Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Muito boa tarde a todos os usuários!
    Acabo de me juntar ao v/forum, para pedir ajuda, na recolha e análise de orçamentos para a construção da minha moradia.
    Tenho terreno pronto a construir, projeto aprovado, financiamento aprovado.
    Estou neste momento, a solicitar orçamentos. (Desde o início do ano a pedir orçamentos).
    Ainda não consegui nenhum orçamento, aliás consegui muitas horas a falar ao tlm com empresa x, y e z, mas nada em concreto.
    Porque, ou não tem capacidade para começar agora uma construção, só para o próximo ano.
    Ou não tem interesse em construir, por ser uma obra pequena, para o portfólio deles.
    E agora, dizem que para dar o orçamento tenho de ter o mapa de quantidades.
    Ao que, o arquiteto que me fez o projeto,me responde, que o mesmo é da responsabilidade de quem dá o orçamento.
    Concluindo, posso fazer eu o mapa de quantidades?
    Alguém tem algum exemplar para que eu consiga visualizar o que é pretendido?
    Ou, ainda melhor alguém da orçamento?
    Eu quero é começar a construir o mais rápido possível.
    Desde já agradeço a quem me responder.
  2.  # 2

Tem aqui no fórum técnicos que lhe podem elaborar o mapa de quantidades

https://forumdacasa.com/discussion/40105/procura-servicos-ou-materiais-para-a-sua-casa-contrate-quem-ajuda-no-forum/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Joanasousa
  3.  # 3

Colocado por: JoanasousaE agora, dizem que para dar o orçamento tenho de ter o mapa de quantidades.
    Ao que, o arquiteto que me fez o projeto,me responde, que o mesmo é da responsabilidade de quem dá o orçamento.

EM PRIMEIRO LUGAR.. ONDE FICA A OBRA?

EM SEGUNDO, A RESPONSABILIDADE É DE QUEM FOR CONTRATADO A FAZER O mq.. SE VC NÃO PEDIU QUE NINGUEM O FIZESSE NÃO HÁ, SE QUER UM, E ACONSELHO A TER, É CONTRATAR ALGUÉM QUE O FAÇA..
  4.  # 4

Ps.. Desculpa estar tudo em maiusculas
  5.  # 5

Colocado por: antonylemosPs.. Desculpa estar tudo em maiusculas

Não há problema, foi o entusiasmo 😁.

Eu não pedi, porque nem conhecia a existência do mapa de quantidades, a única pessoa com quem falei, foi com o arquiteto que me fez o projeto, e ele, disse-me que me tratava de tudo até a construção. Ou seja, até este momento.
    Não tenho qualquer conhecimento sobre a matéria, de construção, por isso estou a pedir ajuda aqui.
    Porque, o arquiteto diz que é responsabilidade do empreiteiro, o empreiteiro diz que é responsabilidade do arquiteto.
    Então, nem sabia que exista profissionais que faziam o MQ, por isso a minha questão se o poderia eu fazer.
  6.  # 6

Colocado por: RicardoPortoTem aqui no fórum técnicos que lhe podem elaborar o mapa de quantidades

https://forumdacasa.com/discussion/40105/procura-servicos-ou-materiais-para-a-sua-casa-contrate-quem-ajuda-no-forum/
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Joanasousa

Peço desculpa, já estive a ver o que me mandou.
    Mas não sei que tipo de profissional deva solicitar, será que me pode ajudar ?
    Obrigada.
  7.  # 7

Colocado por: JoanasousaPorque, o arquiteto diz que é responsabilidade do empreiteiro, o empreiteiro diz que é responsabilidade do arquiteto.

nao se esqueça ai da engenharia, até costuma ser mais um trabalho da equipa de engenharia que faz as especialidades sobre a supervisao do arquitecto.

mas lá está, se não está contratualizada a sua execução é claro que não o vão fazer.

no entanto o contrutor para dar um orçamento tem que o fazer para ele, por isso é que ele o está a pedir.
  8.  # 8

A responsabilidade do mapa de quantidades será do Dono de obra. Sendo que este poderá pedir esse serviço extra aos projectistas, ou em alternativa contratar um medidor orçamentista para elaborar o mesmo.

