Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 361

    Colocado por: enf.magalhaesQuanto tempo o covi 19 é contagioso com o doente assintomático é quanto tempo é contagioso após o aparecimento dos sintomas ..... tem uma diferença muito considerável , daí que este seja um vírus auto sustentável sem medidas adequadas e dai que se supõe que este vírus não vá ser sazonal como os outros ....
    Espero bem que estejam enganados....



    Fio Cruz fala em 3/4 tipos de mutações do c19
    • zeto
    • 13 março 2020

     # 362

    Considerações sobre a realidade: - Foi declarada pandemia pela Organização Mundial de Saúde; - Estão a ser tomadas medidas no Sistema Nacional de Saúde que antevêem elevado número de infectados; - A reconhecível impreparação do país para lidar com um fenómeno epidemiológico descontrolado, nomeadamente se este requerer aumento significativo de cuidados intensivos nos hospitais; com a generalização da doença, alguém terá de ficar de fora do sistema; estará medicado, mas em casa; - Já foram identificadas duas estirpes deste vírus, dotadas de diferentes graus de agressividade, e ninguém consegue assegurar que não estejamos na presença de um vírus dotado de elevada mutabilidade, o que mais dificultará a sua abordagem terapêutica e prolongará a epidemia / pandemia; - Diariamente são identificados casos positivos em diversas actividades económicas e em locais de variável densidade populacional; - A proximidade física e os rituais de saudação nos encontros sociais que existem na nossa população aumentam o risco potencial de contágio; - A melhor forma de prevenir a propagação da doença é a redução dos contactos e a adopção de cuidados higiénicos preventivos; - A gerente desta empresa integra grupo de risco agravado, a quem a contaminação aumenta o risco de vida; - Não se sabe se existe e, existindo, qual é o impacto do vírus em fetos em desenvolvimento em mães grávidas. Decisão administrativa: Com base nestes factos, decidimos: - Encerrar o escritório durante todo o dia; para compensar a supressão do contacto directo, aconselhamos o uso do telefone e do email, como meios de comunicação, e as transferências bancárias, como meios de pagamento; - Suspender a execução de reuniões de assembleias de condóminos pelo tempo necessário, as quais serão retomadas quando a monitorização da realidade aconselhar a sua realização; Se nos permitem e não consideram exagerado, aqui deixamos alguma informação sobre o vírus e alguns conselhos associados à vida em condomínio: Características do vírus: Segundo os dados disponíveis, demora 14 dias a incubar, um período longo em que nós podemos ser hospedeiros do vírus e transmissores da doença sem sabermos. Por isso, quando há suspeitos, estes são submetidos a uma quarentena de 14 dias. Fora do corpo hospedeiro, o vírus vive durante 9 dias, elevado tempo em que espera novo hospedeiro para se alojar e se reproduzir, fazendo da nova pessoa infectada outro agente de contágio. Tossir, assoar e, o que é mais incontrolável, pela simples fala que expele gotículas de saliva, são as práticas humanas mais propagadoras do vírus (contágio directo). Infelizmente, na nossa cultura, tossir para a frente ou tapar a boca com a mão quando se tosse ainda são frequentes, o que facilita a propagação. Igualmente, o contágio pela transporte do vírus para a cara pelas mãos também é possível (contágio indirecto). Cuidados preventivos: - Evitar abrir portas comuns com as mãos, usando, sempre que possível, os braços e as ancas; - Não premir as teclas do elevador para seleccionar o andar com os dedos, mas com as rótulas dos dedos; - Depois de chegar a casa, lavar muito bem as mãos com água e sabão ou desinfectá-las; igualmente decidir onde pousar / guardar a roupa vestida, pois ela pode transportar o agente patológico; - Na presença de técnicos de manutenção, evitar saudá-los e explicar por que devem permanecer afastados deles cerca de 1,5 m; eles visitam muitos prédios e têm significativo risco de contaminação; - Ao regressar à garagem para retomar o carro, tendo usado elevadores, aberto portas ou passado as mãos por corrimão, desinfecte as mãos antes de as colocar na porta do carro e no volante; - Evitar sempre levar as mãos à cara; as nossas mãos e a nossa cara têm várias funções complementares e usamo-las muito para comunicar entre nós ou para aliviar sinais de ansiedade. São as nossas mãos e a oponibilidade do dedo pulgar que nos permite fazer o que fazemos e pegar no que pegamos. Por isso, elas são para nós perigosas quando tocam na cara; - Uma última lembrança: sempre que vamos ao supermercado, ao cabeleireiro, ao pronto-a-vestir,etc, pegamos em objectos que outras pessoas antes pegaram e/ou usaram e o vírus vive 9 dias fora do corpo humano. Lembrar este facto, pode ajudar a mudar práticas. Corremos o risco de sermos vistos como excessivamente preventivos. Mas temos ligações pessoais a pessoal clínico que nos traça um quadro de risco a cores cinzentas. Como diz o nosso povo, "mais vale prevenir do que remediar" e, neste caso em apreço, remediar não será para alguns possível. Por isso, vamos todos prevenir. A prevenção é uma orientação de conduta que a todos custa e a todos beneficia. Por isso, constitui uma das raras actividades humanas sem valor económico manifesto que, directa ou indirectamente, permite benefícios para todos. Proteja-se e proteja-nos. -- Antes de imprimir este email, pense na nossa responsabilidade social.
    • hangas
    • 13 março 2020 editado

