Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: nasys007Costumo fazer contas assim:
    (Claro que deveria saber como chegaram aos 130 elem ??)
    130 elem x 145w/elem (diferencial 50 graus) = 18850w + 1600w toalheiros + 20% para margem utilização.
    Pois quando um fabricante anuncia 15 ou 20kw, é a utilizar lenha com condições perfeitas...e certos tipos de lenha...
    Como vamos nós saber, que vai acontecer sempre desse modo, ou qual o tempo de utilização e forma de utilização de temperaturas que vão ter na habitação..!

Enganei-me na abertura do tópico. São cerca de 130 elementos e 4 toalheiros. Esqueci-me de contabilizar a casa de banho do R/C
  2.  # 22

Ou seja por essas contas seriam então necessários os 25 kw de potencia
  3.  # 23

Colocado por: VP17Ou seja por essas contas seriam então necessários os 25 kw de potencia
    a plena potencia e necessidade ou seja no arranque e com o imóvel sem qualquer inercia térmica, como será o que acontece em muitos movimentes em qualquer cuidado com o isolamento térmico da envolvente ou mais antigos.
    • MVA
    • 4 maio 2020

# 24

Essas contas são para uma casa com certificado energético C

Neste caso falamos de uma casa com certificado energético A+. Neste caso essas contas são "overkill"
  4.  # 25

Ainda me faltou contar apoio a aqs, podemos contar com 2000 a 2500w, depende também como ele seja interligado ao sistema !
    Mas sim, quanto a mim e experiência que temos, rondar 25kw. Até mesmo para poder encontrar recuperador com câmara combustão tamanho razoável
  5.  # 26

Não percebi...
    Em relação ao isolamento não haverá grandes perdas, pois tratando-se de uma moradia nova cumpre com o projecto da termica e em determinados aspectos será melhor que o que consta no projecto.
    • MVA
    • 4 maio 2020

# 27

25 kW dá para aquecer uma casa de 400 m2 com certificado A+
    Aqui falamos de uma casa com 260 m2

25 kW numa casa A+ com 260 m2 é um desperdicio de gasto energia...

Mas se não têm o que fazer ao dinheiro, força nisso. Metam lá os 25 kW.
    Sempre dá para meter a casa a 30 graus no inverno. Dá para fazer sauna.
    • SrR
    • 4 maio 2020

# 28

Dass 25 kw pra 160m2
  6.  # 29

Colocado por: MVA25 kW dá para aquecer uma casa de 400 m2 com certificado A+
    Aqui falamos de uma casa com 260 m2

25 kW numa casa A+ com 260 m2 é um desperdicio de gasto energia...

Mas se não têm o que fazer ao dinheiro, força nisso. Metam lá os 25 kW.
    Sempre dá para meter a casa a 30 graus no inverno. Dá para fazer sauna.

A esposa gostou desses dois pela parte estética pois tem uma área de vidro maior e o espaço cozinha/sala de jantar/sala é grande para um recuperador pequeno. Dai estar indeciso entre o acqua e o calida 100 que dentro do que gostamos é o que cumpre com o rendimento. Se fosse o adf 80 (POTÊNCIA TOTAL: 23,6 KW - POTÊNCIA NA ÁGUA 16,5 KW - RENDIMENTO 80%) ficavamos melhor servidos que o adf 100 (POTÊNCIA TOTAL: 26,2 KW - POTÊNCIA NA ÁGUA 17,5 KW - RENDIMENTO 77%) ou o acqua (POTÊNCIA TOTAL: 30,1 KW - POTÊNCIA NA ÁGUA 16,8 KW - RENDIMENTO 80%) tendo em conta a àrea a aquecer?
    • MVA
    • 4 maio 2020 editado

# 30

Se há coisa que não engana é a matemática (ao contrário de mandar bitaites e postas de pescada para o tópico):

condutibilidade térmica tipica do EPS/XPS/Lã = 0,04
    condutibilidade térmica tipica de vidro duplo = 1
    Espessura média do isolamento térmico de uma casa A+ = 8 cm (0,08 metros)
    Temperatura pretendida em casa = 20 graus
    Temperatura no exterior em Janeiro = 0 graus
    Àrea em contacto com exterior (paredes, telhado, pavimento) excepto envidraçados = 700 m2
    Àrea em contacto com exterior de envidraçados = 150 m2

Potência do recuperador = [(0,04/0,08)*700 + 1*150] * (20-0) = 10 kW

Portanto até mesmo 15 kW será provavelmente demasiado.
    • MVA
    • 4 maio 2020

# 31

Agora é ajustar as contas que eu fiz ao seu caso especifico.