Muitos projectistas, não sabem executar um mapa de quantidades. Ou sabendo não tem tempo/ interesse e depois dizem que não é da competencia destes.
  9.  # 9

Colocado por: pauloagsantos

nao se esqueça ai da engenharia, até costuma ser mais um trabalho da equipa de engenharia que faz as especialidades sobre a supervisao do arquitecto.

mas lá está, se não está contratualizada a sua execução é claro que não o vão fazer.

no entanto o contrutor para dar um orçamento tem que o fazer para ele, por isso é que ele o está a pedir.

E é o que vou fazer!
  10.  # 10

Colocado por: Pedro BarradasA responsabilidade do mapa de quantidades será do Dono de obra. Sendo que este poderá pedir esse serviço extra aos projectistas, ou em alternativa contratar um medidor orçamentista para elaborar o mesmo.

Muitos projectistas, não sabem executar um mapa de quantidades. Ou sabendo não tem tempo/ interesse e depois dizem que não é da competencia destes.

Sabe me indicar algum?
    Eu não pedi o MQ, por desconhecimento.
  11.  # 11

Não. Por norma eu faço isso. a arquitectura, algumas especialidades e depois ainda concilio as medições de algumas especialidades do qual não gosto nada de fazer, como é o caso da estrutura, das instalações electricas, telecomunicações, normalmente são dados fornecidos pelos respectivos projectistas...
    É coisa para rondar os 1200 a 2000€. Até porque é necessário muita vez executar desenhos extra, por forma a caracterizar minimamente os projecto de licenciamento, fora aqueles em que cada projecto diz a sua e não se percebe afinal como é para fazer o quê.
    Normalmente só aceito trabalhos desses depois de ver o que há. cada trabalho é um caso.
  12.  # 12

Isso é um tema interessante. Acho que ainda existem muitos donos de obra "mal servidos" porque o projectista não alerta para esta necessidade.

O MQT é realmente uma ferramenta essencial para se iniciar o processo de construção de uma casa com algum suporte. Não vejo um empreiteiro (todos cheios de trabalho) a elaborar MQT para obras que não têm garantia de poder executar!!!
    Concordam com este comentário: Joanasousa
  13.  # 13

E depois fica-se com o incomparável pois não há 2 mqts iguais feitos pelos empreiteiros.

Eu quando faço um mqt de um processo de licenciamento corrente mando-me ao ar devido aos vazios generalizado por parte dos arquitetos nas soluções, mas o cliente é avisado e sempre é melhor que ter nada e há clientes que gostam da liberdade da escolha e vêm o arquiteto como um burocrático.

Fica algo tipo "flutuante até XX €" "louças WC até Xx" "ceramicos até xx" o que na minha opinião é um mau serviço que presto sem culpa nenhuma.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Joanasousa
  14.  # 14

Envie-me o seu contacto (tlm ou e-mail) para [email protected]. É um assunto fácil de resolver.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Joanasousa
  15.  # 15

Ricardo..
    A questão da definição dos revestimentos, de aparelhos de manobras, sanitários, ferragens em vãos interiores e exteriores( mapas de vãos devidamente descriminados), escolha dos equipamentos de climatização e ventilação, esquemas de iluminação e tomadas e alimentações especiais, é demorado, carece de planeamento e discussão.Estas coisinhas, não sendo considerado projecto de execução, se as pessoas não querem pagar esse serviço ao arquitecto, ou não estabelecem escolhas, como é que queres culpar o arquitecto por essa omissão?

