Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Curiosidade, qual a espessura do isolamento que vai colocar na cobertura?
  2.  # 2

    Infelizmente para a maioria dos empreiteiros o cliente é visto como um tótó que vai largar notas sem saber porquê.

    Mas um bom arquiteto, engenheiro ou fiscal, devia-lhe explicar os trâmites todos.

    O coordenador de segurança em obra é a pessoa que o dono de obra contrata responsável para segurança em obra e responsável pela validação de papelada e procedimentos e articulação com o ACT.

    O Coordenador pode ser também o fiscal se tiver habilitações para isso
    Concordam com este comentário: RAPOZINHO
  3.  # 3

    Colocado por: RicardoPortoO coordenador de segurança em obra é a pessoa que o dono de obra contrata responsável para segurança em obra e responsável pela validação de papelada e procedimentos e articulação com o ACT.


    No dia em que o DO recebe uma coisa destas fogem todos. Ninguém é responsável por nada.
    A inexistência de um CS é considerada uma contra ordenação muito grave imputável ao DO
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RAPOZINHO
      ACT22.jpeg
  4.  # 4

    Colocado por: RicardoPortoMas um bom arquiteto, engenheiro ou fiscal,


    ... mas uma boa equipa, não custa 3'000+800€.
  5.  # 5

    Colocado por: zedasilvaA inexistência de um CS é considerada uma contra ordenação muito grave imputável ao DO

    Sabes a luta que é tentar dizer ao DO, que é MESMO preciso nomear um CSO!? e um DFO, ou que seja um tecnico que assuma ambas as funções, para ser mais económico!!?... Parece que estou a falar chinês!!?, e que falou com este e aquele, e ninguem precisou nada disso, aliás até na camara lhe dizem que "não é preciso".. eu é que estou a ligar o complicómetro...

    Os registo de CSO.. nunca vi!!!! Inlcusive em obras publicas, mas que existe tecnico nomeado, lá isso existe...
    Isto é tudo miserável... os tecnicos, os donos de obra, o governo, enfim esta "traquitana"!!! ;)
    Concordam com este comentário: RicardoPorto, RAPOZINHO
  6.  # 6

    Colocado por: N Miguel Oliveira... mas uma boa equipa, não custa 3'000+800€.

    Pelo menos o dobro disso.... Pelo menos!!! + IVA ;)
  7.  # 7

    Construir casa tornou-se um produto "vendido" como "cheap fast-food" ao alcance de qualquer carteira , de qualquer pessoa, de qualquer bolso.
    Fácil, rápido, sem problema.
    Não dá em alvenaria, vai em LSF, em Madeira, em contentores marítimos, em atrelados.
    O importante é vender a ideia de que qualquer família e qualquer rendimento.
    Dai as burlas
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira, desofiapedro
  8.  # 8

    Colocado por: Pedro BarradasSabes a luta que é tentar dizer ao DO, que é MESMO preciso nomear um CSO!?

    Então não sei?

    Colocado por: Pedro BarradasOs registo de CSO.. nunca vi!!!!

    É o garante para o CS e para o DO que fizeram as coisas todas corretas.
    Nas obras públicas a maioria dos CS são técnicos burocratas. Ai que falta o papel XPTO mais a avaliação de riscos do gajo que vai à cerveja.
    O extrato que apresentei é de uma obra particular, se repararem pedem os relatórios das avaliações riscos. Qual é a empresa particular que faz avaliação de riscos?
    Em boa verdade o DO está obrigado a pedir isso mas se os gajos ameaçam pegar na ferramenta e dar de frosques se lhes pedes para não escorarem a cofragem com pontas de verguinha, agora imaginem se lhes pedimos as avaliações de riscos
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  9.  # 9

    Ponha ETICS..nao é tão frágil quanto parece..o meu já levou com muitas bolas dos putos a jogar e não amassou..e se tiver medo use o XPS que é mais denso..

    Agora 4cm é de rir.. isso tinham os meus pais no projecto em 2004..
  10.  # 10

    Para quem não sabe o que são registo de CS, podem ser evidências tão simples como esta.
    É certo que isto não custa 800€. Mas ainda que custe um pouco mais, podem ter a certeza que dá muito menos lucro.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
      registo.JPG
  11.  # 11

    Um técnico de CSO por visita mensal costuma cobrar 200€ para cima e envolve relatórios fotográficos, validação documental, exigência de PTRE's e muitas outras coisas.

    E obras públicas é de fugir quando se apanhar uma fiscalização e segurança como deve ser.

    Fiz uma em 2019 e bem sei o que sofri, para montar uma laje de vigotas exigiram andaimes e linhas de vida e betonagem com torres de andaime para pilares devidamente ancorados senão trabalhos suspensos.

