Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite, eu e a minha mulher já andamos à procura de casa à alguns meses, mas isto aqui no algarve esta muito complicado... ora é gente com capital que compra primeiro, ora há guerra de ofertas, ora a casa já está sob proposta e o agente imobiliário não sabia...ora esperamos semanas por uma resposta.. Está complicado...

    Nós já temos crédito aprovado até aos 120mil para compra de um imóvel com um prazo de 3 meses.

    Amanha vamos visitar um imóvel, pelas fotos parece ser o tal. Iremos ser os 1ºs a visitar, a srª da imobiliária disse-nos que nos dão a prioridade caso queiramos avançar com proposta, mas ainda assim amanha vai ser o dia todo de visitas, e a prioridade que nos deu só pode falhar caso apareça alguém a comprar a pronto.

    Também referiu que caso tenhamos interesse para enviarmos a proposta por email, e para assinarmos o quanto antes o contrato de promessa de compra e venda.

    Toda a situação parece um bocado estranha... porque caso queiramos avançar com proposta e assinar o tal contrato, porque não cancelam as visitas a seguir?

    Mas continuando, falaram no tal contrato e no pagamento de um sinal.

    Estivemos a falar com a sra do banco que tratou do nosso processo, e disse para incluirmos um clausula de concessão do credito(ou algo do genero), para nos protegermos caso a avaliação falhe, e a avaliação seja por ex de 80%

    Também temos estado a pesquisar mais informações sobre esse tipo de contratos, e que devemos incluir também uma Cláusula de alienação livre de quaisquer ónus ou encargos

    Também que devemos pedir um recibo do cheque, e que deve estar referido no tal contrato.

    Quais os principais pontos a ter em atenção neste tipo de contratos? E na nossa situação o que devemos incluir mais?

    O imóvel é um t3, de 2007, e as áreas até são boas. Uma pessoa amiga indicou-me que na altura aqueles apartamentos naquela zona foram vendidos por preços mais acessíveis a quem andava a comprar casa.

    Ora nós com credito ja aprovado, quanto tempo demoraria a avaliação a ser feita? e um potencial contrato de compra a ser feito? Temos algum receio por causa dos 3 meses do empréstimo do banco. obrigado
  2.  # 2

    Colocado por: akinozOra nós com credito ja aprovado


    O crédito não está aprovado.
    O que está aprovado é uma linha de financiamento possivel de 120k com base nos vossos rendimentos ao qual o imovel a adquirir tem de cumprir requisitos de avaliação.

    Só após a avaliação é que sabe se têm crédito aprovado ou não.

    Só paga o sinal ou assina contrato caso inclua uma clausula que faça reverter tudo em caso de não aprovação de crédito.

    Só assim se protege.
  3.  # 3

    Bom dia, eu não sei dizer as palavras certas que a sra do banco nos disse, mas na altura referiu que tinhamos tudo para avançar pro crédito, que ja tinhamos uma pre-aprovaçao, depois perguntou se ficavamos por ali, ou se queriamos mesmo pedir, nos dissemos que queriamos avançar. Passado alguns dias ela telefonou a confirmar que o credito estava pedido e que teria uma duração de 3 meses.

    Esta é a primeira casa/emprestimo que vamos ter, e temos algum receio de cometer algum erro, ou de falharmos.
    • RCF
    • 2 março 2020

     # 4

    Colocado por: akinoz
    Nós já temos crédito aprovado até aos 120mil

    Terá apenas um crédito pré-aprovado. Isto é, o Banco empresta-lhe até €120.000 se pretender comprar uma casa que venha a ser avaliada por esse valor.

    Colocado por: akinozTambém referiu que caso tenhamos interesse para enviarmos a proposta por email, e para assinarmos o quanto antes o contrato de promessa de compra e venda.

    Sim, é o normal. Assina o contrato promessa de compra e venda (CPCV) e dá um sinal que, por regra, deve ser de 10% do valor da compra, podendo ser mais ou menos, se ambos concordarem.
    Esse CPCV é, para si, uma garantia de compra. Se o vendedor desistir, terá de lhe devolver esse valor em dobro. Se for o comprador a desistir, perde o valor do sinal.
    Por isso é que é importante colocar no CPCV isto:
    Colocado por: akinozpara incluirmos um clausula de concessão do credito(ou algo do genero), para nos protegermos caso a avaliação falhe
    Portanto, no CPCV, deve colocar uma cláusula que refira que, caso não obtenha crédito bancário, o sinal deve-lhe ser devolvido pelo vendedor.

    Colocado por: akinozQuais os principais pontos a ter em atenção neste tipo de contratos? E na nossa situação o que devemos incluir mais?

    Essencialmente, essa cláusula. E um prazo alargado para fazer a escritura (90 dias)

    Colocado por: akinozToda a situação parece um bocado estranha... porque caso queiramos avançar com proposta e assinar o tal contrato, porque não cancelam as visitas a seguir?

    Antes de assinarem o CPCV não faz sentido deixarem de mostrar a casa a outros. Depois de assinar o CPCV, muito provavelmente, deixarão de mostrar. Mas, também, não se preocupe pois, como atrás escrevi, se desistirem de lhe vender a si, fica a ganhar, pois terão de lhe devolver o valor do sinal a dobrar.
  4.  # 5

    Bom dia, agradeço a resposta. O imovel era bastante interessante, mas não gostei muito da atitude do vendedor.

    Depois basicamente nos faziamos uma oferta, e as pessoas que iam a seguir se tinham interesse faziam oferta superior, iria a haver uma guerra de licitações.

    Fora isso, queriam então o cheque de 10%, mas não aceitavam a colocação da tal clausula no contrato.
 
0.0137 seg. NEW