Veja quanto tem de isolamento e qual a área em contacto com o exterior
  7.  # 32

Meus cálculos, não são bitaites... Meus cálculos para 130 elem, 3 toalheiros e termo acumulador, dão na ordem dos 20kw. Pois 130 elem e toalheiros, não sei como calcularam, como já tinha referido. Acerca da potência do recuperador, tal como descrevi anteriormente, se anunciarem 15 kW é com condições x de lenha !! Vamos ter certeza que vão sempre ser cumpridas ! Pois por isso, dou sempre uma margem, até para conseguir que sistema seja um pouco mais rápido. São estes nossos cálculos e que se temos dado muito bem.
  8.  # 33

Colocado por: MVAAgora é ajustar as contas que eu fiz ao seu caso especifico.

Veja quanto tem de isolamento e qual a área em contacto com o exterior

Ok, vou tentar tirar essas medições do projecto. As únicas que sei é paredes xps 6cm em parede dupla 22+11, roofmate sobre a placa xps 10cm.
  9.  # 34

Colocado por: nasys007Meus cálculos, não são bitaites... Meus cálculos para 130 elem, 3 toalheiros e termo acumulador, dão na ordem dos 20kw. Pois 130 elem e toalheiros, não sei como calcularam, como já tinha referido. Acerca da potência do recuperador, tal como descrevi anteriormente, se anunciarem 15 kW é com condições x de lenha !! Vamos ter certeza que vão sempre ser cumpridas ! Pois por isso, dou sempre uma margem, até para conseguir que sistema seja um pouco mais rápido. São estes nossos cálculos e que se temos dado muito bem.

Sim, o recuperador tem de dar apoio sazonal nas AQS. São cerca de 130 elementos (podem ser mais mas não muito mais que isso) e 4 toalheiros
  10.  # 35

Sem colocar em causa as vossas explicações sobre a potência o que acham dessas duas marcas: solzaima e adf? Pelas características técnicas dos materiais ambos me parecem semelhantes e se comparar o consumo da ficha técnica do acqua com o calida 100 também não existe grande diferença. Mas o que vem escrito muitas vezes quer dizer pouco, e a durabilidade, rentabilidade e posterior manutenção só depois de se usar se consegue ter opinião. Quem conhece ambas, o que acham?
  11.  # 36

Além da Matemática... Conta muito o tipo de utilização e o andar no terreno...
  12.  # 37

E estou a comparar esses dois pois são os mais fáceis de comparar sendo as características aparentemente equivalentes. Porque para ser mais pequeno não tenho ponto de comparação na solzaima pois embora os restantes calida (70 e 80) tenham rendimento superior a 75% na solzaima apenas o acqua o tem que eu conheça. O modelo ecofogo por exemplo já não cumpria pois tem 71%. Daí comparar acqua e calida 100
  13.  # 38

Colocado por: nasys007Além da Matemática... Conta muito o tipo de utilização e o andar no terreno...

Exactamente...daí vir perguntar a quem conhece, vocês melhor que ninguém podem-me dar uma opinião válida. Nas lojas como habitualmente não vendem ambas as marcas tentam empurrar o seu produto.
  14.  # 39

Gostava de poder ajudar mais... Mas já instalamos vários, mas só o solzaima. Pelas caraterísticas do adf, parece.me também um equipamento razoável. Acerca do solzaima, funciona muito bem. Apenas neste tipo de recuperador e atendendendo ao seu formato, a execução da chaminé de exaustão deve ser feita como mandam as regras, não facilitar... Se não pode haver saídas de fumo desagradáveis para local onde está
  15.  # 40

Tendo a hipótese de ter alimentação de ar externa não hesite...

0.0205 seg. NEW