    Até as vedações da obra tinham piquetes de terra e chantes entre cada painel.

    E a validação de materiais piava muito fininho, latas de tinta com fotografias de cada número de série, guias de remessa/faturas de todo o material, registo de entrada e saída de materiais do estaleiro, certificados de tudo e mais alguma coisa, inclusivé certificados de lacagens de alumínios, parafusos, certificados de silicones e cola e veda.. Não havia cimento e areia na obra, era tudo doseado em saco e água potável.

    Central de betão teve que provar a qualidade da água de amassadura através de análises à água reciclada que utilizam.
    Certificados da ETAR onde eram tratados os efluentes dos WC químicos.. coisas que nunca me passou pela cabeça pedirem.

    Aí vi que raro é o empreiteiro que consegue cumprir e aguentar uma obra destas.

    Para terem uma ideia a obra custou o dobro do preço do mercado privado devido a estas exigências e mesmo assim foi barato !

    Para não falar de visitas 2 a 3 vezes diárias à obra pela comitiva de fiscalização/segurança/ambiente.
  12.  # 12

    Está projectado 10 cms xps no telhado!
  13.  # 13

    Colocado por: RicardoPortoAí vi que raro é o empreiteiro que consegue cumprir e aguentar uma obra destas.

    Um dia destes apanhei um TS de uma empresa que me pediu mil desculpas por o W.C. ainda não ter o registo das higienizações.
    Fiz a minha cara de mal disposto e dei-lhe 48H para resolver a situação enquanto pensava:
    _ Coitado deste rapaz, se ele soubesse que na maioria das obras o pessoal vai … ao pinhal.
  14.  # 14

    E se pagasse isso era garantido 100%?!

    Ou corria o risco de ficar ainda mais teso e com outro tipo de problemas?!

    (...)

    O problema é que eu, O Cliente, nao vou voltar a ser cliente; fique bem ou fique uma porcaria!


    Num outro negócio isso faz a diferença; na construção, é ver quem mais arrepia caminho...
  15.  # 15

    Colocado por: RAPOZINHOO problema é que eu, O Cliente, nao vou voltar a ser cliente; fique bem ou fique uma porcaria!

    Esse é o grande problema. Os clientes são clientes uma única vez e por norma raramente admitem que foram enganados.
    Por isso é que temos os técnicos e empreiteiros que temos
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira, RAPOZINHO, Anonimo1710
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RAPOZINHO
  16.  # 16

    Continuo na minha.
    O Problema está no dinheiro.

    Ninguem pensa como devia ser que é:

    Ir a um Gabinete de Projectos e pedir : Quero tudo de forma a entregar a um empreiteiro. Tudo o que seja necessário. É possivel?
    Sim. 8k? 10k? Ok.

    Agora deixa-me arranjar um Empreteiro que não tenha nada haver com este arquitecto.

    E um fiscal que não tenha nada a ver com estes 2.

    Quanto custa o fiscal? 500? 1000? por mês? Com tudo? ok. fotografias? quantas visitas?

    Empreiteiro como é? quanto custa isto?

    Tudo custa 200k.
    Tenho 250k.
    Tenho aqui uma margem de 50k.

    Ok. Vamos avançar.

    O problema está no dinheiro. Nem sempre está nos arquitectos ou nos empreiteiros.

    Quanto custa o projecto? 8k? é muito. so queria gastar 3 ou 4. Leva com copy paste.

    O empreiteiro pede 200k para fazer a casa.
    Não posso. faça-me por 150k.
    O fiscal leva 500 por mÊs? Oh manel não conheces ai um a 150 ou 200. Só precisa de la ir de vez em quando.

    Todos os envolvidos começam a "facilitar". E nem sempre é por falta de qualidade dos envolvidos.

    Construir uma casa não está ao alcance de todos nem de todas as carteiras.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: desofiapedro, N Miguel Oliveira
  17.  # 17

    Mais uma grande verdade!

    Eu não vou construir a casa que queria construir, mas sim a casa que posso construir!
    Concordam com este comentário: RicardoPorto
  18.  # 18

    Colocado por: zedasilvaPara quem não sabe o que são registo de CS, podem ser evidências tão simples como esta.

    heheheh...essa foi feita hoje, porque o ACT pediu isso ontem :-))
    Devias ter colocado uma data qualquer de Janeiro .... cuidado para não ser ao domingo:-))
  19.  # 19

    Colocado por: Picaretaheheheh...essa foi feita hoje, por o ACT pediu isso ontem :-))

    Xiuuuuuuu!
    A que a ACT pediu ainda nem fiz. Vai ser a noitada de hoje.
    Vai ser inventar à força toda.
    :))
  20.  # 20

    Lá está;
    quem não inventa não é artista!!!
 
0.0258 seg. NEW