Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde.

    Eu daqui a umas semanas vou voltar para casa dos pais de vez, e estou a pensar em fazer algo que eu e os meus pais andamos a adiar, por não ser necessário.
    A casa dos meus pais tem 140m2, e o sótão tem aproveitamento para fazer a uma autêntica casa com cerca de 100m2.Tem dois quartos (um deles pode ser transformado em cozinha), uma casa de banho, e uma sala, preparada para também se fazer aí uma open kitchen.
    Mas para fazer isso tudo ainda precisamos de fazer a carpintaria (eu e o meu pai fazemos isso) em que consiste nas portas, chão e teto. Mas para o teto precisamos de colocar isolamento térmico e aqui surgem os problemas. Não sabemos o que colocar, qual seria melhor.
    Pensamos em lá de rocha, roofmate e poliuterano expandido, mas algo que temos de ter em atenção é a possibilidade de humidades pela placa.
    Para o acabamento do teto estamos divididos entre madeira ou flutuante (que já me aconselharam a não colocar por ser difícil de prender).

    Quais os vossos conselhos? Qual é o melhor para o isolamento e para o acabamento?

    PS: não tenho atualmente fotos, mas se considerarem necessário poderei arranjar.
  2.  # 2

    O tecto do sotão é feito em que? tem placa rebocada?

    Já que vão fazer as carpintarias, aproveite e não meta desses plasticos Lambirs de PVC e/ou pavimentos flutuantes manhosos...
  3.  # 3

    O tecto do sótão tem o tijolo a vista.

    El relação ao lambrim as opções seriam a tradicional madeira ou então para ser mais prático e bonito flutuante (mas desaconselharam por ser difícil de segurar). PVC só para a casa de banho.
    Para o chão estamos a considerar ac4 ou ac5
  4.  # 4

    Tenho aqui algumas fotos de como é o local.
      IMG-20200305-WA0001.jpg
      IMG-20200305-WA0009.jpg
      IMG-20200305-WA0006.jpg
      IMG-20200305-WA0002.jpg
      IMG-20200305-WA00012.jpg
  5.  # 5

    Teto falso com lã de rocha

    As humidades tem que resolver por fora não é por dentro
  6.  # 6

    Colocado por: RicardoPortoTeto falso com lã de rocha

    As humidades tem que resolver por fora não é por dentro


    As humidades estao resolvidas, mas existe sempre o risco de no futuro voltarem.

    É qual seria a melhor maneira de segurar a mesma ao tecto?
  7.  # 7

    Varão roscado e perfis proprios para gesso cartonado
  8.  # 8

    Colocado por: JoelM

    Fixa uns perfis à laje (preferência de madeira) , mete lá de rocha entre eles e faz acabamento em pladur (muito mais simples e bonito que o lambrim). Aconselho também a colocar barreira para vapor do interior do isolamento.


    Estava indeciso se tentava cobrir o teto todo e segurar com os perfis de madeira, o que não ia ficar bem por a lá de rocha não ser rígida, ou como aconselhaste, mas perder alguma eficiência.

    O pladur está fora de questão, a casa é em pedra e tem tracos de rústica, além disso o meu pai é marceneiro por isso o lambrim para nós é fácil de executar. A nossa grande dúvida é se usavamos lambrim de Pinho de Flandres ou flutuante a imitar carvalho (que é a nossa preferência, mas temos medo e de não o conseguir fixar bem).

    É tu ao pelo que disseste seria barreira de vapor - lã de rocha - lambrim, ou lã de rocha - barreira de vapor - lambrim?
  9.  # 9

    Colocado por: jomi_1307O pladur está fora de questão, a casa é em pedra e tem tracos de rústica,

