Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,

    Assinei um contrato promessa compra venda no dia 20 de Janeiro, contudo por motivos pessoais não irei poder adquirir o imóvel. Tinha dado 2500 euros de entrada, que informaram que não poderia receber de volta e que caso desistisse, uma vez que a compra desta casa implicava mais 2 negócios, que o mais certo era um dos outros compradores de um negócio que implicava a compra desta casa iria por a imobiliária em tribunal e que depois a imobiliária iria colocar a mim em tribunal por ter prejudicado 3 negócios. A minha questão é se de facto eles podem fazer isso?
  2.  # 2

    Não podem.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Orlando Rodrigues
  3.  # 3

    Na pior das hipóteses, perde o sinal.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Orlando Rodrigues
  4.  # 4

    bem, eu acho que poder ate podem, no entanto duvido que qualquer juiz dê andamento ao processo. Existe um contrato, com regras de penalização caso não seja cumprido. Se o mesmo não for cumprido, aplicas-se as regras de penalização. Tão simples quanto isso.

    Se as regras de penalização não compensam as pessoas visadas pelo negocio não se concretizar, então deviam ter pedido outras regras de penalização aquando da assinatura do contrato.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Orlando Rodrigues
  5.  # 5

    Certo, concordo com isso, agora dizem que para evitar o tribunal é custas maiores, temos de concretizar o negócio e colocar a casa novamente à venda. Não me faz sentido sinceramente.
  6.  # 6

    Colocado por: Orlando RodriguesCerto, concordo com isso, agora dizem que para evitar o tribunal é custas maiores, temos de concretizar o negócio e colocar a casa novamente à venda. Não me faz sentido sinceramente.


    é pressão para não desistir, as imobiliárias recorrem a todos os truques para irem buscar a comissão delas.

    vai perder o dinheiro do sinal, de resto quando eles vierem com essa conversa não se assuste e diga que sim, vamos então para tribunal, eles vão-se borrar todos.
    Concordam com este comentário: zed, Orlando Rodrigues
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Orlando Rodrigues
    • zed
    • 29 fevereiro 2020 editado

     # 7

    4 - Salvo estipulação em contrário, não há lugar, pelo não cumprimento do contrato, a qualquer outra indemnização nos casos de perda do sinal ou de pagamento do dobro deste e do valor da coisa ao tempo do incumprimento

    https://dre.pt/legislacao-consolidada/-/lc/106487514/201703171158/73407574/diploma/indice

    O que estipula o CPCV?
  7.  # 8

    Colocado por: Orlando RodriguesCerto, concordo com isso, agora dizem que para evitar o tribunal é custas maiores, temos de concretizar o negócio e colocar a casa novamente à venda. Não me faz sentido sinceramente.


    Hihihi


    Querem receber na comissão a dobrar!
  8.  # 9

    Colocado por: Orlando Rodriguesimplicava mais 2 negócios


    Como assim?

    Era uma cedência de posição contratual?
  9.  # 10

    Colocado por: Orlando Rodriguespor ter prejudicado 3 negócios


    Pode explicar melhor?
  10.  # 11

    Alexandre Silva, neste caso não, era um contrato normal, mas para ser mais fácil, eu ia comprar a casa à sra X que por sua vez ia comprar uma casa ao sr Y, e este ia comprar uma outra casa, mas no meu contrato nada disso indica, agora eu desistindo, a agência indica que vai perder os 3 negócios e que o sr Y vai colocar a agência em tribunal e que dessa forma a agência ia pedir a mim responsabilidades. Então sugeriram comprar a casa e ainda antes da escritura colocarem a mesma já no mercado para venda.
  11.  # 12

    Colocado por: Orlando RodriguesAlexandre Silva, neste caso não, era um contrato normal, mas para ser mais fácil, eu ia comprar a casa à sra X que por sua vez ia comprar uma casa ao sr Y, e este ia comprar uma outra casa, mas no meu contrato nada disso indica, agora eu desistindo, a agência indica que vai perder os 3 negócios e que o sr Y vai colocar a agência em tribunal e que dessa forma a agência ia pedir a mim responsabilidades. Então sugeriram comprar a casa e ainda antes da escritura colocarem a mesma já no mercado para venda.


    Nesse caso, os restantes deverão ter feito CPCV, que serão depois cumpridos ou não.
    Quanto ao resto, da próxima vez o vendedor aprende a pedir um sinal mais significativo.
    Concordam com este comentário: zed
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Orlando Rodrigues
  12.  # 13

    Colocado por: Orlando RodriguesEntão sugeriram comprar a casa e ainda antes da escritura colocarem a mesma já no mercado para venda.


    Claro. Assim recebem a comissão de comprares a casa à senhora X, de a senhora X comprar a casa ao senhor Y e de o senhor Y comprar uma casa ao senhor Z. Para além de que voltariam a ter a casa X para vender, e consequentemente terem a possibilidade de receber daí nova comissão.

    Não tens nada a ver com o negócio dos outros, não é tua responsabilidade nem teu problema. Podem reclamar no café e no Facebook, mas não és obrigado a comprar a casa se não a queres comprar. Perdes o sinal e terás de arcar com qualquer possível penalização que esteja estipulada no CPCV. Se nada estiver estipulado, perdes o sinal e acaba aí.

    A agência quer é receber a comissão deles. O que eles sugerem significa imediatamente 3 comissões e a possibilidade de uma quarta no futuro. Tu ao desistir significa nenhuma comissão no imediato, e se calhar 3 no futuro se arranjarem novo comprador para a casa da senhora X.
    Concordam com este comentário: imo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Orlando Rodrigues
  13.  # 14

    Não se preocupe com as ameaças da imobiliária, a única punição possível é prevista é a do CPCV. Eles querem argumenter pela teoria "perte d'une chance", mas isso não encontra abrigo no vosso caso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Orlando Rodrigues
  14.  # 15

    Peça para lhe mostrarem no CPCV onde está a alínea que refere essa penalização.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Orlando Rodrigues
  15.  # 16

    Vou colocar aqui a informação relativamente à desistência.
      Screenshot_20200301_205239_com.adobe.reader.jpg
  16.  # 17

    Colocado por: Orlando RodriguesVou colocar aqui a informação relativamente à desistência.
      Screenshot_20200301_205239_com.adobe.reader.jpg


    A imobiliária está a tentar dar-lhe a volta. Não existe qualquer base legal para as ameaças que lhe estão a fazer.

    O senhor vai perder o seu sinal. Ponto final.

    Não há mais nada que a agência imobiliária tenha direito ou possa exigir. Não se preocupe com as ameaças, a imobiliária está desesperada e está a tentar fazê-lo ceder.
    Concordam com este comentário: Orlando Rodrigues
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Orlando Rodrigues
  17.  # 18

    Bom dia! Orlando Rodrigues conseguiu resolver a situação? Estou numa situação semelhante. Obrigada
  18.  # 19

    Não sei se está resolvida esta questão ou não. Mas lendo o que publicou, não se preocupe, perde o sinal e está resolvido o caso.
 
0.0213 seg. NEW