Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    boa tarde,

    Reparei m com este forum que me parece bastante completo e util, no qual gostaria que me ajudassem no projecto para uma casa, pois ainda sou muito verde nesta area...

    Entao é o seguinte, ja tenho o terreno e pretendo fazer uma casa nao muito grande, rch e 1º, uma coisa simples. Dirigi m a um arquitecto e expliquei isto que descrevi anteriormente e deu m um respectivo orçamento

    Projecto - 5000€ + IVA
    - ARQ. - Levantamento Top.
    - Esp.
    ____________________________

    Entrada projecto - 1000 €
    Proj. aprovado - 2500 €
    Proj. especialidade - 1500€
    ____________________________

    P.S Saúde - 150 €
    Acomp. e resp. da obra / Term resp. - 750 €


    Isto tudo somado prefaz um valor de 10900€ + Iva, o que me parece um valor alto, mas como nao sou muito entendido nisto gostaria de saber a vossa opiniao.
    A zona em concreto é em Arganil. Sei que os valores acima sao um pouco vagos pois tambem nao fizemos nenhum esboço de casa, foi assim uma coisa falada por alto para saber mais ou menos quanto iria gastar.
  2.  # 2

    Acho que o taotal prefaz 5900€.

    Parece que a 2º coluna refere-se à divisão das fases para o pagamento dos 5000€ do projecto.

    Esclareça isso com o Arquitecto.
  3.  # 3

    alto mesmo, isto na minha opinião, procure mais orçamentos e fundamentalmente portfólio e trato de quem contratar.
    cumprimentos
  4.  # 4

    Boas,

    Também me parece que o total é os 5000€ + IVA, a outra parcela é as fases de pagamento.

    Ou melhor os 5000 + 150 + 750 = 5900 + iva.

    Veja lá isso

    Cumprs
  5.  # 5

    É evidente que o total será os 5900 euros... o que vem a seguir é o fraccionamento dos honorários.
    Cumprimentos.
  6.  # 6

    Colocado por: chenneAcho que o taotal prefaz 5900€.

    Parece que a 2º coluna refere-se à divisão das fases para o pagamento dos 5000€ do projecto.

    Esclareça isso com o Arquitecto.


    Tem toda a razão, sem dúvida nenhuma que a 2ª coluna refere-se a fases de pagamento dos honorários, os tais 5000 + iva, liquidados conforme as fases de desenvolvimento do projecto.

    Na minha opinião deverá ter algum cuidado, por parece-me não estar incluído nenhum projecto de execução.

    Peça esclarecimentos ao seu arquitecto e se tiver garantias de que se trata de um bom profissional (dando uma vista de olhos em trabalhos já realizados) e estiver incluído nos honorários o projecto de execução, parace-me um preço justo. Se não estiver incluído está um bocado puxado e deverá encontrar um serviço mais completo por esse preço.

    Cump.
  7.  # 7

    Ainda não falei com o arquitecto para esclarecer essa situação mas agr que voces deram conta tb me parece que os valores a seguir sejam fraccionados.

    Caso o seja os 5900€ + iva = 7080€ é um valor alto? eu ate recorria a mais arquitectos se ouvesse aqui na zoa de arganil, mas so existe 2 um em arganil outro em coja e o de coja nao esta de momento.
  8.  # 8

    Colocado por: rbaptistaAinda não falei com o arquitecto para esclarecer essa situação mas agr que voces deram conta tb me parece que os valores a seguir sejam fraccionados.

    Caso o seja os 5900€ + iva = 7080€ é um valor alto? eu ate recorria a mais arquitectos se ouvesse aqui na zoa de arganil, mas so existe 2 um em arganil outro em coja e o de coja nao esta de momento.


    não precisa de ser mesmo da localidade veja perto dai nas localidades à volta.
    cumps
  9.  # 9

    rbatista,

    O local não é problema, poderá sempre contratar um projectista que não seja do seu Concelho. Só para lhe dar como exemplo, sou da Trofa e tenho um projecto realizado no seu Concelho.
    Peça outros orçamentos, parece-me o mais prudente a fazer, esclarecendo tudo que esta incluído no valor dos honorários, inclusive se contempla as deslocações.

    Cump.
  10.  # 10

    Se em Arganil só tem 2 arquitectos, dê um saltinho a Oliveira do Hospital. Aqui, tem com toda a certeza, por onde escolher. Isto para não falar em Seia...
  11.  # 11

    Vou dar o meu exemplo, para Mafra.
    Tenho recebido propostas desde os 5000€ aos 12500€ (+IVA) para Arq. + Esp + Acompanhamento da obra em 18 meses.
    Isto tudo sem Proj. Execução (aínd não percebi bem se realmente é mesmo necessário/obrigatório ou não).
    Para Proj. Execução tenho recebido propostas desde os 3000 aos 4500€+ IVA. Ou seja, quase o mesmo valor de tudo o resto....

