Colocado por: Anonimo06082021a cozinha da minha avó paterna era....chão de terra,telhado colmo,perguiceiro,lar,um louceiro,uma banca em lousa....A da minha avo ainda existe, de porta fechada é certo, talvez para sempre, mas ainda la tem a espreguiçadeira de baixar, a banca da louça servida por agua da mina, dois moveis e as panelas de 3 pernas!
agora nesta altura eram umas castanhas no meio de erguiço/caruma..no lar
Colocado por: DR1982queima se a palha
Colocado por: Anonimo06082021
essas panelas quando novas são postas ao lume com água e areia.
Colocado por: Anonimo06082021Foi o que sempre ouvi, e olhe sou de famila de matadores de porcos :)
não é por isso.
Colocado por: Anonimo06082021e as almofadas eram de munha.....que saia da dobadora das espigas...dos carolos.
Colocado por: leonorbmas a ferrugem é porque não sabemos tratar
Colocado por: Anonimo06082021palha é por causa do gosto e não da cor.
quem usa as panelas diariamente elas não ganham ferrugem.
Colocado por: Anonimo06082021Ainda cheguei a ajudar a queimar/raspar alguns só a palha, mas iltimamente é sempre como difo, chamiscados a maçarico e depois em alguns da-se uma volta com palha, dizem que é para dar cor ao bicho, mas nao faço ideia...
não spu de família de matadores mas criávamos porcos em casa....
é uma contradição.
a palha é por causa do gosto e não da cor.
queimados/chamuscados com gás a carne não fica igual.
Colocado por: nunos7E as feveras no dia de desmanchar o gajo, so com sal na brasa, ate estala :)
Tenho uma leve ideia q na minha zona era com agulhas de Pinheiro... Já não me lembro... Mas lembro do sarrabulho ou da carne gorda da zona das maminhas com sal e no fogareiro... O porco era estonado em cima da carroça dos bois 😁
os verdadeiros "matadores" tinham facas "personalizadas" para o efeito...tinham varias,cada uma com função diferente.
a de matar era especifica....era só para matar,tinha um desenho e dimensão diferente das outras.
depois tinham um "banco" próprio para deitar e amarrar o porco.
depois tinha um cordel para lacar o focinho do porco.
a mim tocava-me sempre segurar as patas traseiras....mas cheguei a segurar as da frente também.
Colocado por: Anonimo06082021torresmos
Colocado por: Anonimo06082021Tambem, sangue com açúcar... e no dia da desmancha la ia levar um bocadinho de carne a este e aquele, vizinhos, familiares...
nós era rojões e o sarrabulho ...e torresmos