Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Viva,


    Possuo uma moradia antiga 2 andares e 4 frentes. O 1º andar tem um apartamento, enquanto o r/chão está dividido em 2 partes independentes.

    A casa sofreu remodelações já há umas dezenas de anos, tendo na altura sido acrescido, à base inicial de paredes de pedra, uma área adicional feita em tijolo.

    No total as paredes da casa têm cerca de 7m de altura. A parte construída em pedra tem 75cm de espessura, inclusive nas paredes interiores.

    Pretendo derrubar as paredes interiores de pedra (a vermelho na planta), tanto no r/c como no 1º andar.

    As questões que coloco sobre as paredes de pedra interiores são:


    1-Posso remover somente a parte do 1º andar, deixando intactas as restantes? Lembro que essa parede tem 7m de altura (2 andares).

    2-Posso remover todas as paredes? Aqui, incluo, a parte referida no ponto 1, bem como a sua base no r/c. Acresce, igualmente, a outra parede assinalada, também, a vermelho no r/c.

    Em caso positivo, que cuidados devo ter, de forma a manter a integridade estrutural do edifício.


    Obrigado
      Planta casa.png
  2.  # 2

    Pode fazer tudo o que quiser desde que tenha um arquiteto e um engenheiro.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Kduvidas
  3.  # 3

    Exacto a intervenção que pretende carece do devido licenciamento ( projectos de arquitectura e engenharia), e depois de um empreiteiro geral.

    Mas mais importante que as questões burocraticas, é que essa intervenção, terá de ser vista no local por um tecnico, de preferencia eng. civil, por forma a garantir a segurança estrutural do edificado.
    Concordam com este comentário: Kduvidas
  4.  # 4

    tirando os formalismos legais, em casas dessa idades, essas paredes exteriores são estruturais. nessas casas antigas com paredes dessa expessura não se faziam pilares e vigas, eram as proprias paredes que suportavam a estrutura da casa.

    por isso, poder pode, mas não é coisa para ser feito por curiosos. já que ao retirar a parede tem que ser pensada e construido uma estutura (pilares, vigas) que suporte a casa.
  5.  # 5

    Concordo basicamente com tudo que foi dito.

    A obra terá, obviamente, que ser feita por um técnico da área. A razão de ser das minhas questões é que existem, certamente, várias soluções alternativas cada uma com as suas vantagens e desvantagens.

    Eu quero ter a certeza que optarei pela melhor solução, não me limitando a acenar positivamente à 1ª proposta que um técnico me proponha.

    Portanto, e limitando-nos à questão técnica que soluções aconselhariam. Isto é, falando de pilares e vigas: onde colocar, de que espessura, em que material (cimento armado ou vigas de aço) e, eventualmente, mais alguma coisa que achem relevante.

    Obrigado
  6.  # 6

    eu não vou aconselhar nada... Veja isso com o tecnico que contratar. Cada caso é um caso. Um tecnico competente, deve aBordar a questão com sentido critico, formular diversas abordagens, depois é que se escolhe uma, com base em diversos critérios/ condicionantes/realidades

    Depois se quiser uma 2ª ou 3ª opinião, ajudo de bom grado, agora dar-lhe soluções. ainda mais, sem haver diagnostico previo, saber que tecnicas construtivas existem, patologias, etc... Não faz sentido.
  7.  # 7

    como já disseram, cada caso é um caso.

    Pode-se fazer tudo, e o seu caso não é nada do outro mundo, fazem-se torres de 800m em cima de areia, por isso o seu caso são peaners (thank you JJ).
    Agora, há que ter cuidado quando se mexe na estrutura, contacte um gabinete de estruturas e peça cotação para lhe elaborarem o projecto, incluindo faseamento de demolição, uma vez que vão ter de garantir a estabilidade da cobertura e das fachadas, antes de demolir seja o que for.
  8.  # 8

    Colocado por: Nando2020Concordo basicamente com tudo que foi dito.

    A obra terá, obviamente, que ser feita por um técnico da área. A razão de ser das minhas questões é que existem, certamente, várias soluções alternativas cada uma com as suas vantagens e desvantagens.

    Eu quero ter a certeza que optarei pela melhor solução, não me limitando a acenar positivamente à 1ª proposta que um técnico me proponha.

    Portanto, e limitando-nos à questão técnica que soluções aconselhariam. Isto é, falando de pilares e vigas: onde colocar, de que espessura, em que material (cimento armado ou vigas de aço) e, eventualmente, mais alguma coisa que achem relevante.

    Obrigado


    Isto a negrito é o projeto que irá dizer não é o fórum
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Kduvidas
 
0.0120 seg. NEW