Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Queria fechar a segunda fase do orçamento da minha moradia, e visto que o empreiteiro tem se atrasado nos prazos nesta primeira fase, queria colocar no contrato uma espécie de clausula com um prazo, caso os prazos não sejam cumpridos, tenha de me pagar uma percentagem pelo tempo de atraso, tipo ao dia ou ao mês.

    O que acham? Sabem o que se pratica, tipo percentagens, etc? Normalmente faz se um caderno de encargos ou apenas o orçamento detalhado é suficiente?

    Obrigado
  2.  # 2

    Colocado por: Daniel CardosoO que acham?

    Acho que ele vai trabalhar para outro lado.
  3.  # 3

    Pois ... difícil de aceitar, temos de ver as 2 partes, e não quero gerar um clima de falta de confiança no homem ... é um excelente empreiteiro, não tenho duvidas, mas prazos não é o forte dele pelo que percebi até agora, mas nenhum é certo?!...
    Há coisas que podiam ser mais simples!
  4.  # 4

    o trabalho dele é bom?
    apesar de não cumprir os prazos, as obras vão andando?

    se trabalhar bem e as obras forem andando e o atraso não for uma coisa escandalosa eu deixava-o andar.

    mais vale andar devagar e fazer bem, do que fazer rápido e tudo mal.
    Concordam com este comentário: Daniel Cardoso
  5.  # 5

    O que me preocupa sao as licencas de contrucao. Vou fazer uma pausa de 6 meses apos o grosso estar concluido. Depois retomo o processo. Vou ter que prolongar a licenca pelo menos mais 1 ano e depois vê-se ... hoje em dia as casas têm de ser contruidas em menos tempo. Antigamente eram 10 anos ou mais. Agora isso ja nao acontece, penso eu ...
  6.  # 6

    Colocado por: Daniel CardosoVou fazer uma pausa de 6 meses apos o grosso estar concluido.

    Primeiro estava com pressa, e agora vai fazer uma pausa?!!...não percebo porque é que está preocupado com os atrasos do empreiteiro, faz uma pausa de 3 meses e o empreiteiro já fica com 3 meses de folga, ou não faz pausa e o empreiteiro fica com 6 meses de folga.
  7.  # 7

    Colocado por: Picareta
    Primeiro estava com pressa, e agora vai fazer uma pausa?!!...não percebo porque é que está preocupado com os atrasos do empreiteiro, faz uma pausa de 3 meses e o empreiteiro já fica com 3 meses de folga, ou não faz pausa e o empreiteiro fica com 6 meses de folga.


    Nao percebe? Quanto mais tempo ele perde agora, menos tempo vou fazer a pausa ou mais licenca vou pagar no final ... conheco pessoas com conhecimentos em contrucao civil e dizem que devo esperar uns 6 meses e o ideal passar por um inverno antes de continuar com a segunda fase ...
  8.  # 8

    Colocado por: Daniel Cardosoconheco pessoas com conhecimentos em contrucao civil e dizem que devo esperar uns 6 meses e o ideal passar por um inverno antes de continuar com a segunda fase


    se for mal feita vai rachar de qualquer maneira
  9.  # 9

    Colocado por: Daniel Cardosoconheco pessoas com conhecimentos em contrucao civil e dizem que devo esperar uns 6 meses e o ideal passar por um inverno antes de continuar com a segunda fase ...

    Tem que lhes perguntar porque é que dizem isso, e já agora porquê 6 meses e não 1 ano.
  10.  # 10

    eu acho que só tÊm disponibilidade daqui a 6 meses ;)
  11.  # 11

    Colocado por: PicaretaTem que lhes perguntar porque é que dizem isso, e já agora porquê 6 meses e não 1 ano.


    a do meu pai teve 10 anos e não foi por causa disso que as rachas não apareceram. se calhar teve foi tempo a mais. eheh
  12.  # 12

    Os casos que conheço normalmente coloca-se um prazo para execução da obra, que normalmente já considera alguma "folga" para acautelar problemas com o tempo, indisponibilidade de materiais, aldrabices do empreiteiro, etc. Findo esse prazo estipula-se um valor fixo como penalidade por cada mês de atraso.
    Não caia no erro de não colocar nada como penalidade. É por causa da mentalidade de muitos que aqui comentam que o mercado de construção está como está, completamente descredibilizado.

    Não se se serve de referência, mas o meu irmão está a começar a construir e tem no contrato prazo de 16 meses com 600€/mês de penalidade para o empreiteiro por cada mês de atraso.
  13.  # 13

    Colocado por: ruimiguelfNão se se serve de referência, mas o meu irmão está a começar a construir e tem no contrato prazo de 16 meses com 600€/mês de penalidade para o empreiteiro por cada mês de atraso.

    Só se o empreiteiro for muito nabo é que vai pagar alguma coisa.
    Então se o atraso é apenas relativo à conclusão da obra, valia mais não terem colocado prazo nenhum.
    Já agora, qual foi a penalização que colocaram no contrato para os atrasos nos pagamentos?
  14.  # 14

    Colocado por: PicaretaSó se o empreiteiro for muito nabo é que vai pagar alguma coisa.

    Confesso que não percebi o seu comentário.
    Eu assino um contrato com penalidades por incumprimento, depois incumpro e só se for nabo é que pago é isso? Acabem-se com os contratos em tudo pelos vistos não servem para nada.

    Colocado por: PicaretaEntão se o atraso é apenas relativo à conclusão da obra, valia mais não terem colocado prazo nenhum.

    Qual é o problema pode explicar? Neste caso o meu irmão vive numa casa alugada cujo contrato tem também um prazo, que coincide +- com estes 16 meses. Basicamente se a obra atrasar e tiver de sair da casa atual, as penalidades acabariam por compensar a eventualidade de ter de suportar uma renda para alugar outra casa por algum tempo.

    Colocado por: PicaretaJá agora, qual foi a penalização que colocaram no contrato para os atrasos nos pagamentos?

    Não tem nada especificado.
 
0.0179 seg. NEW