Iniciar sessão ou registar-se
    • Canos
    • 23 fevereiro 2020

     # 1

    Olá a todos,

    Pretendo construir uma moradia. Mas como nunca preguei um prego na vida :) gostava de ler sobre o assunto. Pois sei que existem as etapas de pedreiro e carpintaria. Mas não sei mais do que isto. Resumindo, a falar com qualquer empresa de construção fico rapidamente a ver navios.

    Aconselham algum livro para ficar a perceber melhor sobre as etapas de construção de uma moradia. Com uma pesquisa rápida na internet descobri este livro: http://www.construirasuacasa.com.br/
    Também existem muitos canais no youtube, mas gostava de encontrar algo que transmitisse a nossa realidade.

    Obrigado
    Concordam com este comentário: Palhava
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Palhava
  1.  # 2

    Colocado por: Canosgostava de encontrar algo que transmitisse a nossa realidade


    Fico com a ideia que os portugueses não são muito de ensinar o que sabem...

    E põem para baixo quem quer aprender.
    Concordam com este comentário: SS1128, Canos, dmartins, nupema
    • Canos
    • 23 fevereiro 2020

     # 3

    Colocado por: Palhava

    Fico com a ideia que os portugueses não são muito de ensinar o que sabem...

    E põem para baixo quem quer aprender.


    Ora aí está uma coisa acertada. Por isso que temos o mercado cheio de vigaristas e as empresas profissinais são obrigadas a praticar preços baixos, devido à concorrência desleal mais um público que não percebe nada (pois não tem formação nem os assuntos são falados).

    No meu ponto de vista o que falta é regras. Pois é necessário defender quem faz bem mas também é necessário instruir o público para que este saiba distinguir os vigaristas. E nisso a culpa é de quem sabe, pois não partilha.

    Por isso que gostava de ler um livro sobre o assunto e na nossa realidade. Pois já contactei várias empresas e cada uma diz uma coisa (e grande parte é a ferros, pois a malta não gosta de planeamentos nem de compromissos - haa, e a comunicação é sempre feita por telefone, pois a malta não gosta muito de escrever, para não ficar registado).

    Enfim....ainda temos muito que melhorar.
    Concordam com este comentário: SrR, nupema
  2.  # 4

    Colocado por: CanosPor isso que gostava de ler um livro sobre o assunto e na nossa realidade.

    Tire o curso de engenharia civil.

    Colocado por: CanosPois já contactei várias empresas

    Empresas?!!! .... já ouviu falar de arquitetos e engenheiros civis?
    • Canos
    • 23 fevereiro 2020 editado

     # 5

    Colocado por: Picareta
    Tire o curso de engenharia civil.


    Empresas?!!! .... já ouviu falar de arquitetos e engenheiros civis?


    Isto é resposta que se dê!?

    Uma coisa é saber fazer, dimensionar e onde comprar os materiais entre outros aspectos. Outra coisa é saber apenas como funciona e ter uma ideia de como se faz.

    Enfim, o tuginha tem medo de perder o trabalho por dizer como se abre a porta. Não vai o outro abrir uma empresa de carpintaria pelo facto de saber como se abre uma porta! É por isso que o mercado está cheio de vigaristas...ganha aquele que for mais convincente e quando o cliente for utilizar a instalação o tipo que a fez já não atende telefones.

    E mais, sim já ouvi falar desses profissionais "já ouviu falar de arquitetos e engenheiros civis?". Mas estou a ficar um pouco saturado de trabalhadores a soldo. Que me tento convencer à base de sorrisos e do "esteja descansado que funciona". País de treta!
    Concordam com este comentário: HelS, mingosm, nupema
  3.  # 6

    O melhor é:

    ter uma obra sua(por exemplo uma remodelação), contratar um pedreiro ao dia e ficar com ele a trabalhar e a aprender.
  4.  # 7

    Há um canal de YouTube muito bom para aprender

    Ouroboros arq
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Canos
  5.  # 8

