Iniciar sessão ou registar-se
    • VP17
    • 2 março 2020

# 1

Bom dia! Vinha solicitar a vossa opinião para encontrar um recuperador de calor a lenha que faça o aquecimento central de moradia com cerca de 320 m2 e dê apoio sazonal no aquecimento das AQS. Serão cerca de 130 elementos e 3 toalheiros. O recuperador fica em zona open space com cerca de 95 m2. Teria preferência por um que fosse mais largo (90cm ou mais) dado a dimensão do espaço, mas aceito todo o tipo de conselho. Em conversa com o engenheiro disse que teria de ter mais de 75% de rendimento e menos de 25 kw de potencia (estes 25kw é de potência nominal ou potência de àgua? só depois da conversa me apercebi que existe esta diferença). Obrigado desde já
  1.  # 2

Isso é construção nova ?
    Já tem ou está tratar certificado energético?
    Esse número de elementos já é também no espaço dos 95m2 ?
  2.  # 3

Esse Eng. Explicou o porquê de ser abaixo dos 25kw, pode ele estar.se a referir ao regulamento e ao abrigo dos edifícios residências... <25kw ou > 25kw.
    Na realidade essa habitação, para um sistema de lenha, seria o ideal acima dos 25kw de potência
    • VP17
    • 3 março 2020

# 4

Colocado por: nasys007Isso é construção nova ?
    Já tem ou está tratar certificado energético?
    Esse número de elementos já é também no espaço dos 95m2 ?

Sim, moradia em construção. Já tem o pré-certificado energético A+. O número de elementos é uma estimativa da casa toda e inclui já a contagem do open space (leva 3 radiadores).

Colocado por: nasys007Esse Eng. Explicou o porquê de ser abaixo dos 25kw, pode ele estar.se a referir ao regulamento e ao abrigo dos edifícios residências... <25kw ou > 25kw.
    Na realidade essa habitação, para um sistema de lenha, seria o ideal acima dos 25kw de potência

Eu não perguntei ao engenheiro porque já tinha lido aqui pelo fórum que em moradias não devia ir acima disso, mas se alguém me explicar como contornar isso agradeço. De facto numa loja onde fui ver de recuperadores dizem que nunca tinham ouvido tal e que os clientes querem é quantos mais kw melhor kkkk
  3.  # 5

Acima dos 25kw de potência instalada precisa de um projecto AVAC.
    Concordam com este comentário: SrR
  4.  # 6

Jorgealves, técnico a assinar deixa de ser rccte, passa ser rcese, não tenho certeza, precisa mesmo projeto avac ?
  5.  # 7

Colocado por: nasys007precisa mesmo projeto avac ?
    sim com todos encargos e obrigações inerentes, mas habitualmente ninguém aplica isso em moradias unifamiliares.
  6.  # 8

decreto lei 79/2006
    " potência térmica de aquecimento até ao limite de 25 kW por fracção autónoma de edifício"
  7.  # 9

Pois tem razão é isso, mas costumam contornar isso, pois há muitas instalações com fontes calor a ultrapassar 25kw
  8.  # 10

O que me foi explicado entretanto é que teria de cumprir mesmo os 75% de rendimento. A potência era algo contornável, mas o rendimento não. Assim sendo estou inclinado para duas opções: Solzaima Acqua e ADF Calida 100. Em termos de diferenças parece-me ser só que o adf permite admissão de ar exterior e o acqua não. Alguém me consegue aconselhar entre esses dois? Qualidade, consumos, manutenção etc
    • SrR
    • 4 maio 2020

# 11

ADF
  9.  # 12

Colocado por: SrRADF

Podia explicar sff?
  10.  # 13

Aconselha o add vs o solzaima.
    Eu tenho um ADF 70 e até agora nada a apontar.
    • SrR
    • 4 maio 2020

# 14

Colocado por: VP17

Podia explicar sff?
    para mim tem um melhor controlo da combustão
    • MVA
    • 4 maio 2020

# 15

Colocado por: nasys007Esse Eng. Explicou o porquê de ser abaixo dos 25kw, pode ele estar.se a referir ao regulamento e ao abrigo dos edifícios residências... <25kw ou > 25kw.

25 kW dá para 200 elementos de radiador (que seria para uma casa com mais de 300 m2)
    Para 130 elementos 15 kW chegam e sobram.
  11.  # 16

MVA. 15 KW potência térmica aguá do recuperador ??
    • MVA
    • 4 maio 2020 editado

# 17

Colocado por: nasys007MVA. 15 KW potência térmica aguá do recuperador ??

Sim.

Eu falo pela minha experiência. Na minha anterior casa também tinha cerca de 130 elementos de radiador.
    O meu recuperador de calor tinha 12 kW (potência nominal para a água) e no inverno com 0 graus na rua, eu tinha a minha casa a 20 graus (andava de t-shirt e cuecas em casa em Janeiro). Era uma casa com certificado A+, tal como a do user que abriu este tópico.
  12.  # 18

Estão a falar de que radiadores?
  13.  # 19

A moradia em si é maior se contar com os anexos que ficam agarrados à casa. A àrea que pretendo aquecer é 160 m2 no R/c (destes são 80 m2 em open space onde está o recuperador) e 100 m2 no 1ºA.
  14.  # 20

Costumo fazer contas assim:
    (Claro que deveria saber como chegaram aos 130 elem ??)
    130 elem x 145w/elem (diferencial 50 graus) = 18850w + 1600w toalheiros + 20% para margem utilização.
    Pois quando um fabricante anuncia 15 ou 20kw, é a utilizar lenha com condições perfeitas...e certos tipos de lenha...
    Como vamos nós saber, que vai acontecer sempre desse modo, ou qual o tempo de utilização e forma de utilização de temperaturas que vão ter na habitação..!

0.0219 seg. NEW