cheios com isso, na minha terra chamam-se camisas do milho.
  7. As novas que se encontram em raras lojas e feiras já não são como antes, mas a ferrugem é porque não sabemos tratar e só se usa por graça
    Antigamente era diário
    Concordam com este comentário: Delubio
  8. Palha há muita... na madeira o colmo é de cana...
  9. Colocado por: leonorbmas a ferrugem é porque não sabemos tratar

Alguém sabe? James?
  10. Colocado por: Anonimo06082021palha é por causa do gosto e não da cor.

Tenho uma leve ideia q na minha zona era com agulhas de Pinheiro... Já não me lembro... Mas lembro do sarrabulho ou da carne gorda da zona das maminhas com sal e no fogareiro... O porco era estonado em cima da carroça dos bois 😁
  11. Colocado por: Anonimo06082021

quem usa as panelas diariamente elas não ganham ferrugem.

Mas antes de se cozinhar nelas tem q se fazer qq coisa...
  12. Amanhã já sei... ainda tenho a quem perguntar
    Resta saber se são o mesmo... ainda vejo na feira mas nunca questionei sobre origem. Às tantas já são made in china
    Concordam com este comentário: nunos7
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nunos7
  13. Colocado por: Anonimo06082021

não spu de família de matadores mas criávamos porcos em casa....

é uma contradição.

a palha é por causa do gosto e não da cor.

queimados/chamuscados com gás a carne não fica igual.
    Ainda cheguei a ajudar a queimar/raspar alguns só a palha, mas iltimamente é sempre como difo, chamiscados a maçarico e depois em alguns da-se uma volta com palha, dizem que é para dar cor ao bicho, mas nao faço ideia...
    Primeiro eram mortos non carro de bois Seguros com cordas e agora é num banco tipo báscula com cintas, ate os anhos sao desfolados com compressor, os tempos mudam, mudam e qualquer dia acaba tudo, indo os antigos estas coisas vao com eles
  14. Colocado por: nunos7
    Tenho uma leve ideia q na minha zona era com agulhas de Pinheiro... Já não me lembro... Mas lembro do sarrabulho ou da carne gorda da zona das maminhas com sal e no fogareiro... O porco era estonado em cima da carroça dos bois 😁
    E as feveras no dia de desmanchar o gajo, so com sal na brasa, ate estala :)
    Concordam com este comentário: nunos7
    •  
      nunos7
    • 23 outubro 2020 editado
    Raspar com as caricas das garrafas... Eram pregadas num pedaço de madeira 😉
    Concordam com este comentário: RASP
  15. Mau! Estavamos a falar de panelas
    (coitado do Casa... tem o tópico todo poluido)
  16. Panelas, porcos, fumeiros, tem tudo a ver... Sorry Casa 😊
  17. Colocado por: Anonimo06082021

os verdadeiros "matadores" tinham facas "personalizadas" para o efeito...tinham varias,cada uma com função diferente.

a de matar era especifica....era só para matar,tinha um desenho e dimensão diferente das outras.

depois tinham um "banco" próprio para deitar e amarrar o porco.

depois tinha um cordel para lacar o focinho do porco.

a mim tocava-me sempre segurar as patas traseiras....mas cheguei a segurar as da frente também.

Ainda tenho um familiar assim, com as facas, com as facas, com a quitela, e isso tudo que diz... se tivesse em Portugal ainda aprendia a arte com ele
  18. Colocado por: Anonimo06082021torresmos

Ui torresmos... Já marchavam 😅😅
    Concordam com este comentário: branco.valter
  19. Colocado por: Anonimo06082021

nós era rojões e o sarrabulho ...e torresmos
    Tambem, sangue com açúcar... e no dia da desmancha la ia levar um bocadinho de carne a este e aquele, vizinhos, familiares...

0.4563 seg. NEW