    Canos

    também não sei se com a sua "retórica" alguém estará a disposto a "dar aulas".
    qual é a sua profissão? por exemplo se for economista está disposto a dar-me pro bono todo um curso de aplicações financeiras?
    acho que devia talvez com mais humildade perguntar efetivamente o que pretende ao certo, na construção como em outras áreas as pessoas trabalham para ganhar a vida. Não é preciso meter tuguisse á toa.
    existem centenas de publicações sobre o assunto, terá que fazer a sua pesquisa. procure no google palavras chave por exemplo: planeamento de obra; caderno de encargos; orçamentação de obras; construção passo a passo; ordem dos arquitetos; ordem dos engenheiros; manual do construtor; direção técnica da obra; ………….
    é que propriamente ninguém de uma forma geral tem essa sumula de conteúdos todos reunidos num só documento ou publicação. os arquitetos andam a estudar anos assim como os engenheiros, assim como os construtores, assim como os gestores, etc, não há propriamente uma bíblia na gaveta da secretária para consulta.
    Concordam com este comentário: rjmpires, spvale
    • Canos
    • 23 fevereiro 2020 editado

     # 9

    Colocado por: marco1Canos

    também não sei se com a sua "retórica" alguém estará a disposto a "dar aulas".
    qual é a sua profissão? por exemplo se for economista está disposto a dar-me pro bono todo um curso de aplicações financeiras?
    acho que devia talvez com mais humildade perguntar efetivamente o que pretende ao certo, na construção como em outras áreas as pessoas trabalham para ganhar a vida. Não é preciso meter tuguisse á toa.
    existem centenas de publicações sobre o assunto, terá que fazer a sua pesquisa. procure no google palavras chave por exemplo: planeamento de obra; caderno de encargos; orçamentação de obras; construção passo a passo; ordem dos arquitetos; ordem dos engenheiros; manual do construtor; direção técnica da obra; ………….
    é que propriamente ninguém de uma forma geral tem essa sumula de conteúdos todos reunidos num só documento ou publicação. os arquitetos andam a estudar anos assim como os engenheiros, assim como os construtores, assim como os gestores, etc, não há propriamente uma bíblia na gaveta da secretária para consulta.


    Como já escrevi existe uma diferença entre saber a fundo uma questão (ao ponto de ser capaz de ganhar dinheiro com a mesma) ou ter um conhecimento geral do assunto (de forma a não ser enganado).
    Da quantidade de publicações que vejo aqui no fórum sobre pessoas enganadas ou construções erradas julgo que já estava mais do que na hora de existir documentação portuguesa que orienta-se quem quer construir aqui em Portugal.

    Não entendo as abordagens que as pessoas estão a ter ao meu posts. Pois em momento algum quis ser espertinho ao ponto de aprender de forma sorrateira.

    Em relação à sua dica de pesquisar aqui no fórum. Obrigado, mas é o que tenho feito. Daí a minha pesquisa/pergunta por documentação que oriente. Pois o que tenho descoberto (uma vez que pretendo construir) é que cada um diz/escreve uma coisa. E nem escrevo sobre o que tenho ouvido em Leroy's e Maxmat.

    Como já escrevi, documentação que orientasse o consumidor e mais transparência em linhas macro iria proteger todos - tanto o consumidor como os prestadores de serviço (empresas). O que consequentemente levaria a legislação e regulamentação.

    Quer ver um exemplo. Segundo o que aprendi em um canal do youtube BR o concreto ou argamassa deve ser certificada pela empresa que fornece o concreto. Significa que as misturas que são feitas em obra (quantidades pequenas), com recurso a baldes e betoneira, devem ser acompanhadas de forma a certificar essa mistura. Pois o não acompanhamento resulta em uma mistura pobre que é feita a "cheiro" pelo profissional.
    Do que vou vendo de obras que vou acompanhando é comum ver a betoneira a trabalhar construindo assim as paredes e outras pequenas partes. No caso do chão e do tecto é que se são utilizados os camiões com grande quantidades de cimento. Com quem tenho conversado (clientes) ninguém tem esses tais certificados de produto (cimento) ou amostras.

    Resumindo, como as coisas são feitas cá em PT?

    Para finalizar, não tente passar a imagem de que sou "pobre e mal agradecido" pois sou tudo menos isso. Afinal, estou a sugerir transparência para área. O que seria importantes para todos (no meu ponto de vista, claro).