è verdade... uns simples desenhos ee MD de licenciamento, pouco esclarecem para a formalização de um MQT... Há muita coisa para prever... não parece, mas há.
  16.  # 16

Colocado por: Pedro BarradasNão. Por norma eu faço isso. a arquitectura, algumas especialidades e depois ainda concilio as medições de algumas especialidades do qual não gosto nada de fazer, como é o caso da estrutura, das instalações electricas, telecomunicações, normalmente são dados fornecidos pelos respectivos projectistas...
    É coisa para rondar os 1200 a 2000€. Até porue é necessário muita ves executar desenhos extra, por forma a caracterizar minimamente os projecto de licenciamento, fora aqueles em que cada projecto diz a sua e não se percebe afnal como é para fazer o quê.
    Normalmente só aceito trabalhos desses depois de ver o que há. cada trabalho é um caso.

Compreendo perfeitamente, mas vou explicar um pouco da minha situação.

Porque eu não trabalho na área, não tenho qualquer conhecimento do assunto.
    Eu contratei uma empresa, que tem arquitectos, engenheiros, projetistas, solicitadores e mais alguns profissionais que desconheço.
    O contratado foi a realização/elaboração de toda a documentação necessária para a construção da minha casa, com o projecto aprovado na Câmara, exceto a licença de construção! Com o valor total de 7700,00€.

Em suma, eu não tenho o MQ por desconhecimento.
    Se tenho de o ter, e pagar por isso, pago!
    Não tenho qualquer problema, e tenho bom senso, naturalmente ninguém vai trabalhar de favor.
    Nem isso quero, só fiquei surpresa pelo que aconteceu, e ainda mais pelo atirar a culpa para o arquiteto para o empreiteiro.
    Preferia, que alguém me tenha dito, é preciso isto são 1000€ é para fazer?
    Mas isso, nem me foi proposto.
    Por isso, agora estou a procura de alguém que preste este tipo de serviços.
  17.  # 17

O chato foi não terem explicado tudo...
    E as opções possíveis para a prestação do serviço.
    Mesmo que não contratasse, poderiam ter dado o valor para essas opções que que são coisas normais.
    Nesse contrato não tem tudo descriminado do que consiste os projectos e estudos a elaborar, ou é somente um valor global!?
  18.  # 18

Colocado por: augusto1988Isso é um tema interessante. Acho que ainda existem muitos donos de obra "mal servidos" porque o projectista não alerta para esta necessidade.

O MQT é realmente uma ferramenta essencial para se iniciar o processo de construção de uma casa com algum suporte. Não vejo um empreiteiro (todos cheios de trabalho) a elaborar MQT para obras que não têm garantia de poder executar!!!
    Concordam com este comentário:Joanasousa

Não quero generalizar, mas no meu caso tenho de concorda.
    Não somos obrigados a ter conhecimento de tudo, por isso é que fui a um gabinete onde tem diversos profissionais da área da construção, para me auxiliar.
    Para isso, é que cada um tem a sua profissão e é pago para isso!
  19.  # 19

Sinceramente, um arquitecto que diz q isso é responsabilidade do empreiteiro...

Uma coisa é ele não o querer fazer, mas é preferível dizê-lo, agora empurrar para um empreiteiro não faz sentido.

Quanto aos empreiteiros que contactou, 2 hipóteses, estão a fazer auto construção para vender e têm muito mais interesse nisso ou por alguma razão a sua obra não interessou, resta perceber o porquê. Não quer colocar o projeto?
  20.  # 20

Colocado por: RicardoPortoE depois fica-se com o incomparável pois não há 2 mqts iguais feitos pelos empreiteiros.

Eu quando faço um mqt de um processo de licenciamento corrente mando-me ao ar devido aos vazios generalizado por parte dos arquitetos nas soluções, mas o cliente é avisado e sempre é melhor que ter nada e há clientes que gostam da liberdade da escolha e vêm o arquiteto como um burocrático.

Fica algo tipo "flutuante até XX €" "louças WC até Xx" "ceramicos até xx" o que na minha opinião é um mau serviço que presto sem culpa nenhuma.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas,Joanasousa

E sem dúvida, agora que tenho conhecimento do MQ, é uma ferramenta que vou adquirir.
    É uma mais valia para comprar os orçamentos com a mesma base, com o mesmo MQ.
    Neste momento, já estou a tratar de contratar um profissional para fazer o MQ.

0.0235 seg. NEW