Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: Casa da HortaEstão quase aí os diospiros

Já comi muitos 👌🏻
    Romãs dou aos amigos, não sou grande apreciador
  2.  # 2

Fogo, nao vejo a hora de me livrar das silvas e todo o resto do matagal para poder também plantar umas dezenas de árvores de fruto. Ao lera vossa conversa só me avisa esse sonho de criança.
  3.  # 3

As silvas podem dar boas amoras silvestres...
  4.  # 4

Colocado por: Pedro Barradas
    sumo...

E as sementes? Sao tantas e tão pequenas. Filtra? Nunca tinha pensado no sumo... deve ser carregado de nutrientes saudáveis.
  5.  # 5

Colocado por: rjmpires
    Já comi muitos 👌🏻
    Romãs dou aos amigos, não sou grande apreciador

Falava dos meus. O meu diospireiro é mais tardio. Mas estão tão grandes 😋
  6.  # 6

Primeiro tiras as bagas.
    depois.
    mete as bagas todas num passador grande. o passador enfiado num atijela.
    Pega numa colher de pau e vai esmagando/ espremendo o suco dos bagos. também serve o maço do almofariz, se for de pedra, melhor.
    Atenção que a madeira vai ficar tingida... mas não altera o sabor dos alimentos.

bons sumos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta
  7.  # 7

Colocado por: MduvidasAs silvas podem dar boas amoras silvestres...

Todos os anos faço a volta das amoras... Finais de agosto. este ano, com seca, não foi bom. ainda apanhei umas quants.

Também faço a volta das amoras, das morus nigra. Numa povoação aqui a 20km, tem uma serie delas perto do cemitério. este ano foi cerca de 1l delas, metade fiz compota.. excelentes.
  8.  # 8

Colocado por: HAL_9000Fogo, nao vejo a hora de me livrar das silvas e todo o resto do matagal para poder também plantar umas dezenas de árvores de fruto. Ao lera vossa conversa só me avisa esse sonho de criança.

Esse sim é o espírito que gosto, ter espaço e desejar plantar árvores de fruto. O DR devia inspirar-se em si...
    Plante já numa zona que tenha livre e ficam a ganhar raiz. No inverno de 2021 muda-os para o sitio definitivo. Fiz isso com limoeiro, clementina nules (plante uma desta variedade por favor...)
  9.  # 9

Colocado por: MduvidasAs silvas podem dar boas amoras silvestres...
    Estas só dão espinhos mesmo, há 3 anos seguidos que perco horas e horas a cortar, crescem a uma velocidade impressionante. Finalmente te declaro que desisto e vai tudo a erbicida para eu Poder finalmente fazer a minha horta.
  10.  # 10

Colocado por: Casa da HortaPlante já numa zona que tenha livre e ficam a ganhar raiz. No inverno de 2021 muda-os para o sitio definitivo
    Eu tenho terreno limpo, mas não junto a casa, no sítio definitivo por assim dizer, esse transplante Mais tarde não as poderá matar? Gosto da sua filosofia de vida relativamente ao viver o campo.
  11.  # 11

Colocado por: HAL_9000Eu tenho terreno limpo, mas não junto a casa, no sítio definitivo por assim dizer, esse transplante Mais tarde não as poderá matar? Gosto da sua filosofia de vida relativamente ao viver o campo.

Abranda o crescimento na altura mas não morrem. No verão precisam ser regadas, veja se vale depois o trabalho de carregar para lá com água...
    Gosto disto, é o que é. Por ex, estou a preparar-me para regressar à cidade e vou de mala composta con batata, cebolas, alhos, espinafres, alface, pimentos, tomate, salsa, coentros, figos, nabiças... tudo criado aqui. Como pode não se gostar disto? 😀
  12.  # 12

Colocado por: Anonimo09092021A minha pequena comeu quilos de amoras este ano. Temos todo o perímetro do terreno com silval que peço sempre para não ser tirado na altura da limpeza por causa da minha mulher e da minha filha que são malucas...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Casa da Horta

Pois, consigo imaginar a sua linda família a fazer isso! Engraçado, entre mim, o hall com 10 mil e o Fvicente com 8 mil temos mais de 2 hectares de terreno! Quer dizer muito e justifica a gente dar-se bem 😀
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HAL_9000
  13.  # 13

Colocado por: Casa da Horta
    Sim, a chapa remata chumbada na parede. A ver se consigo uma foto amanha.

Bigmouse,
    subi o andaime mas tive medo de subir ao telhado e nao deu melhor que isto... mas repare naquela chapa que se vê com zoom na ligação das telhas com a chaminé. Serve para desviar a água que se junta ali. A chapa faz um L onde a perna pequena (do L) fica chumbada na parede. Deu para compreender? É o sistema que o meu construtor usa, garantido a 150%! 😀
      20201005_171851.jpg
  14.  # 14

Na parte lateral também levou o chapa, ou foi só aberto o rasgo e chumbaram as telhas e remataram?

Sabe qual é o material da chapa?

Colocado por: Casa da Horta
    Bigmouse,
    subi o andaime mas tive medo de subir ao telhado e nao deu melhor que isto... mas repare naquela chapa que se vê com zoom na ligação das telhas com a chaminé. Serve para desviar a água que se junta ali. A chapa faz um L onde a perna pequena (do L) fica chumbada na parede. Deu para compreender? É o sistema que o meu construtor usa, garantido a 150%! 😀
      20201005_171851.jpg
    •  
      jorgand
    • 5 outubro 2020 editado

# 15

Isto para a minha zona nao se faz assim, na minha maneira de ver esta um pouco aldrabado.
    Nos fazemos um rufo em toda volta da chaminé, muitas fiz que metia sizal para a massa de arremate nao partir.
    Concordam com este comentário: nbastos, zinna
  15.  # 16

Tem fotos de como fazia?

Colocado por: jorgandIsto para a minha zona nao se faz assim, na minha maneira de ver esta um pouco aldrabado.
    Nos fazemos um rufo em toda volta da chaminé, muitas fiz que metia sizal para a massa de arremate nao partir.
  16.  # 17

Fotos nao tenho faz mais de 20 anos que nao trabalho ai, mas ainda hoje e normal ainda se fazer da mesma forma.
  17.  # 18

Colocado por: BigmouseNa parte lateral também levou o chapa, ou foi só aberto o rasgo e chumbaram as telhas e remataram?

Sabe qual é o material da chapa?

Na lateral não, as telhas estão chumbadas na parede. A água não acumula ali. Vou ter de perguntar o material e logo que saiba digo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bigmouse
  18.  # 19

Pode vir a ter infiltrações , basta ( o que é espectável) a massa partir..
    Concordam com este comentário: nunos7
  19.  # 20

Colocado por: nbastosPode vir a ter infiltrações , basta ( o que é espectável) a massa partir..

Pode acontecer sim senhor. Vou lá, dou 3 ou 4 demão de fibraflex cor tijolo e fica impec!Nem preciso maçar ninguém.

0.2749 seg. NEW