Colocado por: JoanasousaE agora, dizem que para dar o orçamento tenho de ter o mapa de quantidades.
Ao que, o arquiteto que me fez o projeto,me responde, que o mesmo é da responsabilidade de quem dá o orçamento.
Colocado por: antonylemosPs.. Desculpa estar tudo em maiusculas
Colocado por: RicardoPortoTem aqui no fórum técnicos que lhe podem elaborar o mapa de quantidades
https://forumdacasa.com/discussion/40105/procura-servicos-ou-materiais-para-a-sua-casa-contrate-quem-ajuda-no-forum/
Colocado por: JoanasousaPorque, o arquiteto diz que é responsabilidade do empreiteiro, o empreiteiro diz que é responsabilidade do arquiteto.
Colocado por: pauloagsantos
nao se esqueça ai da engenharia, até costuma ser mais um trabalho da equipa de engenharia que faz as especialidades sobre a supervisao do arquitecto.
mas lá está, se não está contratualizada a sua execução é claro que não o vão fazer.
no entanto o contrutor para dar um orçamento tem que o fazer para ele, por isso é que ele o está a pedir.
Colocado por: Pedro BarradasA responsabilidade do mapa de quantidades será do Dono de obra. Sendo que este poderá pedir esse serviço extra aos projectistas, ou em alternativa contratar um medidor orçamentista para elaborar o mesmo.
Muitos projectistas, não sabem executar um mapa de quantidades. Ou sabendo não tem tempo/ interesse e depois dizem que não é da competencia destes.
Colocado por: Pedro BarradasNão. Por norma eu faço isso. a arquitectura, algumas especialidades e depois ainda concilio as medições de algumas especialidades do qual não gosto nada de fazer, como é o caso da estrutura, das instalações electricas, telecomunicações, normalmente são dados fornecidos pelos respectivos projectistas...
É coisa para rondar os 1200 a 2000€. Até porue é necessário muita ves executar desenhos extra, por forma a caracterizar minimamente os projecto de licenciamento, fora aqueles em que cada projecto diz a sua e não se percebe afnal como é para fazer o quê.
Normalmente só aceito trabalhos desses depois de ver o que há. cada trabalho é um caso.
Colocado por: augusto1988Isso é um tema interessante. Acho que ainda existem muitos donos de obra "mal servidos" porque o projectista não alerta para esta necessidade.
O MQT é realmente uma ferramenta essencial para se iniciar o processo de construção de uma casa com algum suporte. Não vejo um empreiteiro (todos cheios de trabalho) a elaborar MQT para obras que não têm garantia de poder executar!!!
Colocado por: RicardoPortoE depois fica-se com o incomparável pois não há 2 mqts iguais feitos pelos empreiteiros.
Eu quando faço um mqt de um processo de licenciamento corrente mando-me ao ar devido aos vazios generalizado por parte dos arquitetos nas soluções, mas o cliente é avisado e sempre é melhor que ter nada e há clientes que gostam da liberdade da escolha e vêm o arquiteto como um burocrático.
Fica algo tipo "flutuante até XX €" "louças WC até Xx" "ceramicos até xx" o que na minha opinião é um mau serviço que presto sem culpa nenhuma.