    Em relação ao caso de eu ser economista uma coisa seria ensinar a fazer orçamentos (isso teria que ser remunerado). Mas coisas como TANB, TAEG e ler/interpretar contractos deviam ser ensinadas às pessoas. Poderia ser que assim não fossem tantas pessoas enganadas e não existissem tantos contractos (que muitos dizem o mesmo) para o mesmo produto financeiro.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: johnny19
  6.  # 10

    Colocado por: Canosgostava de encontrar algo que transmitisse a nossa realidade.


    Olá, vá p'às obras que aprende mais do que nos livros. Seja voluntário, ofereça a sua ajuda e dar-lhe-ão os conhecimentos que pretende... O que pergunta é muito vago, o que quer saber ao certo?

    Se procura livros, vá à Casa da Arquitectura, tem lá uns quantos livros de interesse. Procure também sobre Engenharia Civil.

    Seja agradecido com quem o ajuda. Boa sorte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vilacova
    • Canos
    • 23 fevereiro 2020

     # 11

    Colocado por: RicardoPortoHá um canal de YouTube muito bom para aprender

    Ouroboros arq


    Obrigado pela dica.
    Já estive a pesquisa/ver os vídeos e são muito úteis. Dão a ideia geral que preciso para saber como construir a casa.
    • Canos
    • 23 fevereiro 2020 editado

     # 12

    Colocado por: PalhavaO melhor é:

    ter uma obra sua(por exemplo uma remodelação), contratar um pedreiro ao dia e ficar com ele a trabalhar e a aprender.


    Vou-me divorciar da minha mulher e casar com uma que tenha na família empreiteiros. Assim fica tudo em família!
    Leia novamente as minha publicações e veja que o pretendo é ter uma ideia geral das etapas de construção. Afinal estamos a construir uma casa, não uma casota para o cão!
  7.  # 13

    já leu alguma vez um caderno de encargos?
    pode ser que ajude, por exemplo está lá tudo em relação á qualidade do betão, forma de aplicação e uma série de procedimentos da sua execução.
    • Canos
    • 23 fevereiro 2020 editado

     # 14

    Colocado por: marco1já leu alguma vez um caderno de encargos?
    pode ser que ajude, por exemplo está lá tudo em relação á qualidade do betão, forma de aplicação e uma série de procedimentos da sua execução.


    E eu escrevo mandarim?
    O que eu escrevi na minha primeiro publicação? O objectivo é mesmo esse. Ler um caderno de encargos para ter uma ideia geral do que estes devem ter. Apenas isso. Apenas para não ter que aceitar tudo o que o tipo da empresa de construção me diz. Porque para criticar e exigir é preciso saber/conhecer. Por isso as regras e a defesa do consumir são importantes.
  8.  # 15

    Colocado por: Canos

    Obrigado pela dica.
    Já estive a pesquisa/ver os vídeos e são muito úteis. Dão a ideia geral que preciso para saber como construir a casa.

    E quer aprender a construir uma casa de Madeira, tijolo, blocos, betão, LSF, palha, pedra?
    •  
      aacc
    • 23 fevereiro 2020

     # 16

    em Portugal a auto-construção é proibida
    Concordam com este comentário: Canos
  9.  # 17

    Canos pesquisando vai encontrar

    por exemplo comece a partir deste índice penso que disponível na ordem dos arquitetos, associação de construtores ou outros organismos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Canos
  10.  # 18

    @Canos
    Um pontapé de saida: https://www.e-konomista.pt/construir-uma-casa/
    Talvez a partir daqui consiga pesquisar de forma mais detalhada ou pedir ajuda de forma mais concreta
    Algumas câmara municipais, disponibilizam um "mini roteiro" para licenciamento, com informações úteis. Pergunte no departamento de urbanismo da sua
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Canos
  11.  # 19

    orienta-se

    Orientasse
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Canos
  12.  # 20

    Colocado por: Canos

    Vou-me divorciar da minha mulher e casar com uma que tenha na família empreiteiros. Assim fica tudo em família!
    Leia novamente as minha publicações e veja que o pretendo é ter uma ideia geral das etapas de construção. Afinal estamos a construir uma casa, não uma casota para o cão!


    Com a sua atitude, não vai longe.
    Concordam com este comentário: Canos
 
0.0230 seg. NEW