Iniciar sessão ou registar-se
    • FFAD
    • 2 março 2020

     # 1

    Carissimos,


    Que cuidados a ter na compra de um terreno. Tenho um terreno em vista e gostava de saber que documentação será necessário solicitar para me salvaguardar de qualquer dissabor.

    Andei a pesquisar no fórum e não encontrei, pelo que vou actualizando este primeiro post com a lista de info necessária.

    No meu caso, neste momento além da caderneta predial que fala em terreno para construção com x área, não tenho mais nada:

    Basta dizer que é de construção para ter a certeza que podemos construir? É preciso consultar linceças? PDM? Etc?

    Qualquer input é bem vindo.

    Obrigado,
  1.  # 2

    .Caderneta Predial Urbana
    .Certidão da Conservatória do Registo Predial
    .Levantamento Topográfico (idealmente, para ver se as áreas batem certo entre ambos os elementos)
    .Consultar PDM
    .ao consultar o PDM, não veja apenas o que dá para construir, veja também as limitações (estradas e riachos, dos quais terá de deixar afastamentos)
    Concordam com este comentário: MrVetable
  2.  # 3

    Colocado por: FFADQue cuidados a ter na compra de um terreno. Tenho um terreno em vista e gostava de saber que documentação será necessário solicitar para me salvaguardar de qualquer dissabor.
    depende para que fim for o terreno, se for para construir primeiro certifique-se que lá se pode construir. não vá vc depois ter uma surpresa.
  3.  # 4

    o melhor será pedir ajuda nessas consultas... ler os regulamentos etc...
    • FFAD
    • 2 março 2020

     # 5

    A ideia seria ou revender como está, ou sub-dividir e vender, ou sub-dividir e construir para vender...

    Estou a pedir ajuda para depois arranjar ou pedir a info certa.
  4.  # 6

    Marque uma consulta com um arquitecto ai da zona. è rpeciso cruzar diversas fontes de informação e discutir as opçõe sque forem válidas.
    ou desloque-se á CM e veja o que o Arquitecto municipal lhe diz.
    • FFAD
    • 2 março 2020 editado

     # 7

    Colocado por: Pedro BarradasMarque uma consulta com um arquitecto ai da zona. è rpeciso cruzar diversas fontes de informação e discutir as opçõe sque forem válidas.
    ou desloque-se á CM e veja o que o Arquitecto municipal lhe diz.


    Obrigado,

    Isso é o que tenho planeado, ir à CM e levar a lista de tudo o que preciso e quero saber...
  5.  # 8

    Bom dia,

    ando a ver um terreno para possível negócio e posterior construção de moradia. Tenho tentado pesquisar ao máximo informação aqui no fórum e não só, de modo a perceber os cuidados a ter antes de fazer o negócio. Já consultei o PDM e a câmara tem inclusive um sistema de informação geográfica, no qual pude verificar que o terreno está classificado como "Espaços Urbanizados - Residenciais Tipo I", aparecendo até nº de porta já atribuído no SIG. De ambos os lados também já existem outras moradias.
    Já mostrei esta informação que recolhi no site da câmara, a um familiar que é eng. civil e faz projectos e ele diz que poderei construir. Mas não consultámos nada mais, além desta informação no site.

    A minha questão é se a informação na net é suficiente ou devo procurar outras informações. Se for mesmo necessário ir à câmara ou outro local, tenho receio que por causa da pandemia demorem semanas a atender.
  6.  # 9

    Colocado por: nrferreiraBom dia,

    ando a ver um terreno para possível negócio e posterior construção de moradia. Tenho tentado pesquisar ao máximo informação aqui no fórum e não só, de modo a perceber os cuidados a ter antes de fazer o negócio. Já consultei o PDM e a câmara tem inclusive um sistema de informação geográfica, no qual pude verificar que o terreno está classificado como "Espaços Urbanizados - Residenciais Tipo I", aparecendo até nº de porta já atribuído no SIG. De ambos os lados também já existem outras moradias.
    Já mostrei esta informação que recolhi no site da câmara, a um familiar que é eng. civil e faz projectos e ele diz que poderei construir. Mas não consultámos nada mais, além desta informação no site.

    A minha questão é se a informação na net é suficiente ou devo procurar outras informações. Se for mesmo necessário ir à câmara ou outro local, tenho receio que por causa da pandemia demorem semanas a atender.


    Terá que ter em atenção o regulamento municipal (para entender quais os afastamentos mínimos), o PMDFCI (caso esteja próximo a áreas com risco de incêndio) e todas as cartas do PDM que poderão resultar em algum tipo de constrangimento (seja por qualidade do solo ou perigo de cheia p.ex.).

    O facto de estar em "Espaços Urbanizados - Residenciais Tipo I" denota de qualquer forma capacidade construtiva, mas cada PDM deve ser lido com atenção porque variam de câmara para câmara.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nrferreira
 
0.0099 seg. NEW