     # 363

    Caro zeto, podia ao menos dar-se ao trabalho de formatar o copy/paste, assim é só ruido que ninguém vai ler.
    Mas pronto, eu presto esse serviço à comunidade do forum.


    Considerações sobre a realidade:

    - Foi declarada pandemia pela Organização Mundial de Saúde;

    - Estão a ser tomadas medidas no Sistema Nacional de Saúde que antevêem elevado número de infectados;

    - A reconhecível impreparação do país para lidar com um fenómeno epidemiológico descontrolado, nomeadamente se este requerer aumento significativo de cuidados intensivos nos hospitais; com a generalização da doença, alguém terá de ficar de fora do sistema; estará medicado, mas em casa;

    - Já foram identificadas duas estirpes deste vírus, dotadas de diferentes graus de agressividade, e ninguém consegue assegurar que não estejamos na presença de um vírus dotado de elevada mutabilidade, o que mais dificultará a sua abordagem terapêutica e prolongará a epidemia / pandemia;

    - Diariamente são identificados casos positivos em diversas actividades económicas e em locais de variável densidade populacional;

    - A proximidade física e os rituais de saudação nos encontros sociais que existem na nossa população aumentam o risco potencial de contágio;

    - A melhor forma de prevenir a propagação da doença é a redução dos contactos e a adopção de cuidados higiénicos preventivos;

    - A gerente desta empresa integra grupo de risco agravado, a quem a contaminação aumenta o risco de vida;

    - Não se sabe se existe e, existindo, qual é o impacto do vírus em fetos em desenvolvimento em mães grávidas. Decisão administrativa: Com base nestes factos, decidimos:

    - Encerrar o escritório durante todo o dia; para compensar a supressão do contacto directo, aconselhamos o uso do telefone e do email, como meios de comunicação, e as transferências bancárias, como meios de pagamento;

    - Suspender a execução de reuniões de assembleias de condóminos pelo tempo necessário, as quais serão retomadas quando a monitorização da realidade aconselhar a sua realização; Se nos permitem e não consideram exagerado, aqui deixamos alguma informação sobre o vírus e alguns conselhos associados à vida em condomínio: Características do vírus: Segundo os dados disponíveis, demora 14 dias a incubar, um período longo em que nós podemos ser hospedeiros do vírus e transmissores da doença sem sabermos. Por isso, quando há suspeitos, estes são submetidos a uma quarentena de 14 dias. Fora do corpo hospedeiro, o vírus vive durante 9 dias, elevado tempo em que espera novo hospedeiro para se alojar e se reproduzir, fazendo da nova pessoa infectada outro agente de contágio. Tossir, assoar e, o que é mais incontrolável, pela simples fala que expele gotículas de saliva, são as práticas humanas mais propagadoras do vírus (contágio directo). Infelizmente, na nossa cultura, tossir para a frente ou tapar a boca com a mão quando se tosse ainda são frequentes, o que facilita a propagação. Igualmente, o contágio pela transporte do vírus para a cara pelas mãos também é possível (contágio indirecto). Cuidados preventivos:

