Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Devido a "bolha" comprar casa está difícil, sendo necessário dar como entrada 10% do valor de aquisição do imóvel.

    Estando no inicio de vida e com um emprego solido e um vencimento razoável, e me possível pagar um credito habitação sem muito esforço, no entanto faltam os tais 10%.

    Uma breve pesquisa na Internet e surge a publicidade do leasing para habitação que financia a 100%.

    A minha questão passa se alguém experimentou? sabe como funciona? vantagens? desvantagens? e fiável? Custo? (Comparável com credito habitação "normal")



    obrigado,
  2.  # 2

    Só ouvi falar em arrendamento com opção de compra.
  3.  # 3

    Boa tarde,

    Sim, existe leasing para aquisição a 100%
    Muito resumidamente, o processo bancário fica mais caro, o spread é mais alto, cerca de 1,8%/2%, tem uma maturidade menor, ou seja tem 15 ou 20 anos (não tenho a certeza aqui) para pagar o imóvel. O imóvel nunca é seu, pelo que também não paga IMT e IS. Pode dar uma entrada ou não e ter valor residual ou não, findo o qual fica proprietário do imóvel.
    Se a qualquer momento falhar o pagamento da prestação, "só tem de entregar a chave", básicamente pois nada deve além das prestações em falta, mas também nada "detem".
    Se quiser mais informação posso verificar os meus apontamentos, uma vez que estive em apresentações deste produto, mas sinceramente nunca o utilizei.
    Já agora tem outra alternativa, sem ser crédito pessoal, claro.
    Tem a possibilidade de pedir os 10% em cima de um imóvel de familiares. Parece mau, mas nem por isso, acho bem melhor que o leasing.
    Imagine que quer comprar imóvel por 100.000€. Tem bons rendimentos, mas simplesmente não tem os 10% (10.000€). Além do empréstimo a 90% (90.000€) pode hipotecar um imóvel dos seus pais, por exemplo, e pedir os 10%. Este segundo empréstimo fica também em seu nome, com o mesmo spread do empréstimo principal. Os seus pais só ficam responsáveis pelos 10.000€, ou seja, se acontecer algo de mau, é bem melhor do que ser fiador, uma vez que a responsabilidade deles está limitada a esses 10% ou ao que restar da divida referente ao 2º empréstimo. O ponto negativo é que este processo, por via de serem 2 créditos, 2 hipotecas, 2 escrituras, vai sempre custar cerca de 1.000€ mais que um processo normal de crédito!
 
0.0096 seg. NEW