Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos,

    Sou utilizador deste forúm à mais de um ano e tenho sido um atento leitor de muito quanto se tem escrito por cá. Sem dúvida um excelente compêndio de informação.

    Irei em breve iniciar a construção da minha moradia unifamiliar num lote que já adquiri, com de 500m2, numa colina virada para o tejo. A casa terá 3 pisos (piso 1 - quartos / piso 0 - salas, cozinha e escritório / piso -1 -garagem)

    A arquitetura está em fase de conclusão e algumas das especialidades também já estão alinhavadas, contudo gostaria de saber a vossa opinião sobre alguns aspetos.

    Quanto à aquitetura deixo as plantas em anexo.

    Depois tenho as seguintes questões técnicas as quais queria decidir numa perpectiva qualidade/preço:
    * Parede dupla ou parede simples com tijolo térmico e capoto?
    * Irei colocar recuperador de calor á água. Coloco piso radiante hidraulico ou radiadores ou outro? (o chão será quase todo em madeira) ?
    * Caixilharia em pvc ou alumínio (a exposição solar será imensa)
    * Qual a solução de domótica que aconselham a aplicar em obra?

    Gostaria ainda que me pudessem dar qualquer dica/opinião que considerem relevante.

    Obrigado
      piso-1.png
      piso0.png
      piso1.png
  2.  # 2

    ..não sei explicar o quê... mas não gosto nada do projecto.
    Pelos vistos a topografia é lixada, tem 3 niveis...
  3.  # 3

    Pois, é uma limitação do terreno que tenho de contornar mas que, para mim, tem outras vantagens que anulam a desvantagem do declive. A localização, a exposição solar e a vista acabam por compensar.
  4.  # 4

    Tenho que me decidir sobre os seguintes aspetos, aos quais pedia a vossa ajuda/opinião:

    * Parede dupla ou parede simples com tijolo térmico e capoto?
    * Irei colocar recuperador de calor á água. Coloco piso radiante hidraulico ou radiadores ou outro? (o chão será quase todo em madeira) ?
    * Caixilharia em pvc ou alumínio (a exposição solar será imensa)
    * Qual a solução de domótica que aconselham a aplicar em obra?

    Mais uma vez agradeço a vossa atenção.
  5.  # 5

    Gosto.
    Talvez algum excesso nos recantos, mas acho que está funcional.
    A sala faria em openspace com os sofás virados 180', bem como a posição da cama da suite.
  6.  # 6

    Colocado por: Anonimo09092021Não sei se são uma família que receba eventos em casa, mas a vivência vai ser um pouco compartimentada nessas situações pela divisão cozinha/jantar/estar...


    concordo, bastava uma sala/espaço de refeições mais amplo, sem essa divisória a meio. Mas depende muito de familia para familia
  7.  # 7

    O objetivo da meia parede será tornar o ambiente um pouco mais acolhedor mas sem retirar a facilidade de circulação e convivêncianas duas areas.

    É isto que temos projetado (á exceção do recuperador de calor):
    Concordam com este comentário: antonylemos
      IMG_2454.jpg
  8.  # 8

    Vou aproveitar a boleia para as opiniões sobre os componentes térmicos e domótica :)
  9.  # 9

    Colocado por: MegaburnerQual a solução de domótica que aconselham a aplicar em obra?


    Poderá encontrar alguma informação por aqui. Na minha opinião (e de muitos outros) , se financeiramente conseguir, opte por um solução KNX.
    Haverá aqui quem lhe sugira soluções sem fios e outros sistemas.
  10.  # 10

    a ideia e localização das divisões tem potencial, agora na minha opinião está mal projetado, sobretudo a ligação entre pisos, repare que quem chega de carro á garagem a volta que tem de fazer para ir dar á escada para os quartos
    a wc comum dos quartos poderia estar perfeitamente o canto superior direito da imagem, ali entre quartos na zona de melhor exposição não vejo muito interesse, preferia dar essa frente mais aos quartos.
    acho que isso precisa de uma volta
  11.  # 11

    Colocado por: marco1a ideia e localização das divisões tem potencial, agora na minha opinião está mal projetado, sobretudo a ligação entre pisos, repare que quem chega de carro á garagem a volta que tem de fazer para ir dar á escada para os quartos
    a wc comum dos quartos poderia estar perfeitamente o canto superior direito da imagem, ali entre quartos na zona de melhor exposição não vejo muito interesse, preferia dar essa frente mais aos quartos.
    acho que isso precisa de uma volta


    Agradeço e compreendo o ponto de vista.
    O meu terreno resultou de uma união de dois lotes que comprei num lotemaneto. O precesso de alteração de loteamento foi complicado e tive várias limitações e condicionantes.
    Na prática sou o primeiro terreno do loteamento, mas tive que projetar a construção para que o vizinho possa encostar a casa dele à minha, pelo que a garagem na cave só pode ser ali.

    Deixo foto exemplificativa do aspeto exterior. Mesmo assim irei questionar o gabinete de arquitetura.
      IMG_0153.jpg
  12.  # 12

    O lote tem duas frentes de estrada, a entrada principal será na rua de cima e a de serviço será na rua debaixo, conforme se vê na imagem.
    A parede em xisto tem a chaminé da cozinha.

    Nesta situação o que me será mais vantajoso, Parede dupla ou parede simples com tijolo térmico e capoto?
  13.  # 13

    Colocado por: JoelM

    nesta ou noutra situação, é uma questão de estudar os pros e contras das duas soluções. a avaliar por esses alçados, não será muito fácil resolver pontes térmicas com parede dupla, mas é algo que os seus projectistas têm de já ter pensado!


    Sabe indicar-me se a solução de parede em tijolo térmico e capoto fica mais económico que parede dupla com corte térmico? o capoto não deixará a parede fragilizada?
  14.  # 14

    Megaburner


    eu não sugeri mudar a garagem na cave, leia bem, ela está muito bem onde está o problema é a orgânica da circulação, escadas etc....
    em relação ao 3D, lá está falta alguma racionalidade já evidenciada nas plantas e menos show off , está muito tunning ou cheio de lugares comuns do mais vulgar hoje em dia. pesado. desculpe a franqueza mas por vezes há que ser direto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Megaburner
  15.  # 15

    Colocado por: marco1Megaburner


    eu não sugeri mudar a garagem na cave, leia bem, ela está muito bem onde está o problema é a orgânica da circulação, escadas etc....
    em relação ao 3D, lá está falta alguma racionalidade já evidenciada nas plantas e menos show off , está muito tunning ou cheio de lugares comuns do mais vulgar hoje em dia. pesado. desculpe a franqueza mas por vezes há que ser direto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Megaburner


    Agradeço a sua opinião.
    Irei rever ainda alguns aspetos de racionalidade com a arquiteta.

    Estou a pensar em instalar recuperador de calor á água. Acha que devo colocar piso radiante hidraulico ou radiadores ou outro? (o chão será quase todo em madeira) ?
  16.  # 16

    Na domótica, vá por KNX. Tem soluções caras e outras bastante económicas. Cabe-lhe a si escolher, mas pense num sistema que é estável e com mais de 400 fabricantes.
 
0.0180 seg. NEW