    - Evitar abrir portas comuns com as mãos, usando, sempre que possível, os braços e as ancas;

    - Não premir as teclas do elevador para seleccionar o andar com os dedos, mas com as rótulas dos dedos;

    - Depois de chegar a casa, lavar muito bem as mãos com água e sabão ou desinfectá-las; igualmente decidir onde pousar / guardar a roupa vestida, pois ela pode transportar o agente patológico;

    - Na presença de técnicos de manutenção, evitar saudá-los e explicar por que devem permanecer afastados deles cerca de 1,5 m; eles visitam muitos prédios e têm significativo risco de contaminação;

    - Ao regressar à garagem para retomar o carro, tendo usado elevadores, aberto portas ou passado as mãos por corrimão, desinfecte as mãos antes de as colocar na porta do carro e no volante;

    - Evitar sempre levar as mãos à cara; as nossas mãos e a nossa cara têm várias funções complementares e usamo-las muito para comunicar entre nós ou para aliviar sinais de ansiedade. São as nossas mãos e a oponibilidade do dedo pulgar que nos permite fazer o que fazemos e pegar no que pegamos. Por isso, elas são para nós perigosas quando tocam na cara;

    - Uma última lembrança: sempre que vamos ao supermercado, ao cabeleireiro, ao pronto-a-vestir,etc, pegamos em objectos que outras pessoas antes pegaram e/ou usaram e o vírus vive 9 dias fora do corpo humano. Lembrar este facto, pode ajudar a mudar práticas. Corremos o risco de sermos vistos como excessivamente preventivos. Mas temos ligações pessoais a pessoal clínico que nos traça um quadro de risco a cores cinzentas. Como diz o nosso povo, "mais vale prevenir do que remediar" e, neste caso em apreço, remediar não será para alguns possível. Por isso, vamos todos prevenir. A prevenção é uma orientação de conduta que a todos custa e a todos beneficia. Por isso, constitui uma das raras actividades humanas sem valor económico manifesto que, directa ou indirectamente, permite benefícios para todos. Proteja-se e proteja-nos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu, two-rok
  2.  # 364

    Colocado por: enf.magalhaesÉ mais resistente as temperaturas , é .ais virulento, tem uma taxa de complicações muito superior

    Então é possível que não haja um decréscimo de casos quando chegarem temperaturas mais elevadas?(Verão)
  3.  # 365

    Colocado por: NTORIONestá a abordar algo novo como sempre abordou as gripes anteriores,

    Não há cura para a gripe enquanto vírus mutável.
    Nunca se conseguiu erradicar.
  4.  # 366

    Colocado por: Palhava
    Então é possível que não haja um decréscimo de casos quando chegarem temperaturas mais elevadas?(Verão)

    Por causa disso , existe um receio que este vírus circule o ano todo e não seja sazonal como a gripe.
    Concordam com este comentário: eu, hangas, two-rok
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Palhava
  5.  # 367

    Colocado por: hangas

    Não se iluda, essa foi uma das mensagens passadas. Isto vai andar por muito tempo. Por aqui espera-se que o pico chegue daqui por 10-15 semanas.
    Por aqui UK - mas Portugal está numa fase semelhante - passou-se a fase da contenção, ou seja já está amplamente espalhado na sociedade e não há volta a dar.
    Está-se agora na fase do delay, ou atraso, basicamente permitir que o virus se propague mas de forma controlada e proteger os grupos de risco, de forma a assegurar a capacidade de resposta dos serviços de saúde.