    Portanto, para mim estás na média.
    Agora, eu tb posso estar a receber propostas altas assim como a tua :-)

    P.S. Não há ninguém aqui no forum que esteja no ramo e que queira "oferecer" os seus serviços a preços competitivos na Zona de Mafra e de Arganil? :-)
  12.  # 12

    Só para instaurar um pouco mais a confusão.
    O PSS está caro e justifico porquê.
    Sendo o seu arquitecto tb o autor do PSS tem a vida facilitada pois conheçe perfeitamente a obra e os seus condicionalismos.
    Como o PSS que ele irá fazer é o PSS em fase de projecto é quase certo que já tem um modelo tipo onde apenas é preciso modificar um ou outro pormenor.
    Assim:
    1 hora para modificar o PSS tipo de acordo com a obra em causa - 50,00€
    1/2 hora para imprimir agrafar e assinar todas as cópias - 50,00€
  13.  # 13

    Colocado por: mafgodP.S. Não há ninguém aqui no forum que esteja no ramo e que queira "oferecer" os seus serviços a preços competitivos na Zona de Mafra e de Arganil? :-)


    procure e encontra de certeza, e não falo em mim :)
    esses valores para mim são elevados, principalmente vendo a generalidade da qualidade dos projectos que vou vendo.
    (lá está ele a falar mal da classe :))
    cumprimentos
  14.  # 14

    Colocado por: Fernando Gabriel
    procure e encontra de certeza, e não falo em mim :)

    Já abri um tópico para isso e recebi poucas ofertas :-(
    https://forumdacasa.com/discussion/6355/engenheiro-ou-arquitecto-para-vivenda-concelho-mafra/
  15.  # 15

    Bem, no meu caso contratei com um arquitecto que me cobrará 9000€ (execução inc.) + cerca de 5000€ para as especialidades. Ficará tudo em perto de 14000€, mas tenho a vantagem de ter um arquitecto já galardoado e que se mexe bem na CM (caso haja algum percalço). Agora, 1500€ para especialidades também me parece muito pouco (atenção porque há especialidades e especialidades - ver se a parte eléctrica está completa).
  16.  # 16

    Gonçalo
    Não só arquitectos galardoados se conseguem mexer bem nas câmaras municipais.
    Felizmente ainda há bons funcionários públicos que permitem que outros profissionais tb o consigam

    : )))
  17.  # 17

    Colocado por: Gonçalovantagem de ter um arquitecto já galardoado e que se mexe bem na CM (caso haja algum percalço).


    o problema é que isso que está a dizer é relativo, galardoado não significa bom arquitecto, e mexer com a câmara pode-lhe sair é ao contrario bastante caro.
    digo isto porque essa é uma ideia muito grave, que pode trazer muitos problemas para o dono de obra.
    têm de perder essa ideia as pessoas, já vi muitos casos em que essa ideia trouxe problemas e graves.
    cumprimentos
  18.  # 18

    Colocado por: GonçaloBem, no meu caso contratei com um arquitecto que me cobrará 9000€ (execução inc.) + cerca de 5000€ para as especialidades. Ficará tudo em perto de 14000€, mas tenho a vantagem de ter um arquitecto já galardoado e que se mexe bem na CM (caso haja algum percalço). Agora, 1500€ para especialidades também me parece muito pouco (atenção porque há especialidades e especialidades - ver se a parte eléctrica está completa).
    Tenho recebido para as especialidades valores entre os 1000€ a 4215€ (este com paisagistica)...
    Por acaso, o orçamento que recebi mais elevado e também o mais completo (Arq. + Especialidades com paisagistica + Proj. Execução + Acompanhamento obra em 18 meses) é de 14000€ (Já com IVA).
    O que entende por mexer-se na Câmara?
    Aprovarem algo ilegal / fechando os olhos?
    Não serem tão picuínhas / facilitarem ilegalidades?
    Fazer com que os seus projectos sejam despachados mais rápidos?
    Atenção que há eleições no próximo fim de semana :-) e não se esqueça de que os favores mais tarde ou mais cedo pagam-se com juros ;-)
  19.  # 19

    Colocado por: mafgod
    Colocado por: GonçaloBem, no meu caso contratei com um arquitecto que me cobrará 9000€ (execução inc.) + cerca de 5000€ para as especialidades. Ficará tudo em perto de 14000€, mas tenho a vantagem de ter um arquitecto já galardoado e que se mexe bem na CM (caso haja algum percalço). Agora, 1500€ para especialidades também me parece muito pouco (atenção porque há especialidades e especialidades - ver se a parte eléctrica está completa).
    Tenho recebido para as especialidades valores entre os 1000€ a 4215€ (este com paisagistica)...
    Por acaso, o orçamento que recebi mais elevado e também o mais completo (Arq. + Especialidades com paisagistica + Proj. Execução + Acompanhamento obra em 18 meses) é de 14000€ (Já com IVA).
    O que entende por mexer-se na Câmara?
    Aprovarem algo ilegal / fechando os olhos?
    Não serem tão picuínhas / facilitarem ilegalidades?
    Fazer com que os seus projectos sejam despachados mais rápidos?
    Atenção que há eleições no próximo fim de semana :-) e não se esqueça de que os favores mais tarde ou mais cedo pagam-se com juros ;-)


    Não, nada de ilegalidades. Quando digo mexer-se bem na CM quis dizer em termos de diálogo e possibilidade de fazer pressão para os processos avançarem mais rapidamente. Por exemplo, quando fui à CM falar com a arq. responsável, falei-lhe num nome para uma arq. que tinha em vista contratar e ela, como quem não quer a coisa, torceu o nariz. Eu pensei logo "se contratar essa já sei que vão haver problemas e que isto vai andar tudo entupido e nunca mais resolvo nada". Com este eu sei que será exactamente ao contrário. Não sei se me faço entender... mas, claro, nada de ilegalidades! Nem eu quero!
  20.  # 20

    Não comecem já a fazer filmes. Mexer-se bem na câmara pode querer dizer apenas que se conhecem bem as pessoas, que se tem facilidades em conseguir contactar mais facilmente com elas e de saber exactamente quem contactar afim de se conseguir obter os esclarecimentos mais rapidamente, de se saber à partida como instruir os processos de acordo com as interpretações que determinados técnicos fazem das leis, etc...
 
0.0209 seg. NEW