Iniciar sessão ou registar-se
    • RUIOLI
    • 2 março 2020 editado

     # 1

    Bom dia,

    vou ter de fazer um muro de contenção da cave encostado ao terreno do vizinho, que não tem cave, como podem ver neste exemplo semelhante no mesmo bairro.

    ESCAVA-O
    " alt="Exemplo" />

    Necessito de colocar isolamento térmico e impermeabilização, por outro lado não quero ocupar com a minha estrutura o terreno do vizinho, pois no futuro ele pode querer fazer cave como outros estão a fazer neste bairro, pelo que betonar contra o terreno dele após escavação está colocado de lado.

    As fundações são com ensoleiramento geral e os muros de suporte em betão armado com espessura de 0,2 m.

    A solução até agora é escavar, fazer uma parede de blocos de 10 para fazer de cofragem perdida no limite do meu lote, servir de suporte à impermeabilização e isolamento térmico. O enchimento dos vazios do lado do vizinho seria com uma argamassa pobre ou espuma de poliuretano.

    A desvantagem é a perda de 10 cm, alguma ideia alternativa? Muito obrigado!
  1.  # 2

    Colocado por: RUIOLIpor outro lado não quero ocupar com a minha estrutura o terreno do vizinho,

    Nem pode!!!

    Não sei qual é a questão. peça aos seus projectistas para lhe resolverem a questão e dar-lhe as alternativas que sejam adequadas.

    Isso assim, está bonito, está...
  2.  # 3

    Pedro Barradas, esta da imagem foi assim que foi feita, betonagem contra o terreno do vizinho, e como esta mais uma meia dúzia nas mesmas condições neste bairro. Contudo, essa opção construtiva não é opção para mim.

    Os projetistas, onde também me incluo, já deram uma opção de resolução do problema, que é válida, mas um dos objetivos destes fóruns é trocar/ partilhar ideias e experiências, daí ter lançado esta discussão...
  3.  # 4

    Se os técnicos acham que esse corte não vai trazer problemas à estrutura pre-existente... betonar contra não deve fazer. deve interpor sempre um material...
  4.  # 5

    corajosos com escavação total na vertical..

    betone rapidamente contra o terreno e resolve o isolamento e impermeabilização por dentro
    Concordam com este comentário: bettencourt
  5.  # 6

    Ricardo Porto, esta não é a minha obra, ainda estou em projeto...

    Obrigado pela sugestão
  6.  # 7

    Já avançou a sua escavação?
  7.  # 8

    Colocado por: LupanJá avançou a sua escavação?


    Não, atrasos na CM fizeram adiar para Março de 2021.
  8.  # 9

    Ok, eu terei de fazer algo idêntico, dado ao meu vizinho do lado não ter feito cave também.
    Terá um custo muito superior a uma escavação sem essas características?
  9.  # 10

    Colocado por: LupanOk, eu terei de fazer algo idêntico, dado ao meu vizinho do lado não ter feito cave também.
    Terá um custo muito superior a uma escavação sem essas características?


    Sim, tem de ser fazer por troços, vou fazer metade da escavação e depois a outra metade.
 
0.0139 seg. NEW