    Só citar o que lhe interessa, óbvio que vai ter razão.
    Ou só leu o que lhe apeteceu? Ou não sabe interpretar?
    • hangas
    • 13 março 2020 editado

     # 368

    Colocado por: Nasa1989Ou só leu o que lhe apeteceu? Ou não sabe interpretar?


    Diga-me lá que parte perdi.
    Porque além de ler, vi e ouvi em directo, não só a apresentação como as perguntas (e respostas) dos jornalistas, que direcionaram aquilo que a população em geral quer saber.

    Mas diga-me lá o que perdi ou o que interpretei mal...
  6.  # 369

    Colocado por: Nasa1989Só citar o que lhe interessa, óbvio que vai ter razão.


    Não é uma questão de ter razão, isso só o tempo o dirá.
    E cada caso é um caso. Diferentes posturas da população, diferentes capacidades de resposta do sistema de saude, etc.

    Apenas vejo lógica na estratégia adoptada por aqui e percebo que não se pode correr uma maratona com uma estratégia de 100m.

    Essas medidas não foram excluídas por cá, e estão previstas no timing certo. Mas neste momento, acha-se que com tão poucos casos, é mais producente (auto)excluir os indivíduos suspeitos, com ou sem sintomas.

    Nada contra Portugal fechar tudo, mas durante quanto tempo? Aguenta-se a situação por 4 ou 6 meses? Ou vai-se abrir depois quando chegar o pico e deitar lenha na fogueira?
    • FFAD
    • 13 março 2020

     # 370

    Colocado por: hangas

    Não é uma questão de ter razão, isso só o tempo o dirá.
    E cada caso é um caso. Diferentes posturas da população, diferentes capacidades de resposta do sistema de saude, etc.

    Apenas vejo lógica na estratégia adoptada por aqui e percebo que não se pode correr uma maratona com uma estratégia de 100m.

    Essas medidas não foram excluídas por cá, e estão previstas no timing certo. Mas neste momento, acha-se que com tão poucos casos, é mais producente (auto)excluir os indivíduos suspeitos, com ou sem sintomas.

    Nada contra Portugal fechar tudo, mas durante quanto tempo? Aguenta-se a situação por 4 ou 6 meses? Ou vai-se abrir depois quando chegar o pico e deitar lenha na fogueira?


    Temos a "sorte" de estar atrás no tempo, a China ontem teve 9 casos novos. Macau não tem casos há um mês. Um mês de encerramento causa menos estragos que 6 meses a meio gás e com riscos maiores de infectação...
    Concordam com este comentário: Nelhas, brunoa, two-rok
  7.  # 371

    Para quem critica as medidas em Portugal , oiçam com atenção os relatos dos Portugueses na Noruega e na Holanda.
    Na Noruega um Português dizia hoje de manhã que se acordou tarde demais.
    Na Holanda os relatos são que está tudo a assobiar para o lado e só ontem se começou a fazer algo.

    A principal ajuda ao pais e não andarem nas praias , nos centros comercias e em festas de corona.

    É que só vejo as pessoas a quererem medidas do estado, mas se ninguém cumprir vale de quê?



    Colocado por: FFADUm mês de encerramento causa menos estragos que 6 meses a meio gás e com riscos maiores de infectação...


    Concordo Completamente.
    Mas acho que deviam pelo menos durante uma semana ou duas fechar tudo o que não seja farmácias, supermercados ou combustíveis.
    Pelo menos a próxima semana devia ser com medidas muito mais duras.

    E esqueçam as fronteiras.
    O vírus está cá.
    Todo o turismo está a ser arrasado.
    Concordam com este comentário: two-rok
  8.  # 372

    Hangas, vá ler o que eu escrevi, sff, e depois apague isso que escreveu, que é vergonhoso.

    Eu falei de perguntas ou respostas dos jornalistas, sequer?
  9.  # 373

    Não nos podemos comparar a China.
    Os meios humanos, técnicos e logísticos são únicos no Mundo.
    Nenhum pais têm a mesma capacidade de resposta.
    E ser um regime totalitário só ajuda ainda mais a conter.

