Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Estou interessado em comprar um terreno rústico, mas esse terreno é uma pequena parte de uma quinta que está em avos. Já consultei o PDM de Sintra e no local do terreno já é considerado urbano/habitável 2. Só que este tipo de casos pelo que tenho andado a ler são muito complicados, ou até mesmo, impossíveis de se resolver para fazer loteamento.
    Gostava de saber quais os melhores procedimentos/conselho para poder no futuro construir, se possível.

    Obrigado
  2.  # 2

    a ser possivel, para efectuar uma operação de destaque, terá de ter o consentimento de todos os comproprietários.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RPereira93
  3.  # 3

    E caso seja possível realizar o destaque, a câmara pode criar entropias na autorização do destaque?
    Alguém sabe os valores que poderá rondar +/- para o destaque? Sabendo que é necessário topógrafo, projeto, etc?
  4.  # 4

    Se for possível o destaque, quais entropias!? mas primeiro tem de passar o terreno todo a urbano.

    Não cha isso muito arriscado, quantos comproprietários são? Eles é que tem de promover o destaque, e depois voce compra a parcela destacada. durante 10 anos não vão poder efectuar outro destaque.
    Estando em zona urbana, talvez fosse mais interessante para todos irem pela opção de um loteamento.. tem outros custos é verdade, mas tb outras possibilidades.
  5.  # 5

    São 13 proprietários…
    Eles tentaram todos fazer o loteamento, mas o processo demorou anos e no fim quase a ser autorizado, ouve a mudança da presidência da câmara e isso voltou tudo à estaca zero e os moradores acabaram por desistir, isto palavras do proprietário do terreno.
    Mas para passar o terreno urbano preciso de fazer o destaque, certo?
  6.  # 6

    Para fazer o destaque.. 1º tem de passar o terreno a urbano ;)

    Acho estranho a questão de mudança de presidente... o que interessa é a legislação em vigor....
  7.  # 7

    E sabendo que nessa urbanização contém muitas casas ilegais nessa quinta que tem o avos, eu ao criar o destaque dessa parcela a câmara pode criar entropias e não aceitar?
  8.  # 8

    Homem, agora é que diz isso!!? era uma quinta, afinal agora é uma AUGI...
    Obviamente que irá criar as entropias...
    Esqueça o assunto, ou seja o gajo que vai reactivar o processo de legalização da AUGI...
  9.  # 9

    não vejo que "entropias" pode criar mais do que as usuais.
    não se esqueça que o processo de destaque e posterior venda a si da parcela, carece da assinatura dos 13 proprietários, isso sim pode ser complicado.
  10.  # 10

    Colocado por: Pedro BarradasHomem, agora é que diz isso!!? era uma quinta, afinal agora é uma AUGI...
    Obviamente que irá criar as entropias...
    Esqueça o assunto, ou seja o gajo que vai reactivar o processo de legalização da AUGI...


    para fazer um destaque, todas as contruções do terreno tem que estar legalizadas, por isso não vai lá com um destaque.
    Concordam com este comentário: RPereira93
  11.  # 11

    Esse tipo de compra,parece barato,mas sai caro.Dores de cabeça e chatices.


    Eu não me metia nisso.
  12.  # 12

    tem a certeza disso?
  13.  # 13

    Normalmente essas AUGIS-áreas urbanas de génese ilegal têm comissão de moradores, é falar com eles, com um arquitecto (a) com experiência a trabalhar para a câmara e com os serviços de urbanismo da câmara.
  14.  # 14

    Eu sou novo nisto, percebo pouco, por isso estar a tentar perceber.
    Mas passando o terreno para urbano e fazer o destaque, deixo de ter haver com essa quinta, ou seja, esse processo de legalização da AUGI já não tem haver comigo mas sim com os vizinhos, correto?
  15.  # 15

    Colocado por: RPereira93Mas passando o terreno para urbano e fazer o destaque, deixo de ter haver com essa quinta

    Até conseguir essa proeza podem demorar décadas ou nem conseguir.
  16.  # 16

    Colocado por: Palhava
    Até conseguir essa proeza podem demorar décadas ou nem conseguir.


    É o que os donos actuais estavam a tentar sem sucesso há vários anos.

    Por que razão o seu terreno ia sair da AUGI e os outros não?
  17.  # 17

    Colocado por: pauloagsantos

    para fazer um destaque, todas as contruções do terreno tem que estar legalizadas, por isso não vai lá com um destaque.
    Concordam com este comentário:RPereira93


    Ou seja, todas as parcelas que estão inseridas, caso haja construções, têm que estar legalizadas?
  18.  # 18

    Agora sim já percebi o "esquema"...
    Obrigado malta
  19.  # 19

    Colocado por: RPereira93Ou seja, todas as parcelas que estão inseridas, caso haja construções, têm que estar legalizadas?


    o meu sogro fez um destaque no terreno dele à uns anos e teve que legalizar todos os anexos que construiu ilegalmente ao longo dos anos, por isso fazendo um parelelismo deduzo que seja igual neste caso.

    leia pelo forum ou pesquisa pela internet por AUGI (areas urbanas de genese ilegal) para se inteirar sobre o assunto. Se tiver dinheiro para construir e for "maluco" em o gastar numa construção ilegal, então compre o terreno. Mas se precisar de recorrer ao crédito bancário, nenhum banco lhe vai emprestar dinheiro para construir, nem a camara vai autorizar a construção nesse terreno.



    Colocado por: RPereira93Eles tentaram todos fazer o loteamento, mas o processo demorou anos e no fim quase a ser autorizado, ouve a mudança da presidência da câmara e isso voltou tudo à estaca zero e os moradores acabaram por desistir, isto palavras do proprietário do terreno.


    a solução, por mais anos que demore tem que passar por aqui. se calhar havia uma coisa ou outra menos de acordo com a lei e o presidente antigo ia fechar os olhos. Se calhar foi por isso que o processo empacou com o novo presidente.
  20.  # 20

    posso estar errado mas não estou a ver o cenário assim tão negro.
    é claro que mesmo fazendo o destaque o terreno continuaria em área de classificação de augi, no entanto ter um terreno em augi não implica que não se possa lá construir, tem é de obedecer a determinadas normas do regulamento da camara assim como qualquer terreno.
 
0.0206 seg. NEW