    ?? Mas as paredes que se vêem nas fotos são estucadas ou estanhadas e não há à vista qualquer pedra nem traço rústico.
    Esse sótão tem alguma janela? Vai apanhar luz natural de algum lado? É que se não tiver, o forro de madeira ou imitação ainda vai ajudar a "acastanhar" mais o ambiente.
    Além de que se tem tantas dúvidas relativas à fixação de isolamentos e do próprio lambrim que vocês são especialistas em fazer, não vejo que sentido faz excluir liminarmente a hipótese.
    Aí metia as ripas que o Joelm sugeriu, cruzava com perfil de tecto autoportante que lhe permitia fixar perfeitamente os revestimentos e isolamentos, acabava em pladur e pintava tudo a branco para tornar o ambiente mais airoso e aumentar a sensação de espaço.
    Mas gostos são gostos e cada um sabe dos seus.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  10.  # 10

    Placa isolamento e pvc a emitar madeira, branco ou outra cor...
  11.  # 11

    Colocado por: Kduvidas
    ?? Mas as paredes que se vêem nas fotos são estucadas ou estanhadas e não há à vista qualquer pedra nem traço rústico.
    Esse sótão tem alguma janela? Vai apanhar luz natural de algum lado? É que se não tiver, o forro de madeira ou imitação ainda vai ajudar a "acastanhar" mais o ambiente.
    Além de que se tem tantas dúvidas relativas à fixação de isolamentos e do próprio lambrim que vocês são especialistas em fazer, não vejo que sentido faz excluir liminarmente a hipótese.
    Aí metia as ripas que o Joelm sugeriu, cruzava com perfil de tecto autoportante que lhe permitia fixar perfeitamente os revestimentos e isolamentos, acabava em pladur e pintava tudo a branco para tornar o ambiente mais airoso e aumentar a sensação de espaço.
    Mas gostos são gostos e cada um sabe dos seus.


    Pedra por fora, dentro só tem na escadaria e nas janelas (que se consegue ver fechada numa das fotos), a única divisão que não tem janelas é a casa de banho.

    O afixamento do isolamento no caso da lã de rocha tenho duvidas, pois o lambrim não irá seguir a forma do telhado, nomeadamente na zona das janelas. Se estivermos a falar de roofmate não tenho qualquer tipo de problema em fazer o trabalho (prenderia com parafusos as vigotas), no caso de poliuretano projetado como é obvio teria de contratar alguém.

    Eu e o meu pai não temos problema nenhum em fixar o tradicional lambrim, como a segunda foto abaixo, apenas temos duvidas quanto a usar o flutuante (a minha duvida é se com cola prego ficaria bem colado porque usar tachas como no lambrim tradicional penso que não fica bem seguro) de forma a ficar igual ou semelhante a primeira foto. Como a cor escolhida é pinho mel claro ou carvalho natural o ambiente não irá ficar escuro.
      13-Forro-de-Madeira-ParquetSP.jpg
      lambri-de-madeira.jpg
  12.  # 12

    Pois... mas o amigo nunca irá conseguir fazer ali algo remotamente parecido com as fotografias que postou. São espaços, cortes e superficies vidradas completamente diferentes.
    Basta que equacione sequer fazer o forro do tecto em flutuante como diz no início, para deitar logo tudo a perder. A menos que seja algo especial que eu não esteja a vêr o que é...?
    E quanto ao forro de isolamento esqueça. O melhor que tem a fazer é meter ali lã mineral e quanto mais espessa melhor. Em que zona do país é a casa?
  13.  # 13

    Jomi.. simplifique homem.
    E não use material artificial, se sabem usar madeira para que utilizar outros!?
    Pelas fotos, mesmo na zona com pé direito mais alto, podeira ficar muito mais engraçado ter os tectos a acompanhar a inclinação da cobertura...
    As soluções já lhe disseram.
    O isolamento termico:
    nos tecto, la mineral em rolo com minimo de 80mm, com papel kraft voltado para o lado do lambril.
    nas paredes, faz o mesmo, eventualmente reduzir para 60mm, utilize sempre suportes/subestruturas em madeira, para prevenir alguma ponte termica. Essa madeira pode e deve ser em madeira tratada em autoclave, por exemplo.
    Concordam com este comentário: Anonimo1710
  14.  # 14

    Só uma pergunta, será vai conseguir viver ai dentro descansado sem ter a preocupação de marrar a toda a hora no tecto?
  15.  # 15