    Ontem a BBC explicava através de correspondente, que a China em caso de necessidade consegue produzir até 7000 ambulâncias por semana, pois como toda a a cadeia industrial do país é publica , conseguem converter os meios de produção de forma rápida para produzirem o que precisam em tempo recorde.
    Concordam com este comentário: hangas, leandro_m, two-rok
    • hangas
    • 13 março 2020 editado

     # 374

    Colocado por: Nasa1989Hangas, vá ler o que eu escrevi, sff, e depois apague isso que escreveu, que é vergonhoso.

    Eu falei de perguntas ou respostas dos jornalistas, sequer?



    Continuou a não responder, e também vi que não percebeu a minha resposta.
    "Acusou-me" de só ler o que me interessa, ao que rebati com facto de ter lido e ouvido TUDO, incluindo as Q&A.

    Mas continuo sem perceber que parte de mensagem total "não me interessou ler" e que não me "interessou citar"...
    Mas estou disposto a ser esclarecido e a rever a minha opinião se se justificar...

    Além disso não estou a tentar convencer ninguém nem a querer ter razao, isto é um espaço onde estamos a partilhar opiniões e discutir um tema.
    Concordam com este comentário: two-rok
  10.  # 375

    Colocado por: hangas


    Continuou a não responder, e também vi que não percebeu a minha resposta.
    "Acusou-me" de só ler o que me interessa, ao que rebati com facto de ter lido e ouvido TUDO, incluindo as Q&A.

    Mas continuo sem perceber que parte de mensagem total "não me interessou ler" e que não me "interessou citar"...
    Mas estou disposto a ser esclarecido e a rever a minha opinião se se justificar...

    Além disso não estou a tentar convencer ninguém nem a querer ter razao, isto é um espaço onde estamos a partilhar opiniões e discutir um tema.


    DO QUE EU ESCREVI!!!!

    Mas que meio ano??
    Num mundo perfeito, se todos ficarmos em casa, não contagiar ninguém, e não deixarmos entrar mais o vírus.
    Em 2/3 semanas o vírus extingue-se.
    • hangas
    • 13 março 2020 editado

     # 376

    Colocado por: NelhasA principal ajuda ao pais e não andarem nas praias , nos centros comercias e em festas de corona.

    É que só vejo as pessoas a quererem medidas do estado, mas se ninguém cumprir vale de quê?



    Nem mais. O auto isolamento de quem suspeita que pode estar infectado é a medida que tem mais efeito nesta altura.
    A minima coisa que o estado pode fazer é garantir que as pessoas não deixam de tomar essa medida com medo de problemas financeiros ou risco de perder o emprego para que na suspeita a pessoa possa ficar de imediato em casa sem burocracias.


    percebo que se fecharmos tudo, mas tudo, durante 3 ou 4 semanas a coisa pára... quem apanhou apanhou, quem não apanhou "apanhasse".. mas e depois?
    Vivemos num mundo global, ficávamos de porta fechada ao mundo enquanto arde lá fora, até haver uma vacina?
  11.  # 377

    Colocado por: Nasa1989Num mundo perfeito, se todos ficarmos em casa, não contagiar ninguém, e não deixarmos entrar mais o vírus.
    Em 2/3 semanas o vírus extingue-se.


    Não dúvido.. mas isso é útopico à escala global, e à escala local infrutífero, visto que vivemos numa sociedade global.
  12.  # 378

    Não há actualização da informação hoje por parte da DGS?
  13.  # 379

    O vírus não vai extinguir-se.
    O SARS não é acusado em nenhum ser humano desde 2004, mas não se encontra extinto.
  14.  # 380

    É oficial :
    As minhas férias foram suspensas .
    Vão contactar os reformados para voltar ao activo
    Concordam com este comentário: eu
    Estas pessoas agradeceram este comentário: two-rok, Nelhas, Luis Santos Duarte
 
0.0852 seg. NEW