    Equacione janelas tipo Velux. Vai-lhe saber muito bem a luz natural e o arejamento quando quiser. Por muito boa que seja a luz artificial, nunca é a mesma coisa.
  16.  # 16

    Ontem estava um pouco ensonado e não desenvolvi, mas o Daniel tocou agora num ponto que me causou estranheza pelo tema das janelas/aberturas para o exterior. Qual é o pé direito útil...?
    Vamos lá a vêr se acerto. Este telhado deve ser de 2 águas com 4 trapeiras. A soleira das janelas deve estar a 1,25-1,30 do chão, que deve ser +- a altura daquela parede que tem a árvore de Natal. Ou seja na parte mais baixa de cada água deve ter 1,30 de pé direito e no vértice deve ter algo entre os 3-3,5.
    Além disso parece haver uma parede longitudinal descentrada do vértice a todo o comprimento.
    E se o Jomi diz que nisto tudo tem 100 mt de área disponível, até dava para fazer uma coisa engraçada. Mas para isso é preciso que ele confirme estas suposições e medidas. Além de que seria bem vindo um desenho com as medidas úteis, a localização do vão de escada e das paredes divisórias já construídas.
    Aguardemos,
    Concordam com este comentário: jomi_1307
  17.  # 17

    Tal como o kduvidas refere a descrição é as medidas estão corretas. As fotos foram tiradas pelo meu irmão, pelo que não mostram bem o espaço. Na parte mais alta tem cerca de 3 metros, talvez um pouco mais, e a parte mais baixa 1.50 metros no mínimo.

    Colocado por: Pedro BarradasJomi.. simplifique homem.
    E não use material artificial, se sabem usar madeira para que utilizar outros!?
    Concordam com este comentário:JoelM


    A questão é mais estética do que técnica, o lambrim para nós seria extremamente fácil de instalar, a outra solução visualmente achamos que ficaria mais bonito temos é receio quanto a instalação. Em caso de dúvida seria o lambrim em madeira.



    Colocado por: ClioIIEquacione janelas tipo Velux. Vai-lhe saber muito bem a luz natural e o arejamento quando quiser. Por muito boa que seja a luz artificial, nunca é a mesma coisa.


    Já tem janelas tradicionais, o único local sem as mesmas é na casa de banho, mas não queremos mais um elemento no telhado para entrar humidade (algo que ali não falta) mas sera colocada uma ventoinha extratora com o tubo a sair debaixo das telhas.
  18.  # 18

    Colocado por: KduvidasAlém de que seria bem vindo um desenho com as medidas úteis, a localização do vão de escada e das paredes divisórias já construídas.

    Jomi, se quer ajuda e opiniões, aconselho-o a inserir dados para os foristas poderem idealizar o que aí tem além do que se vê nas fotos.
    Acho que está demasiado focado no isolamento do telhado (as fotos demonstram isso) e está a desprezar eventuais contributos para o restante (paredes, piso, divisórias, aproveitamento do espaço, etc...).
    Só a título de exemplo. De pouco lhe vale isolar a placa do telhado, se as paredes a toda a volta e o piso, tiverem falhas a esse nível. As próprias trapeiras que certamente não terão isolamento exterior, se não forem devidamente acauteladas, são pontos de permuta frio/calor que lhe vão sugar todo o ganho que conseguir ao isolar o telhado.
    De pouco lhe valerá ter um teto forrado a madeira todo catita e depois não conseguir gozar aquilo com o conforto merecido.
    Acho que me fiz entender, mas o amigo é que sabe o que pretende.
  19.  # 19

    É isto o espaço?
      xxx.jpg
  20.  # 20

    Colocado por: JoelM

    Trate da humidade primeiro se não daqui a uns meses está cá de novo a dizer que o material novo que colocou está cheio de bolores!


    A humidade está tratada. Mas estamos a planear algumas mudanças para diminuir o risco. Não não preciso de aumentar os riscos já existente, que com uma janela dessas na casa de banho iria acontecer
 
0.0191 seg. NEW